Segundo a demógrafa do IBGE, Izabel Marri, a partir de 2047 a população deverá parar de crescer, contribuindo para o processo de envelhecimento populacional – quando os grupos mais velhos ficam em uma proporção maior comparados aos grupos mais jovens da população. A relação entre a porcentagem de idosos e de jovens é chamada de “índice de envelhecimento”, que deve aumentar de 43,19%, em 2018, para 173,47%, em 2060.
Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br. Acesso em: 18 out. 2019.
O processo demográfico mencionado no texto é consequência do aumento do(a)
Questões relacionadas
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(FUVEST 2019 1° FASE) Três amigos vão acampar e descobrem que nenhum deles trouxe fósforos. Para acender o fogo e fazer o almoço, resolvem improvisar e prendem um pedaço de filme plástico transparente num aro de “cipó”. Colocam um pouco de água sobre o plástico, formando uma poça de aproximadamente 14 cm de diâmetro e 1 cm de profundidade máxima, cuja forma pode ser aproximada pela de uma calota esférica.
Quando o sol está a pino, para aproveitamento máximo da energia solar, a distância, em cm, entre o centro do filme e a palha seca usada para iniciar o fogo, é, aproximadamente,
Note e adote:
- Para uma lente plano‐convexa, , sendo n o índice de refração da lente e R o seu raio de curvatura.
- Índice de refração da água = 1,33.
- Geografia | 5.1 População
No estudo do crescimento demográfico mundial, a teoria que considera a sociedade de consumo e os impactos do consumismo denomina-se
- Biologia | 09. Botânica
(Unesp) Dona Patrícia comprou um frasco com 100 gramas de alho triturado desidratado, sem sal ou qualquer conservante. A embalagem informava que o produto correspondia a 1 quilograma de alho fresco.
É correto afirmar que, em um quilograma de alho fresco, 100 gramas correspondem, principalmente,
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
(ENEM 2010 2ª APLICAÇÃO) Quincas Borba mal podia encobrir a satisfação do triunfo. Tinha uma asa de frango no prato, e tricava-a com filosófica serenidade. Eu fiz-lhe ainda algumas subjeções, mas tão frouxas, que ele não gastou muito tempo em destruí-las.
- Para entender bem o meu sistema, concluiu ele, importa não esquecer nunca o princípio universal, repartido e resumido em cada homem. Olha: a guerra, que parece uma calamidade, é uma operação conveniente, como se diséssemos o estalar dos dedos de Humanitas; a fome (e ele chupava filosoficamente a asa do frango), a fome é uma prova a que Humanitas submete a própria víscera. Mas eu não quero outro documento da sublimidade do meu sistema, senão este mesmo frango. Nutriu-se de milho, que foi plantado por um africano, suponhamos, importado de Angola. Nasceu esse africano, cresceu, foi vendido; um navio o trouxe, um navio construído de madeira cortada no mato por dez ou doze homens, levado por velas, que oito ou dez homens teceram, sem contar a cordoalha e outras partes do aparelho náutico. Assim, este frango, que eu almocei agora mesmo, é o resultado de uma multidão de esforços e lutas, executadas com o único fim de dar mate ao meu apetite.
ASSIS, M. Memórias póstumas de Brás Cubas. Rio de Janeiro: Civilização Brasiliense, 1975.
A filosofia de Quincas Borba - a Humanitas - contém princípios que, conforme a explanação do personagem, consideram a cooperação entre as pessoas uma forma de:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
A peteca tem história
Quando os portugueses chegaram ao Brasil, viram os indígenas brincando com uma trouxinha de folhas cheia de pedras amarrada a uma espiga de milho que chamavam de peteca, que em tupi significa “bater”.
Alguns séculos depois, nos Jogos Olímpicos de 1920, realizados na Bélgica, os atletas brasileiros levaram a peteca para se divertir nos intervalos das competições. Atletas e técnicos de outros países ficaram encantados com a novidade e queriam de todo jeito conhecer suas regras. O chefe da delegação brasileira teve de explicar que esse jogo ainda não tinha regras.
Adaptado de: Cristina Von. A história do brinquedo. São Paulo: Alegro, 2001.
Há algumas brincadeiras que não têm regras definidas, como brincar de casinha e de carrinho. No entanto, existem outras que precisam de regras.
a) Qual a situação em que é necessário estabelecer as regras?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
b) Escreva a importância da existência das regras.
______________________________________________________________________________________