Em um jogo oficial de basquete, cada time é composto por 12 jogadores, sendo que 5 entram em quadra e os outros 7 ficam à disposição no banco de reservas.
No primeiro período de uma partida oficial, os jogadores do time A presentes em quadra apresentavam uma média de altura de 2,02 metros. No segundo período, o técnico desse time substitui um dos jogadores, que tem 2,06 metros de altura. Com isso, a média de altura dos jogadores em quadra pelo time A caiu em para 1,99 metro.
A altura, em metro, do jogador substituto que entrou em quadra é
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 03. O Iluminismo e o Fundamento do Liberalismo Econômico
Texto base: Leia o trecho a seguir. “ Iluminismo – As reflexões e atitudes filosóficas, científicas e racionais, a libertação da superstição [...] da maior parte da Europa. [...] Na França, o iluminismo foi associado aos filósofos, aos homens das letras, cientistas e pensadores que estavam unidos em sua crença da supremacia da razão e seu desejo de ver uma mudança prática para combater a desigualdade e a injustiça. [...]” WRIGHT, Edmundo. LAW, Jonathan. Dicionário de História do Mundo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013, p. 380-381.
Enunciado:
Podemos dizer que nessa grande movimentação intelectual e cultural,
- Física | C. Indução Eletromagnética
(UEFS) Um transformador é constituído de duas bobinas independentes, enroladas em um bloco de lâminas ferromagnéticas justapostas. Com base nos conhecimentos sobre o eletromagnetismo, marque com V as proposições verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O princípio de funcionamento de um transformador tem como base a lei de Faraday da indução eletromagnética.
( ) A bobina primária, sendo percorrida por uma corrente elétrica contínua, induz uma voltagem contínua entre as extremidades da bobina secundária.
( ) O núcleo de um transformador é construído com o material ferromagnético porque ele é facilmente imantado por um campo magnético produzido por uma corrente alternada que percorre a bobina primária.
( ) As forças eletromotrizes, no primário e no secundário, estão na razão direta das intensidades de correntes que passam por essas bobinas.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a:
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
Os nucleotídeos são constituídos por uma molécula de desoxirribose (D), uma molécula de ácido fosfórico (P) e uma base nitrogenada (adenina, guanina, timina ou citosina). A ligação entre os nucleotídeos ocorre pela interação entre as bases nitrogenadas específicas, resultando em uma molécula ordenada e bem definida, o DNA. De acordo com essas informações, a estrutura plana que representa um fragmento de DNA e o tipo de ligação química responsável pela interação entre as bases nitrogenadas são, respectivamente.
- Geografia - Fundamental | 01. Globalização e Indústria
Leia a reportagem a seguir, noticiada no dia 18 de janeiro de 2018.
Morador de rua tem o celular roubado
Lajeado – Um morador de rua de 44 anos teve seu celular roubado, por volta das 4 h 15 min desta quinta-feira (18), no centro de Lajeado-RS. Conforme a ocorrência, a vítima teria perdido o horário de entrada no abrigo em que passa a noite, e, por isso, dormiu nas proximidades de um prédio. Dois homens, que teriam se identificado como seguranças do prédio, o agrediram, pegaram seu celular e R$ 15.
Disponível em: <www.informativo.com.br/policia/morador-de-rua-tem-o-celular-roubado-,233964.jhtml>.
Acesso em: 5 fev. 2018.
A reportagem permite fazer uma associação entre o episódio e o fenômeno da globalização. Com relação a essa associação é possível afirmar que:
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Biografia de Pasárgada
Quando eu tinha meus 15 anos e traduzia na classe de grego do D. Pedro II a Ciropédia fiquei encantado com o nome dessa cidadezinha fundada por Ciro, o Antigo, nas montanhas do sul da Pérsia, para lá passar os verões. A minha imaginação de adolescente começou a trabalhar, e vi Pasárgada e vivi durante alguns anos em Pasárgada.
Mais de vinte anos depois, num momento de profundo desânimo, saltou-me do subconsciente este grito de evasão: “Vou-me embora pra Pasárgada!” Imediatamente senti que era a célula de um poema. Peguei do lápis e do papel, mas o poema não veio. Não pensei mais nisso. Uns cinco anos mais tarde, o mesmo grito de evasão nas mesmas circunstâncias. Desta vez, o poema saiu quase ao correr da pena. Se há belezas em “Vou-me embora pra Pasárgada!”, elas não passam de acidentes. Não construí o poema, ele construiu-se em mim, nos recessos do subconsciente, utilizando as reminiscências da infância — as histórias que Rosa, minha ama-seca mulata, me contava, o sonho jamais realizado de uma bicicleta etc.
BANDEIRA, M. Itinerário de Pasárgada. São Paulo: Global, 2012.
O texto é um depoimento de Manuel Bandeira a respeito da criação de um de seus poemas mais conhecidos. De acordo com esse depoimento, o fazer poético em “Vou-me embora pra Pasárgada!”