Para conseguir uma vaga em um curso de formação de oficiais promovido pelo Exército Brasileiro, o candidato inscrito deve realizar uma seleção composta de três etapas: aprovação em um exame escrito com uma taxa de acertos no mínimo igual a 70%, estatura igual ou superior a 1,70 m e aprovação em um exame de resistência física.
Dos 2.520 candidatos inscritos apenas 2/5 obtiveram aprovação no exame escrito e foram selecionados para as duas etapas seguintes. Entre os selecionados, apenas 1/3 possuía a estatura mínima exigida e desses, apenas 5/7 foram aprovados no exame de resistência física conseguindo, portanto, a vaga no curso de formação.
A quantidade de candidatos que ingressarão nesse curso de formação é igual a
Questões relacionadas
- Física
“Ao utilizar o cinto de segurança no banco de trás, o passageiro também está protegendo o motorista e o carona, as pessoas que estão na frente do carro. O uso do cinto de segurança no banco da frente e, principalmente, no banco de trás pode evitar muitas mortes. Milhares de pessoas perdem suas vidas no trânsito, e o uso dos itens de segurança pode reduzir essa estatística. O Brasil também está buscando, cada vez mais, fortalecer a nossa ação no campo da prevenção e do monitoramento. Essa é uma discussão que o Ministério da Saúde vem fazendo junto com outros órgãos do governo”, destacou o Ministro da Saúde, Arthur Chioro.Estudo da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) mostra que o cinto de segurança no banco da frente reduz o risco de morte em 45% e, no banco traseiro, em até 75% Em 2013, um levantamento da Rede Sarah apontou que 80% dos passageiros do banco da frente deixariam de morrer, se os cintos do banco de trás fossem usados com regularidade.
Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/1596-metade-dos-brasileiros-nao-usa-cinto-de-seguranca-no-banco-detras
Acesso em: 12 de julho de 2015.
Em uma colisão frontal, um passageiro sem cinto de segurança é arremessado para a frente. Esse movimento coloca em risco a vida dos ocupantes do veículo. Vamos supor que um carro popular com lotação máxima sofra uma colisão na qual as velocidades inicial e final do veículo sejam iguais a 72 km/h e zero, respectivamente. Se o passageiro do banco de trás do veículo tem massa igual a 80kg e é arremessado contra o banco da frente, em uma colisão de 400ms de duração, a força média sentida por esse passageiro é igual ao peso de:
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Texto I
[...] já foi o tempo em que via a convivência como viável, só exigindo deste bem comum, piedosamente, o meu quinhão, já foi o tempo em que consentia num contrato, deixando muitas coisas de fora sem ceder contudo no que me era vital, já foi o tempo em que reconhecia a existência escandalosa de imaginados valores, coluna vertebral de toda ‘ordem’; mas não tive sequer o sopro necessário, e, negado o respiro, me foi imposto o sufoco; é esta consciência que me libera, é ela hoje que me empurra, são outras agora minhas preocupações, é hoje outro o meu universo de problemas; num mundo estapafúrdio — definitivamente fora de foco — cedo ou tarde tudo acaba se reduzindo a um ponto de vista, e você que vive paparicando as ciências humanas, nem suspeita que paparica uma piada: impossível ordenar o mundo dos valores, ninguém arruma a casa do capeta; me recuso pois a pensar naquilo em que não mais acredito, seja o amor, a amizade, a família, a igreja, a humanidade; me lixo com tudo isso! me apavora ainda a existência, mas não tenho medo de ficar sozinho, foi conscientemente que escolhi o exílio, me bastando hoje o cinismo dos grandes indiferentes [...].
NASSAR, R. Um copo de cólera. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
Texto II
Raduan Nassar lançou a novela Um Copo de Cólera em 1978, fervilhante narrativa de um confronto verbal entre amantes, em que a fúria das palavras cortantes se estilhaçava no ar. O embate conjugal ecoava o autoritário discurso do poder e da submissão de um Brasil que vivia sob o jugo da ditadura militar.
COMODO, R. Um silêncio inquietante. IstoÉ. Disponível em: http://www.terra.com.br. Acesso em: 15 jul. 2009.
Na novela Um Copo de Cólera, o autor lança mão de recursos estilísticos e expressivos típicos da literatura produzida na década de 70 do século passado no Brasil, que, nas palavras do crítico Antonio Candido, aliam “vanguarda estética e amargura política”. Com relação à temática abordada e à concepção narrativa da novela, o texto I:
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
(UECE) A reprodução é o processo pelo qual os seres vivos perpetuam sua espécie. Atente às seguintes afirmações sobre reprodução:
I. Se os descendentes da reprodução assexuada sofrerem mutação, podem apresentar alteração genética em relação aos progenitores.
II. A reprodução sexuada promove a variabilidade genética, pois envolve recombinações do material genético dos genitores.
III. Divisão binária, esporulação, brotamento e estaquia são exemplos de reprodução assexuada.
É correto o que se afirma em
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Quais as diferenças que você identifica entre uma ditadura e uma democracia?
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(CEFET-MG) Analise o processo de divisão celular representado de forma simplificada. A diferença numérica de cromossomos entre o início e o fim desse processo objetiva