Texto para a questão.
A enumeração de ações presentes no último parágrafo do texto, “bater pé no chão”, “deixar cair mochila”, “derrubar caneta” é utilizada para
Questões relacionadas
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Uma das formas de se avaliar a potência de um motor é por meio de testes de “arranque”, em que o automóvel parte do repouso em uma pista reta e horizontal e acelera até chegar à velocidade de 100 km/h, em determinado intervalo de tempo. Em um desses testes, um automóvel de 900 kg desenvolveu uma aceleração de 7 m/s².
Desconsiderando-se a resistência do ar e assumindo-se que se trata de um movimento uniformemente variado, a potência média de movimento desenvolvida por esse automóvel no teste vale, aproximadamente,
- História | 1.1 Pré-Colonial
(UNICAMP) Em carta ao rei D. Manuel, Pero Vaz de Caminha narrou os primeiros contatos entre os indígenas e os portugueses no Brasil: “Quando eles vieram, o capitão estava com um colar de ouro muito grande ao pescoço. Um deles fitou o colar do Capitão, e começou a fazer acenos com a mão em direção à terra, e depois para o colar, como se quisesse dizer-nos que havia ouro na terra. Outro viu umas contas de rosário, brancas, e acenava para a terra e novamente para as contas e para o colar do Capitão, como se dissesse que dariam ouro por aquilo. Isto nós tomávamos nesse sentido, por assim o desejarmos! Mas se ele queria dizer que levaria as contas e o colar, isto nós não queríamos entender, porque não havíamos de dar-lhe!”
(Adaptado de Leonardo Arroyo, A carta de Pero Vaz de Caminha. São Paulo: Melhoramentos; Rio de Janeiro: INL, 1971, p. 72-74.)
Esse trecho da carta de Caminha nos permite concluir que o contato entre as culturas indígena e europeia foi:
- Matemática - Fundamental | 05. Retas e Ângulos
São dados os pontos A, B, C, D e O e as retas r e s.
Qual ponto dista 4 cm do ponto O e equidista das retas r e s?
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
- O professor vai pedir para os alunos, antecipadamente para levarem para a escola, no dia
marcado, celulares, tablets, máquinas fotográficas, etc ( pedir autorização dos pais) .
- Com todos os materiais em mãos , proponha a turma um passeio pela escola e solicite aos
alunos que registrem vários objetos que acharem interessante, nos espaços visitados.
- Ao retornar para a sala de aula conversem com os alunos sobre as imagens coletadas.
- Projete no data show as fotos tiradas e aproveite o momento para conversar com a turma
explicitando, por qual motivo eles tiraram determinadas fotos, o que lhe chamaram mais
atenção.
- O professor vai disponibilizar aos alunos o texto sugerido abaixo para permear as discussões
Fonte: Sítio: "Ponto de cultura fotografia para todos – Educadores". Disponível em : < http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=77 http://www.fotografiaparatodos.com.br/educadores/?p=77 >. Acesso em: 11 de maio 2014.
- Professor, levante questionamentos:
- - Você conhecia a história da origem da fotografia?
- - Vocês conhecem câmara escura que o texto retratou?
- - O que mais lhe chamou atenção no texto?
-Existe alguma palavra que você não conhece o significado? (Professor, se existir alguma
palavra desconhecida pela turma, procure no dicionário seu significado.).
- Logo após, o término da conversa, divida a turma em equipes escolha algumas das fotos
tiradas pelos alunos nos diversos espaços da escola e proponha a construção de alguns jogos
(da memória e quebra-cabeça).
- Para isso, imprima em tamanho 5 com x 7 cm cada fotografia duas vezes, (para o jogo da
memória) e 20 cm x 25 cm (os quebra-cabeça) recorte e cole na cartolina para ficar mais
firme.
- Estabeleça as regras do jogo com os alunos e deixe-os brincar fazendo um rodízio para que
todos participem das brincadeiras.
- Divulgue as produções dos alunos no Blog da turma, caso tenham ou crie um Blog.
. Aula do Portal do professor - vamos fazer um blog da turma? Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391>. (Neste sítio você encontrará informações disponíveis em uma aula sobre como criar um Blog com a turma.)
- Vai ser uma atividade muito divertida!
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55697
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Analise o anúncio publicitário a seguir, do desodorante masculino produzido pela empresa Unilever – empresa fabricante de produtos de higiene pessoal e limpeza, alimentos e sorvetes. Em seguida, responda as questões 33, 34 e 35.
EXPLIQUE a forma como você interpreta a expressão ‘cabe no seu bolso’, usada no anúncio publicitário, em duas possíveis interpretações.