(UEFS) Os materiais produzidos pela indústria química são utilizados na fabricação de medicamentos, produtos de limpeza, cosméticos, fertilizantes e polímeros, dentre outros. Atualmente, medidas estão sendo adotadas para melhorar a eficiência de processos produtivos com a redução no consumo de energia, a utilização de recursos renováveis e um menor descarte de resíduos.
Considerando-se as informações do texto, associadas aos conhecimentos da Química, é correto destacar:
Questões relacionadas
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
Tendo como referência as figuras de I a VI acima, que representam organelas e estruturas celulares, julgue o item a seguir.
Na estrutura representada na figura V, estão presentes moléculas de lipídios cujas porções hidrofóbicas estão voltadas para o centro da bicamada que compõe a membrana.
- História - Fundamental | 09. Do Primeiro Reinado às Regências
A respeito da independência do Brasil, pode-se afirmar que:
- Química | 1.7 Gases
(ITA) Considere um recipiente de 320 L Lao qual são adicionados gases ideais nas seguintes condições
I. Hélio: 30.000 cm³ a 760 cmHg e 27°C
II. Monóxido de carbono: 250L a 1.140 mmHg e -23°C
III. Monóxido de nitrogênio: 2 m³ a 0,273 atm e 0°C
Sabendo que a pressão total da mistura gasosa é de 4,5 atm assinale a opção que apresenta a pressão parcial do hélio na mistura gasosa.
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
Esta luminária com certeza cria lindos desenhos quando acesa, dando um toque bonito e original.Feitas inteiramente de material reciclado, esteticamente bonitas, modernas e práticas.
Criatividade e beleza são traços presentes no trabalho de Santiago Morahan, designer de Parana, Argentina.
Visite o blog http://disenocartonero.blogspot.com/ e conheça o seu trabalho.
Os trabalhos de design sustentável respeitam o meio ambiente e garantem um futuro com melhor qualidade de vida.
Reaproveitar, reciclar, reutilizar são palavras que despertam e aguçam as idéias, e confirmam que as possibilidades são inúmeras, basta um olhar diferente e consciente. A criatividade anda de mãos dadas com a liberdade de brincar, inovar, sair do lugar comum.
Esta peça de mobiliário, moderna, simples e resistente e de quebra, espaço para guardar muitas coisas Revisteiro, mas pode ter outras utilidades é só usar a imaginação.
Experimente reutilizar os papelões que tem em casa, criar é isto, não ter medo de experimentar, de errar, começar de novo, e principalmente compartilhar conhecimento, trocar idéias.
http://criareinventar.blogspot.com/2009/06/reciclagem_05.html
Converse com a turma sobre os vários tipos de materiais que podemos reutilizar, pergunte aos alunos se já repararam na quantidade de coisas que são jogadas no lixo na suas casas. Peça para observarem durante uma semana, fazerem um levantamento e todas as embalagens que são descartadas nos produtos que compramos.
Depois que a turma fizer o levantamento, abra uma roda de discussão para compartilharem as descobertas, pergunte a eles se com um pouco de criatividade muitos desses materiais não poderiam ser utilizados. Compartilhe com os alunos o texto acima, e mostre como o designer argentino Santiago Morahan aproveita papelões para fazer objetos bonitos e funcionais. Peça aos alunos que levem papelões, cola branca e tesoura para a aula e oriente-os a confeccionar um cachepô feito de papelão. Utilize a técnica do artista argentino de cortar o papelão em várias formas iguais e colá-las sobrepostas, isso dá firmeza na peça. Depois das peças prontas é interessante passar algumas mãos de cola mais rala, deixando secar entre uma e outra, para dar um efeito de verniz e maior durabilidade à peça.
Organize uma mostra das peças no espaço cultural da escola.
- Matemática | 4.2 Progressão Geométrica
Alguns modelos de rádios automotivos estão protegidos por um código de segurança. Para ativar o sistema de áudio, deve-se digitar o código secreto composto por quatro algarismos. No primeiro caso de erro na digitação, a pessoa deve esperar 60 segundos para digitar o código novamente. O tempo de espera duplica, em relação ao tempo de espera anterior, a cada digitação errada. Uma pessoa conseguiu ativar o rádio somente na quarta tentativa, sendo de 30 segundos o tempo gasto para digitação do código secreto a cada tentativa. Nos casos da digitação incorreta, ela iniciou a nova tentativa imediatamente após a liberação do sistema de espera.
O tempo total, em segundo, gasto por essa pessoa para ativar o rádio foi igual a