Nasce o Sol, e não dura mais que um dia,
Depois da luz se segue a noite escura,
Em tristes sombras morre a formosura,
Em contínuas tristezas a alegria.
Gregório de Matos Guerra
Assinale a alternativa que contém uma característica da comunicação poética, típica do estilo Barroco, existente no quarteto acima.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
a) Cite uma mudança que a Constituição Brasileira trouxe para os povos indígenas no Brasil.
b) Cite uma mudança que os indígenas brasileiros ainda esperam que aconteça em nosso país com relação à sua cultura e aos seus povos.
- História | 3.4 Ditadura Militar
(UFSM) Irarrazabal chama-se a rua por onde caminhávamos em setembro. Foi ali, pela primeira vez, que vimos passar um caminhão cheio de cadáveres. Era uma tarde de setembro de 1973, em Santiago do Chile, a apenas alguns minutos antes do toque de recolher. Caminhávamos rumo à Embaixada da Argentina e nossas chances eram estas: ou saltávamos para dentro dos jardins da Embaixada e ganhávamos asilo político, ou ficávamos na rua, em pleno toque de recolher. Se ficássemos na rua, certamente seríamos presos e teríamos, pelo menos, algumas noites de tortura.
Fonte: GABEIRA, Fernando. O que é isso, companheiro? SP: Cia. das Letras, 2009. p. 10-11. (adaptado)
O texto acima refere-se
I. à situação dos militantes de esquerda nos países do Cone Sul, nos anos 1960 e 70: a prisão, a tortura e a morte realizadas pelos órgãos de segurança dos regimes militares.
II. ao modo como os golpes militares se processavam, com eliminação física da oposição política e militar, muitas vezes com uso sistemático da tortura.
III. ao contexto político que acompanhou a derrota dos governos nacional-desenvolvimentistas ou socialistas e à implantação de um modelo que privilegiava a internacionalização econômica.
IV. à dura reação do bloco conservador latino-americano frente ao avanços das organizações de esquerda que pleiteavam a reforma socioeconômica ou, algumas vezes, o socialismo.
Está(ão) correta(s)
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Observe a reta numérica.
Enunciado:
- a) Assinale com um X os números que podem estar no intervalo colorido da reta.
27
290
135
264
307
738
401
398
450
b) Escreva dois números ímpares que podem estar no intervalo colorido da reta numérica. Eles devem ser diferentes dos números que você assinalou com um X na atividade anterior.
- Biologia | 12.6 Populações
(FUVEST 2011 1° FASE) Em 1910, cerca de 50 indivíduos de uma espécie de mamíferos foram introduzidos numa determinada região. O gráfico abaixo mostra quantos indivíduos dessa população foram registrados a cada ano, desde 1910 até 1950.
Esse gráfico mostra que,
- Matemática - Fundamental | 6.1 Porcentagem
Texto base: Uma loja anunciou liquidação de verão para renovar o estoque para o outono, oferecendo 35% de desconto em todos os produtos. Aos clientes que pagarem à vista, ainda é concedido outro desconto de 5% sobre o valor já descontado.
Enunciado:
A) Qual valor pago em uma peça que custa R$ 120,00 se o comprador usar o cartão de crédito?
B) Qual o valor do desconto recebido por um cliente que comprou uma peça de R$ 200,00 e pagou à vista?
C) Qual o preço de um produto cujo valor pago à vista foi de R$ 741,00?