O favor é o mecanismo através do qual se reproduz uma das grandes classes da sociedade, envolvendo também outra, a dos que têm. E, assim como o profissional dependia do favor para o exercício de sua profissão, o pequeno proprietário depende dele para a segurança de sua propriedade.
SCHWARZ, Roberto. As ideias fora do lugar. In: SCHWARZ, Roberto. Ao vencedor as batatas São Paulo: Duas Cidades, 1992.
O texto retrata uma prática política muito comum no cenário da Primeira República brasileira. Tal conduta está diretamente associada ao
Questões relacionadas
- Filosofia | 4.1 Renascimento, Humanismo e Revolução Científica
(UEL) Sócrates, Giordano Bruno e Galileu foram pensadores que defenderam a liberdade de pensamento frente às restrições impostas pela tradição. Na Apologia de Sócrates, a acusação contra o filósofo é assim enunciada: Sócrates [...] é culpado de corromper os moços e não acreditar nos deuses que a cidade admite, além de aceitar divindades novas (24b-c). Ao final do escrito de Platão, Sócrates diz aos juízes: Mas, está na hora de nos irmos: eu, para morrer; vós, para viver. A quem tocou a melhor parte, é o que nenhum de nós pode saber, exceto a divindade. (42a).
PLATÃO. Apologia de Sócrates. Trad. Carlos Alberto Nunes. Belém: EDUFPA, 2001. p. 122-23; 147.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a disputa entre filosofia e tradição presente na condenação de Sócrates, assinale a alternativa correta.
- Biologia
(IFSC) Os animais são comumente divididos em dois grupos: vertebrados e invertebrados. Os invertebrados representam cerca de 97% de todas as espécies de animais, no entanto costumam ser menos conhecidos do que os vertebrados. Sobre os animais vertebrados e invertebrados, é CORRETO afirmar que:
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UESB) Como em todos os animais, nossos gametas, diversamente de nossas células corporais, são haploides. Periodicamente, eles se encontram com seus equivalentes e restabelecem a duplicidade. Nas plantas e animais, o núcleo diploide, com dois conjuntos de cromossomos, divide-se muitas vezes, formando o embrião. O nome do restabelecimento da diploidia nos é conhecido: fecundação. O nome da reversão periódica ao estado haploide é mais técnico: meiose.
(MARGULIS; SAGAN, 2002, p. 71)
Pode ser considerada como uma das características universais presente na divisão celular por meiose:
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
A intensidade F da força de atração gravitacional que o Sol exerce sobre a Terra, medida na unidade Newtons (N), pode ser calculada por meio da fórmula
F = G · m · M d 2
sendo que as variáveis envolvidas valem, aproximadamente:
m = 6 x 10 24 kg (massa da Terra);
M = 2 x 10 30 kg (massa do Sol);
G = 6 x 10 -11 N x m 2/kg 2 (constante gravitacional universal);
d = 1,5 x 10 11 m (distância da Terra ao Sol).
A intensidade F dessa força, em Newtons, vale aproximadamente:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 7.5 Preposição
Texto base: CurriculoAvaliacao 3553
Leia um trecho das memórias de um adolescente e responda à questão. Amor inventado Numa tarde de verão, depois de um banho de piscina, olhando as verdes montanhas da cidade, no ar uma música romântica, inventei Rosa. Acho que foi invento mesmo. Ou talvez ela já existisse e andasse por aí, sem a gente perceber. Só sei que ela me fazia falta, muita falta. Eu já tenho quinze anos e nunca arrumei uma namorada. A turma de minha sala vive contando vantagens de namoradas e eu, sempre calado e com ar de sabichão, vivia dizendo que não gosto de falar de assunto particular. Mas, muitas vezes, me traía e falava mentiras, falava de uma namorada de longe e até inventava uma cidade. Como não tenho memória e não sei mentir, quando me perguntavam de novo, talvez pra me testar, eu dizia outra cidade. Já tinha me esquecido da anterior e era um desastre. Aí um cara me falava: "Mas você não disse que ela era de Varginha?" Aí eu me mordia de raiva, enrolava tudo e não dava pra enganar. Tava na cara que era mentira. Agora não; se me perguntam, tenho resposta firme para dar: tenho uma Rosa. Mora aqui mesmo. É magrinha, loira, tem cabelos longos e olhos grandes. Está no mesmo ano que eu, só que em outra escola. Mora em outra rua, em outro bairro. Quando não apareço prum bate-bola ou pra rodar de moto na praça, logo alguém me pergunta: “Como é, estava com a sua Rosa?” Não digo que sim nem que não, deixo no ar, fico reticente, para criar mais suspense. Elias José. Primeiras lições de amor. São Paulo: Formato, 1994. p. 12.
Enunciado:
Na frase “Não digo que sim nem que não, deixo no ar, fico reticente, para criar mais suspense”, a preposição para estabelece qual relação de sentido?