Alguns escravos morreram em consequência da violência essencial à sua captura na África, muitos outros nas jornadas entre os lugares que habitavam no interior e os portos dos oceanos Atlântico e Índico, ou enquanto aguardavam o embarque, muito mais ainda no mar, outros nos mercados de escravos brasileiros, e mais ainda durante o processo de ajustamento físico e mental ao sistema escravista no Brasil.
CONRAD, R. E. Tumbeiros: o tráfico de escravos para o Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1985.
As formas de violência relacionadas ao tráfico negreiro no Brasil colonial destacadas no texto derivam da
Questões relacionadas
- Inglês - Fundamental | 8º Ano
Read the text and answer question.
The first men to walk on the moon
On 20th July 1969, NASA met President Kennedy's challenge, and Neil Armstrong and Buzz Aldrin became the first and second men to walk on the moon.
Michael Collins (centre) waited for them in orbit around the moon, in the command module spacecraft that would take them all home.
When they landed, the first words said on the moon were "the Eagle has landed", and as Neil Armstrong stepped onto the moon's surface he said "that's one small step for man, one giant leap for mankind.
They explored the moon's surface for less than three hours, collecting 22 kilograms of rocks for study back on earth. When they returned to earth they were welcomed as celebrities, and international heroes!
Available at: http://www.spacekids.co.uk/moon/. Access on: April 29th 2012
Answer the questions about the text.
1. What was President Kennedy’s challenge?
__________________________________________________________________________________________
2. What does the phrase “that’s one small step for man, one giant leap for mankind” mean?
__________________________________________________________________________________________
3. After they return to earth how do people treat them?
__________________________________________________________________________________________
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Pensava em escrever esta coluna sobre o consumismo natalino, mas percebi que não adiantaria muito. Afinal, quem é que quer ouvir bronca justo no Natal? As férias já começaram e todo mundo está no bem-bom, brincando na casa da avó com os primos ou trançando nas pernas das mães, que preparam os quitutes para a festa.
Com o tempo corrido, são poucas as situações como o Natal, quando podemos juntar nossas famílias e encontrar os primos, tios, tias, avôs e avós. Às vezes dos dois lados da família, às vezes só de uma parte.
Em certas casas, ainda existe algum tipo de ritual natalino: a avó fica esperando a missa do galo, as crianças ficam esperando os presentes, alguns rezam. Mas tenho cá comigo que a grande maioria troca presentes, janta e pronto.
Pois, gente, queria propor uma coisa diferente. Não é muito grande nem nada, mas acho que está novamente na hora de vocês darem uma lição nos pais: aproveitem de verdade o dia e a festa, façam com que eles sejam especiais para além de todas as coisas que nos dizem nas propagandas da TV.
Para isso, vale tudo: cozinhem uma comida diferente, cantem uma música divertida, façam presentes vocês mesmos, enfim, inventem. Esse tipo de data existe para celebrarmos o amor entre nós, que no dia a dia fica tão difícil de demonstrar. Aproveitem de verdade a coisa boa do Natal, que é ficar junto. Feliz Natal!
(Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/fsp/folhinha/dicas/di22121207.htm>. Acesso em: 26 dez. 2012.)
A ideia principal do texto está evidente em
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
(UPF) A República Velha (1889-1930) no Brasil teve na chamada “Política dos Governadores” um dos seus elementos mais caracterizadores. O objetivo desta política era:
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(UEFS) Sabe-se que os raios-X são ondas eletromagnéticas com frequência maiores do que as da radiação ultravioleta. Sobre os raios-X, marque com V as verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Os raios-X constituem uma radiação ionizante.
( ) Os raios-X têm frequências maiores que do que à da luz visível.
( ) A velocidade de propagação dos raios-X é igual à velocidade de propagação da luz, no vácuo.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
Leia o fragmento de texto a seguir:
Faixa etária para doar sangue deve ser ampliada
Documento, em consulta pública, propõe que jovens com 16 e 17 anos e idosos entre 65 e 68 anos sejam incluídos na faixa etária para doar sangue.
O Ministério da Saúde quer ampliar o número de doações de sangue no Brasil. Para isso, colocou em consulta pública, nesta quarta-feira, dia 2 de junho, proposta que permite que jovens de 16 a 17 anos (mediante autorização dos pais) e idosos de 65 a 68 anos possam ser doadores de sangue. Atualmente, somente pessoas com idade entre 18 e 65 anos estão autorizadas a doar. O texto da medida – que faz parte da nova Política de Procedimentos Hemoterápicos – pode ser lido na página do Ministério da Saúde e receber sugestões da população até o dia 2 de agosto.
Atualmente, no Brasil, são coletadas por ano, em média, 3,5 milhões de bolsas de sangue. O índice brasileiro de doadores é de aproximadamente 1,8% da população. De acordo com parâmetros da Organização Mundial de Saúde (OMS), para manter os estoques regulares é necessário que 1% a 3% da população faça isso regularmente (...).
Disponível em: <http://www.bancodesangue.com.br/website/content/bancosangue/noticias/?idNoticia=118>. Acesso em 08/05/2015.
Pelo baixo índice de doadores, é comum ouvirmos que um banco de sangue de uma cidade está solicitando sangue para um determinado procedimento médico. Imagine que um determinado banco de sangue veicula a seguinte solicitação: “O banco de sangue necessita, com a máxima urgência, de sangue tipo A positivo”. Considerando seus conhecimentos sobre os grupos sanguíneos, a pessoa que precisa da transfusão desse sangue pode possuir tipo sanguíneo e fator Rh dos tipos: