Marca a oração que dá a ideia de duração.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Projeto na Câmara de BH quer a vacinação gratuita de cães contra a leishmaniose
A doença é grave e vem causando preocupação na região metropolitana da capital mineira
Ela é uma doença grave, transmitida pela picada do mosquito-palha, e afeta tanto os seres humanos quanto os cachorros: a leishmaniose. Por ser um problema de saúde pública, a doença pode ganhar uma ação preventiva importante, caso um projeto de lei seja aprovado na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH). Diante do alto número de casos da doença na Grande BH, a Comissão de Saúde e Saneamento da CMBH aprovou a proposta de realização de campanhas públicas de vacinação gratuita de cães contra a leishmaniose, tema do PL 404/17, apreciado pelo colegiado em reunião ordinária, no dia 6 de dezembro.
Disponível em: https://revistaencontro.com.br. Acesso em: 11 dez. 2017.
Essa notícia, além de cumprir sua função informativa, assume o papel de
- Arte - Fundamental | 04.3. Arte em formas
MATERIAIS
- Papel Canson
- Tinta Guache – cores variadas
- Pincel fino
- Recipiente com água
- Papel toalha
- Xerox desenho flor
Disponível: https://kinderart.com/wp-content/uploads/lineflower.pdf
PROCEDIMENTOS
- O professor vai iniciar a aula mostrando para as crianças algumas obras de Tarsila do
Amaral e destacando a variedade de linhas que ela usava nas suas obras.
Disponível: Google imagens – Tarsila do Amaral.
-Apresentar também o artista Geoff Slater. Sua especialidade é “Line Painting” :
imagens que são pintadas usando uma linha contínua.
Disponível: http://www.geoffslater.com/
- Se inspirando nas obras acima, o professor vai sugerir para as crianças para fazerem
um trabalho utilizando uma linha contínua, igual Geoff Slater. Explique para as
crianças que se elas utilizarem mais de uma linha, não tem problema. Explique que
elas precisam usar a ponta do pincel e precisam ter a consistência certa de tinta para
puxar suas linhas de labirinto ao longo do papel.
- O professor vai entregar para cada criança a imagem da flor (xerocada).
Disponível: https://kinderart.com/wp-content/uploads/lineflower.pdf
- Instruir as crianças para começar a pintar a flor, começando pelo caule usando a tinta
verde.
- Fale com as crianças para continuar com o verde até chegar na área da pétala,
momento em que as crianças deverão mudar para a tinta laranja. Misture o verde e
laranja juntos na página para que haja uma boa transição entre as duas cores.
- Peça para as crianças para pintar as pétalas das flores, tomando cuidado para mover
seu pincel pelas áreas em um movimento para frente e para trás.
- Quando chegarem no centro da flor, transição de laranja para tinta amarela.
-Continue a trabalhar com amarelo até o centro da flor ter sido pintado. Em seguida,
misture sua tinta amarela com verde enquanto você faz a transição de volta para o
caule da flor
Pinte o caule e a folha com a tinta verde, até que a imagem esteja completa.
- O professor deverá auxiliar as crianças durante todo o processo
- Vai ser uma atividade muito interessante e legal!
Fonte: https://kinderart.com/art-lessons/painting/linepaintingflower/
CONHECENDO MAIS AS LINHAS E OS TRAÇOS
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Das fotos apresentadas, qual é o lugar que tem a brincadeira mais comum entre as crianças brasileiras?
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Sobre o escravo africano no Brasil podemos dizer que
- Química | 3.3 Funções Orgânicas
(IFBA) Observe as substâncias e as funções orgânicas a seguir:
I. Ácido carboxílico
II. Aldeído
III. Álcool
IV. Amina
V. Éter
A relação correta entre elas está representada na sequência