(Unesp 2021) A classificação das raças em “superiores” e “inferiores”, recorrente desde o século XVII, ganha uma falsa legitimidade baseada no mito iluminista do saber científico, coincidindo com a necessária justificativa de que a dominação e a exploração da África, mais do que “naturais” e inevitáveis, eram “necessárias” para desenvolver os “selvagens” africanos, de acordo com as normas e os valores da civilização ocidental.
As teorias raciais utilizadas durante o processo de colonização da África no século XIX eram
Questões relacionadas
- Química | 2.3 Termoquímica
A metabolização da glicose, C6H12O6 (massa molar igual a 180g/mol) duran CaCO3 fornece energia para o organismo se manter vivo e pode ser representada resumidamente pela sua equação química de combustão. Uma baixa de glicose sanguínea caracteriza um quadro denominado de hipoglicemia, e nessa situação 60% da glicose ingerida é imediatamente disponibilizada preferencialmente para o tecido cerebral, para que o organismo não entre em quadro de desmaio.
C6H12O6(s) + 6 O2(g) → 6 CO2(g) + 6 H2O(l)
No quadro a seguir, são informadas reações químicas e seus respectivos calores de formação a 25°C e 1 atm.
Reações químicas
DHf° (kJ/mol)
C(s, grafite) + O2(g) → CO2(g)
-394
H2(g) + 1/2 O2(g) → H2O(l)
-286
6 C(s) + 6 H2(g) + 3 O2(g) → C6H12O6(s)
-1.260
Uma pessoa que em situação de hipoglicemia ingeriu 350 mL de um suco que possuía uma concentração de glicose igual a 0,1 g/mL, disponibilizou para o tecido cerebral, para evitar o desmaio, uma quantidade de energia próximo de
- Arte - Fundamental | 04. Artes visuais
MATERIAIS
- Fotos impressas de vários tipos de pássaros
- Tinta aquarela
- Pincel
- Recipiente com água
- Papel toalha
- Lápis de cor
- Caneta para retro - projetor preta ou canetinha preta
- Tinta guache branca
PROCEDIMENTOS
- O professor vai mostrar para as crianças algumas fotos de pássaros. Deixar as crianças
manusearem as fotos a vontade, e enquanto isso o professor vai falando para eles
observarem as várias de cores que possuem.
- O professor vai propor para a turma o desenho de um pássaro que vai ser colorido utilizando
as cores quentes e frias (já estudadas anteriormente).
- O professor poderá auxiliar as crianças neste desenho, fazendo junto com a turma, o
desenho, no quadro .
- Distribua o papel para as crianças e peça para elas trabalharem com a folha na posição
horizontal.
- Oriente as crianças a acompanhar o desenho feito pelo professor , no quadro.
- Comece a desenhar o pássaro no meio do papel. Comece com um grande sorriso (meio
círculo). Não o faça muito pequeno, faça pelo menos um tamanho de uma mão, mas não
muito grande para ter algum espaço para os galhos ao redor.
- Adicione um bico de um lado desenhando um ângulo ou um sinal menor
- Adicione a parte superior da cabeça desenhando um semicírculo menor como um arco-íris
- Faça uma linha diagonal no lado oposto para começar uma cauda
- Adicione outro lado da cauda e, em seguida, continue suavemente até a parte de trás e conecte-o com a cabeça
- Comece a desenhar a asa com uma forma em C abaixo da cabeça
- Continue a desenhar uma parte inferior da asa por uma linha diagonal
- Faça uma linha ondulada ou "saltadora" para as penas na borda de uma asa
- Adicione as pernas
- Adicione um olho, termine um bico, faça uma linha separando as manchas de cor da ave (meu pássaro tem cabeça + barriga de uma cor e volta + asa + cauda de cor diferente)
- Desenhe ramos ou um ninho (ou uma casa de passarinho)
- O professor deverá auxiliar as crianças no desenho, todas as vezes que achar necessário.
- Explique para as crianças que depois dos desenhos prontos, elas irão colorir o desenho,
usando somente as cores quentes e frias. Pode usar todas estas cores misturadas, no
desenho. Se for preciso, relembre a turma quais são as cores quentes e frias.
- Peça para começarem a pintar o fundo com uma cor mais clara. (basta adicionar um pouco
de água à tinta para que fique parcialmente transparente para ver as linhas de galhos e
pernas. Fale com as crianças para cobrir o fundo todo do desenho. Espere secar.
- O restante do trabalho vai ser colorido com lápis de cor.
- Verifique se a cor está contrastando com o pássaro (exemplo: pássaro amarelo + fundo azul
será um contraste bom, pássaro azul + fundo azul não é contraste).
- Colore os galhos e as pernas das aves.
-Oriente as crianças para colorir o pássaro começando com as cores mais claras. Depois, peça
as crianças para usar toda a sua criatividade e colorir o pássaro usando as cores quentes e
frias, fazendo um colorido bem alegre. Quando a ave estiver toda colorida, use um marcador
preto para fazer as pernas e contornar as asas e a cauda. Desenhe também os ramos com
marcador preto (ou lápis marrom). Use a tinta branca para adicionar penas e um
olho. Pinte as flores .
- Use cores bem alegres. Intercale cores quentes e frias para o acabamento no desenho.
- Faça uma exposição dos trabalhos na escola.
- Vai ser uma atividade muito legal e alegre!
Fonte: http://creativemoon.co/?p=442
CORES QUENTES E CORES FRIAS
- Geografia - Fundamental | 05. A formação inicial do povo e da cultura brasileira
Texto base:
Enunciado:
- Circule, na música, as seguintes palavras geográficas que ela contém:
Terra – congado - coqueiro que dá coco – lua – terra de samba – trigueiro.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
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b) Además de reparar los aparatos ¿cuál es la otra misión del anunciante?
- Física | 4.2 Reflexão da Luz
Um pesquisador mergulha uma lâmina bimetálica de latão e ferro de 5 cm de comprimento, 0,3 mm de espessura e perfeitamente plana a 20ºC em um fluido para estimar a sua temperatura. Um feixe de laser incide sobre a extremidade superior da lâmina, como mostra a figura abaixo. A extremidade inferior é mantida fixa e sempre vertical. A lâmina bimetálica encontra-se à distancia d = 20,0 cm de uma das paredes do recipiente, atravessada pelo feixe no ponto P1. O laser reflete na extremidade da lâmina bimetálica e volta a incidir sobre a mesma parede no ponto P2, distante L = 11,4 cm do ponto P1. As laminas superpostas tem a mesma espessura, o coeficiente de dilatação linear do latão ´e igual a α1 = 18 × 10−6K−1 e do ferro igual a α2 = 2 × 10−6K−1 .
Assinale a alternativa que apresenta o intervalo contendo a melhor estimativa da temperatura do fluido.