Considerando os princípios democráticos e o direito à livre participação política dos cidadãos brasileiros, avalie as manifestações populares mencionadas na reportagem.
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise a figura a seguir que representa um esquema de uma sala de cinema, com o piso horizontal.
Calcule a medida aproximada do segmento de reta AT para que uma espectadora, sentada a 15 metros da tela, com os olhos 1,2 metros acima do piso, veja o ponto mais alto da tela, que é T, a 30° com a horizontal.
Considere: 1,7
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
O uso intenso das águas subterrâneas sem planejamento tem causado sérios prejuízos à sociedade, ao usuário e ao meio ambiente. Em várias partes do mundo, percebe-se que a exploração de forma incorreta tem levado a perdas do próprio aquífero.
TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 2009 (adaptado).
No texto, apontam-se dificuldades associadas ao uso de um importante recurso natural. Um problema derivado de sua utilização e uma respectiva causa para sua ocorrência são:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Analise a charge a seguir:
Fonte: SCHMIDT, Mário. História Crítica, 8ª série. São Paulo: Editora Atual, 2000, p. 119
A charge satiriza um dos fatores que permitiram explicar a Crise de 1929 que abalou os Estados Unidos e, posteriormente, todo mundo capitalista. A alternativa que explica CORRETAMENTE a sátira feita é:
- Física | F. Circuitos Elétricos
(ESC.NAVAL) Observe a figura a seguir.
Até o instante da abertura da chave CH, o circuito representado na figura acima se encontrava em regime permanente. Desde o instante da abertura da chave até a lâmpada se apagar completamente, observa-se que a energia armazenada no capacitor de capacitância 2,0 F, sofre uma variação de 0,25 J. Considerando a lâmpada como uma resistência R, qual é o valor de R, em ohms? - Filosofia | 1. Introdução à Filosofia
Quando Édipo nasceu, seus pais, Laio e Jocasta, os reis de Tebas, foram informados de uma profecia na qual o filho mataria o pai e se casaria com a mãe. Para evitá-la, ordenaram a um criado que matasse o menino. Porém, penalizado com a sorte de Édipo, ele o entregou a um casal de camponeses que morava longe de Tebas para que o criasse. Édipo soube da profecia quando se tornou adulto. Saiu então da casa de seus pais para evitar a tragédia. Eis que, perambulado pelos caminhos da Grécia, encontrou-se com Laio e seu séquito, que, insolentemente, ordenou que saísse da estrada. Édipo reagiu e matou todos os integrantes do grupo, sem saber que entre eles estava seu verdadeiro pai. Continuou a viagem até chegar a Tebas, dominada por uma Esfinge. Ele decifrou o enigma da Esfinge, tornou-se rei de Tebas e casou-se com a rainha, Jocasta, a mãe que desconhecia.
Disponível em: http://www.cultura.brasil.org. Acesso em: 28 ago. 2010 (adaptado).
No mito Édipo Rei, são dignos de destaque os temas do destino e do determinismo. Ambos são características do mito grego e abordam a relação entre liberdade humana e providência divina. A expressão filosófica que toma como pressuposta a tese do determinismo é: