(Interbits 2012) É muito comum observarmos pessoas que vão ao médico para procurar a cura de uma doença, mas que também seguem certas prescrições mágico-religiosas ou algum tipo de medicina tradicional que não possui qualquer comprovação científica. Do ponto de vista sociológico, este tipo de ambivalência corresponde a:
Questões relacionadas
- Geografia - Fundamental | 06. Sociedade e Meio Ambiente
Carla, Mary e Karen são amigas e estão preparando uma lista de bens que elas consideram necessários para a sua sobrevivência.
Observe o que cada uma delas escreveu.
Disponível em: http://ivanerix.zip.net/. Acesso em 01/05/2011.
A) Faça um círculo em torno da garota que escreveu apenas os bens necessários à nossa sobrevivência.
B) Justifique a sua escolha.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Escribe en letras el número del asiento.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.09 Aposto e Vocativo
Texto base: Leia a carta a seguir para responder a questão. Goiânia, 03 de março de 2008.
Ao diretor
Joaquim Silva Prezado Senhor:
Confirmamos ter recebido uma reivindicação de depósito no valor de três mil reais, referente ao mês de fevereiro. Informamo-lhe que o referido valor foi depositado no dia 1º de março, na agência 0003, conta corrente 3225, Banco dos empresários. Por favor, pedimos que o Sr. verifique o extrato e nos comunique o pagamento. Pedimos escusas por não termos feito o depósito anteriormente, mas não tínhamos ainda a nova conta bancária. Nada mais havendo, reafirmamos os nossos protestos de elevada estima e consideração.
Atenciosamente, Amélia Sousa
Gerente comercial Disponível em: http://www.brasilescola.com/redacao/carta-comercial.htm. Acesso em 17 jan. 2012.(Adaptado)
Enunciado:
Analise o vocativo da carta.
Prezado Senhor:
No vocativo, em vez de dois-pontos, poderíamos empregar também
- Arte - Fundamental | 04.1. Obras
Enunciado:
Iluminura ou miniatura
O termo "iluminura" é geralmente empregado para designar todo o conjunto pictórico de caráter decorativo ou ilustrativo que acompanhava os textos dos códices e dos livros manuscritos do período medieval. Mais recentemente, a aplicação do termo tem vindo a ser gradualmente alargada, tanto ao nível cronológico como geográfico, de forma a englobar manifestações artísticas muito mais variadas originárias do Egipto e que conheceram vasta expansão e divulgação no mundo muçulmano e hindu.
Sinônimo de "iluminura", a palavra "miniatura" deriva dos termos latinos miniator ou minium, que designavam o pigmento vermelho geralmente utilizados para as grandes letras iniciais dos textos.
Durante a Idade Média empregavam-se, para execução destas pinturas, pigmentos formados por terras (como os ocres, os amarelos e castanhos), pigmentos de origem metálica (o azul e o verde) e pigmentos retirados de vegetais ou de outros elementos orgânicos. Estes pigmentos transformavam-se em tinta a partir de uma mistura com um aglutinante à base de ovo, pelo que as suas características técnicas e possibilidades expressivas se aproximavam da têmpera. Era também frequente o emprego da prata e do ouro que, para tal, eram transformados em folhas finas. O suporte destas imagens era invariavelmente o pergaminho, obtido a partir de pele de anho.
Os mais antigos testemunhos de iluminura remontam ao Egito Antigo. Nesta civilização realizavam-se ilustrações em rolos de papiro, acompanhando textos hieroglíficos, como os "Livros dos Mortos", executados para personagens importantes da sociedade (soberanos, aristocratas, sacerdotes, etc.).
A tradição da ilustração manteve-se durante o período helenístico (após a queda do império egípcio) num dos centros culturais mais ativos do mundo mediterrânico, a Biblioteca de Alexandria.
Durante os primeiros tempos do cristianismo foram realizados muitos livros iluminados, mas poucos exemplares sobreviveram até hoje, à exceção de algumas bíblias do século VI.
Mais tarde, entre os séculos VII e IX, esta forma artística teve grande desenvolvimento nos isolados mosteiros irlandeses e ingleses que, posteriormente, a transmitiriam ao resto da Europa. Data deste período o famoso códice "Book of Kells".
A partir do século X acentuou-se a tentativa de integração dos textos com as imagens, através da adoção de esquemas compositivos muito diversificados. Para além das imagens figurativas de sentido narrativo, era frequente o uso de elementos ornamentais, em forma de molduras ou de frisos, de caráter abstrato-geométrico ou vegetalista, que articulavam as ilustrações com o texto, como se pode observar no códice "Apocalipse de Lorvão", realizado em Portugal durante o período românico.
Na época gótica, a produção de iluminuras expandiu-se bastante, abandonando o ambiente restrito dos scriptorium dos mosteiros, para se desenvolver, em algumas cidades importantes como Paris, numa profissão autônoma que se organizava em guildas ou corporações.
Os livros manuscritos, de caráter religioso ou profano, então realizados respondiam a solicitações de famílias ricas, da nobreza ou dos próprios reis. De entre estes destaca-se o livro Les Trés Riches Heures du Duc de Berry, produzido entre 1413 e 1416 pelos irmãos Jean e Paul Limbourg.
A produção de manuscritos iluminados entrou em declínio após a invenção da imprensa em meados do século XV, persistindo em pequena escala, fruto de encomendas de alguns mecenas iluminados. As obras produzidas nestas altura, geralmente em Itália e na Flandres, reportavam-se ao estilo renascentista, então com forte implantação nestes países.
http://www.infopedia.pt/$iluminura-ou-miniatura
Compartilhe com a turma o texto acima, sobre a iluminura e incentive os alunos a pesquisarem imagens representativas do tema. Abra um espaço para compartilharem esse material coletado e observarem as imagens, a técnica, a distribuição dos elementos na composição, a simetria, as cores, etc.
Depois proponha a realização de um trabalho de confecção de um retrato em forma de iluminura. Peça que levem para a sala como suporte, uma folha de papel de presente tipo couché dourado. A folha pode ser cortada no tamanho A4. Peça aos alunos que façam um retrato sobre o papel cortado, utilizando tinta guache vermelha e azul, mas oriente-os a predominar o vermelho.
Depois dos trabalhos prontos monte com os alunos um varal na sala de aula.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Considerando os princípios democráticos e o direito à livre participação política dos cidadãos brasileiros, avalie as manifestações populares mencionadas na reportagem.