"Enquanto houver um só assassino pelas ruas, nossos filhos viverão para condená-lo por nossas bocas.”
Hebe de Bonafini, líder das Mães da Praça de Maio, apud SOSNOWLKI, A. O Estado de São Paulo, 27 maio 2000.
O movimento das Mães da Praça de Maio foi criado na Argentina durante o período da Ditadura Militar (1976-1983). A declaração resume o objetivo do movimento, demonstrando que sua causa foi
Questões relacionadas
- Química | 3.7 Polímeros
(UEFS) Os materiais produzidos pela indústria química são utilizados na fabricação de medicamentos, produtos de limpeza, cosméticos, fertilizantes e polímeros, dentre outros. Atualmente, medidas estão sendo adotadas para melhorar a eficiência de processos produtivos com a redução no consumo de energia, a utilização de recursos renováveis e um menor descarte de resíduos.
Considerando-se as informações do texto, associadas aos conhecimentos da Química, é correto destacar:
- Química | 3.8 Bioquímica
Os fabricantes de bebidas só podem chamar de suco de frutas os produtos que tiverem cerca de 50% de polpa, a parte comestível da fruta. Já o néctar de frutas, que tem adição de açúcar, possui entre 20% e 30% de polpa de frutas. O número de calorias dessas bebidas é equivalente, o que muda são a quantidade e a qualidade do açúcar.
Revista Super. Disponível em: http://super.abril.com.br. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado).
A qualidade e a quantidade de açúcares presentes nessas bebidas, de uma mesma fruta, diferem, pois
- Geografia | 6. Econômica
As diferenças observadas entre a fábrica fordista e a fábrica pós-fordista são explicadas, principalmente, pela introdução da estratégia de organização produtiva denominada:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Se o dançarino já preparou toda a sensação antes, ele não está no vazio… já está acabado. Nesse momento (vazio), é o seu corpo que está dizendo algo, não é você. Quando o ator está nesse momento de desistir, é nesse momento que ele deve continuar, é nesse momento que chega algo para quem está assistindo. Não importa tanto a coreografia e todo esse trabalho. O mais importante é isso, o vazio, e como você continua com isso...
COLLA, A. C. Caminhante, não há caminhos, só rastros. São Paulo: Perspectiva, 2013.
O texto considera que um corpo vazio (de som, sentimento e pensamento) pode fazer qualquer coisa. Nessa concepção, a atuação do dançarino alcança o ápice de:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o fragmento de reportagem.
Maus-tratos e tortura
Em cerca de 20% (11) das unidades prisionais inspecionadas foram encontrados indícios de maus-tratos ou da prática de tortura contra detentos por agentes prisionais.
Entre eles estavam hematomas nos corpos de presos, denúncias verbais feitas pelos detentos e marcas de tiros de borracha encontradas dentro das celas. (...)
Segundo uma denúncia coletada pela equipe, em Alagoas, uma equipe especial da Polícia Militar teria entrado em uma penitenciária do Estado e obrigado um grupo de presos a ficar nu no pátio da unidade. Lá, eles teriam sido agredidos por cerca de três horas com chutes, choque, gás de pimenta, cães, balas de borracha – além de violência psicológica. (...)
A ouvidora Valdirene Daufemback disse à BBC Brasil que denúncias de maus-tratos chegam ao órgão a partir de todas as regiões – não apenas das unidades inspecionadas em 2012. (...)
"Há abuso de poder e muitos castigos desproporcionais. Já soubemos de presos que por terem levantado a cabeça – quando deveriam estar com ela abaixada – perderam o direito de receber visitas por 30 dias", disse.
Uma dessas denúncias foi recebida durante a visita à Penitenciária Doutor Romeu Gonçalves de Abrantes, na Paraíba. Dois detentos afirmaram ter sido punidos por cantarolar enquanto lavavam um banheiro – contrariando a proibição dada por um agente prisional.
KAWAGUTI, Luis. Ouvidoria constata degradação e abusos em prisões do Brasil. BBC Brasil. São Paulo, 14 maio 2013. Disponível em:< http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2013/05/130510_ouvidoria_prisoes_lk.shtml>. Acesso em: 25 jul 2013.
Responda.
A) Identifique o assunto da reportagem.
B) Estabeleça comparações entre o assunto da reportagem e o período da Ditadura Militar.
C) Avalie, do ponto de vista ético e humanitário, o conteúdo da reportagem.