A urbanização afeta o funcionamento do ciclo hidrológico, pois interfere no rearranjo dos armazenamentos e na trajetória das águas.
CHRISTOFOLETTI, A. Aplicabilidade do Conhecimento Geomorfológico nos Projetos de
Planejamento. In: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. (Org.). Geomorfologia: uma
atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.
Os efeitos da urbanização sobre os corpos hídricos apresentados no texto resultam em
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Scandinavian Countries Enjoy the Most Successful Welfare Systems in Europe Researchers of the Kiel Institute for the World Economy (IfW) have scrutinized the performance of different welfare systems in Europe. They wanted to work out how to realize a more even income distribution and more even living standards without overburdening social systems or impeding economic growth. In doing so they have differentiated social systems of the Northern, Continental and Southern European type on the one hand and the Anglophone type on the other hand. Representatively, they analyzed social systems in Sweden, Germany, France, and Italy as well as in Great Britain. They concluded that Sweden best masters how to balance solid economic growth, high employment and a just distribution of income. “Especially with respect to women Sweden has achieved a high employment rate. This broadens the tax base, helps to maintain solid state budgets and allows to fully take advantage of the countries resources,” explains IfW researcher Christiane Krieger-Boden. By Christiane Krieger-Boden. Institut für Weltwirtschaft Available at: <https://www.ifw-kiel.de/media/press-releases/2015/scandinavian-countries-enjoy-the-most-successful-welfare-systems-in-europe> Accessed on: oct. 30, 2015. (Extract)
Enunciado:
Point out what benefits the best income distribution and the highest living standards brought to Sweden according to the text.
- Matemática | 10. Estatística
Uma equipe de especialistas de centro meteorológico de uma cidade mediu a temperatura do ambiente, sempre no mesmo horário, durante 15 dias intercalados, a partir do primeiro dia de um mês. Esse tipo de procedimento é frequente, uma vez que os dados coletados servem de referência para estudos e verificação de tendências climáticas ao longo dos meses e anos.
As medições ocorridas nesse período estão indicadas no quadro:
Dia do mês
Temperatura (em oC)
1
15,5
3
14
5
13,5
7
18
9
19,5
11
20
13
13,5
15
13,5
17
18
19
20
21
18,5
23
13,5
25
21,5
27
20
29
16
Em relação à temperatura, os valores da média, mediana e moda são, respectivamente, iguais a:
- Espanhol - Fundamental | 3. Gramática
Lee el poema de Mario Benedetti y contesta.
¿Qué les queda a los_________?
¿Qué les queda por probar a los________
en este mundo de paciencia y asco?
¿sólo grafitti? ¿rock? ¿escepticismo?
también les queda no decir amén
no dejar que les maten el amor
recuperar el habla y la utopía
ser jóvenes sin prisa y con memoria
situarse en una historia que es la suya
no convertirse en viejos prematuros
¿qué les queda por probar a los________
en este mundo de rutina y ruina?
¿cocaína? ¿cerveza? ¿barras bravas?
les queda respirar/abrir los ojos
descubrir las raíces del horror
inventar paz así sea a ponchazos
entenderse con la naturaleza
y con la lluvia y los relámpagos
y con el sentimiento y con la muerte
esa loca de atar y desatar
¿qué les queda por probar a los__________
en este mundo de consumo y humo?
¿vértigo? ¿asaltos? ¿discotecas?
también les queda discutir con dios
tanto si existe como si no existe
tender manos que ayudan/abrir puertas
entre el corazón propio y el ajeno/
sobre todo les queda hacer futuro
a pesar de los ruines de pasado
y los sabios granujas del presente.
Disponible en: http://www.poemas-del-alma.com/mario-benedetti-que-les-queda-a-los-jovenes.htm. Acceso el 10 de agosto de 2011. Adaptado.
Marca la alternativa que presenta la correspondencia correcta.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Em 1990, foi criado o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente); um conjunto de leis que garante os direitos fundamentais das crianças e dos adolescentes, assim como:
- Ser criado e educado por uma família;
- Receber educação;
- Ser preparado para o trabalho;
- Igualdade;
Explique: o que significa o direito de “ igualdade”?
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UEFS) O esquema ilustra as etapas da divisão celular por meiose em organismos de padrão eucarionte.
A partir da compreensão dessas etapas e da importância desse mecanismo de divisão para a diversificação da vida, é correto afirmar: