Para impulsionar o desenvolvimento do setor rodoviário foi criado, em 1945, o Fundo Rodoviário Nacional. Iniciativas semelhantes beneficiaram as hidrovias e também o setor aeroviário. Enquanto isso, a ferrovia teve que se mover com as próprias pernas.
Em 1971, a Ferrovia Paulista S.A. (FEPASA) iniciou suas atividades transportando 13 milhões de passageiros/ano, o que significa mais de 42 mil passageiros/dia distribuídos em 42 trens diários. Em 1997, próximo ao fim de suas atividades, a empresa transportou somente 1,2 milhão de passageiros/ano ou 3900 passageiros/dia, nos 18 trens diários que restaram.
Independentemente da análise dinâmica sobre a relação desses números e sua época, fica bastante evidente que era importante a participação dos trens de longo percurso no transporte de passageiros e que essa situação modificou-se dos anos 1970 para cá.
De acordo com o texto, o serviço de transporte de passageiros nos trens de longo percurso modificou-se, entre as décadas de 1970 e 1990, em consequência da