Disponível em https://gauchazh.clicrbs.com.br/cultura-e-lazer/noticia/2014/12/Obra-de-Guimaraes-Rosa-Grande-Sertao-Veredas-ganha-versao-em-HQ-4664598.html
O romance Grande Sertão Veredas, de João Guimarâes Rosa, aborda as aventuras, um suposto pacto demoníaco e mistérios da vida e do amor do seu protagonista Riobaldo, narrador que dispõe os fatos no fluxo de consciência. Infere-se da leitura atenta da hq queQuestões relacionadas
- Biologia | 10.4 Artrópodes e Equinodermos
Moscas, besouros e formigas formam CSI animal
Ao chegar a uma cena de crime, os peritos não se dirigem apenas ao cadáver – observam também insetos presentes. “Eles ajudam a elucidar questões relacionadas à morte violenta, maus-tratos e sequestros”, explica a perita Janyra da Costa. A prática ainda não é comum no Brasil, mas já virou regra nos EUA e na Europa. A formiga revela que a vítima sofreu maus-tratos antes da morte – pois sua presença indica más condições de higiene no local. É bastante útil em investigações de sequestro, pois costuma estar presente em lugares confinados ou buracos onde insetos maiores não conseguem circular. As moscas são úteis nos casos em que o corpo já está em estágio avançado de decomposição. Os peritos capturam a mosca no local do crime, e analisam o sistema digestivo dela. A presença de certos elementos, como chumbo ou esperma, indica que a vítima foi baleada ou sofreu violência sexual. Quando a polícia invade um cativeiro, procura por mosquitos que se alimentam de sangue humano e por isso podem conter urna amostra do DNA do sequestrador. Estes também são usados quando há suspeita envolvendo drogas, pois revelam se a vítima consumiu cocaína, heroína ou anfetamina (Super Interessante, abril/2011).
Sobre a classe insecta assinale a alternativa correta.
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
(FUVEST 2016 1° FASE) Para obter o efeito de humor presente no cartum, o autor se vale, entre outros, do seguinte recurso:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Cinco marcas de pão integral apresentam as seguintes concentrações de fibras (massa de fibra por massa de pão):
- Marca A: 2 g de fibras a cada 50 g de pão;
- Marca B: 5 g de fibras a cada 40 g de pão;
- Marca C: 5 g de fibras a cada 100 g de pão;
- Marca D: 6 g de fibras a cada 90 g de pão;
- Marca E: 7 g de fibras a cada 70 g de pão.
Recomenda-se a ingestão do pão que possui a maior concentração de fibras.
Disponível em: www.blog.saude.gov.br. Acesso em: 25 fev. 2013.
A marca a ser escolhida é:
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
RELEITURA DAS OBRAS DE AMILCAR DE CASTRO
MATERIAL
- Cola
- Fotos impressas das obras do artista
- Tesoura
- Bandejas de isopor
- Tinta guache nas cores, preto, vermelho, amarela e azul
- Jornal ( para forrar a mesa)
- Pincel
PROCEDIMENTOS
- Falar um pouco sobre o artista Amilcar de Castro.
- Bibliografia: Mineiro, Amílcar Augusto Pereira de Castro (1920-2002) foi gravador, desenhista, diagramador e professor. Mas foi graças à escultura concreta que fez seu nome. Em Belo Horizonte estudou na Faculdade de Direito da UFMG (...)
- Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/amilcar-de-castro-expoente-da-escultura-concreta.htm?cmpid=copiaecola
- Mostrar fotos das suas obras
- s/ título, 1985, aço, 110 x 250 x 250 cm, Coleção MAC/USP... –
- Veja mais em https://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/amilcar-de-castro-expoente-da-escultura-concreta.htm?cmpid=copiaecola
- https://www.escritoriodearte.com/artista/amilcar-de-castro/
- Deixar as crianças manusearem as fotos, observando os traços, as cores, as formas, e os materiais utilizados pelo artista
- Falar sobre o tamanho das esculturas, cores, formas e linhas utilizadas pelo artista
- A criança deverá escolher a foto que mais gostou.
- Forrar a mesa com jornal
- Distribuir 02 bandejinhas de isopor para cada criança
- A criança deverá colar a foto em uma das bandejas de isopor
- Na outra bandeja, ela deverá molhar o pincel na tinta guache e desenhar na bandeja de isopor, reproduzindo a obra que foi colada na primeira bandeja
- Para exposição em sala de aula, o professor deverá fazer um móbile com as bandejas de isopor, intercalando a bandeja com foto colada, com a bandeja pintada pelas crianças
- OBS: as bandejas poderão ser coladas com fita na parte de trás.
- Pendurar os móbiles na sala de aula e deixar que as crianças notem a semelhança dos trabalhos do autor com os que elas pintaram. Com isso, mostrar para as crianças que este tipo de trabalho não é um trabalho livre, de criação e sim de releitura de uma obra de Arte.
RELEITURA DAS OBRAS DE AMILCAR DE CASTRO
- Biologia | 15.3 Evidências Evolutivas
Uma das grandes discussões da evolução dos seres vivos é sobre a origem da espécie humana, uma vez que a ciência demonstra que os humanos apresentam parentesco próximo com chimpanzés, gorilas e orangotangos. As investigações mais recentes sobre a evolução humana analisaram fragmentos de ossos de animais e de rochas para concluir que esses nossos ancestrais já se encontravam no norte da África há milhares de anos. A denominação da classificação da família à qual pertencem essas espécies é