Os bombardeios dos navios na costa entre Sergipe e Bahia projetou o repúdio aos nazifascistas com toda força e, em contrapartida, a defesa dos aliados, representantes dos ideais democráticos. (...) Com o retorno dos pracinhas da Força expedicionária Brasileira, em meio a elevado clima emocional, as contradições se acentuaram. Os soldados que lutaram pela democracia encontravam seu país ainda sob o jugo do Estado autoritário. Intensificaram-se as campanhas pela Anistia e contra o fascismo.
Dantas, José Ibarê. História de Sergipe: República (1889 – 2000). Rio de Janeiro. Editora Tempo Brasileiro, 2004. Texto adaptado. VOT2021
A entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial expôs a contradição do governo Vargas. O texto do historiador José Ibarê Dantas mostra como consequência dessa contradição o
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
As brincadeiras infantis tradicionais são muito variadas, aquelas que não desapareceram, foram ensinadas por familiares, pelas crianças de áreas vizinhas ou colegas de escola para aqueles (as) que as mantêm vivas na atualidade.
Pesquisas arqueológicas informam que existiam brinquedos em comunidades da Idade da Pedra e em civilizações da antiguidade.
Bolas, pinhões, dados e bonecas eram os objetos lúdicos mais comuns. No século XVII, na França, existiam cavalos-de-pau, o cata-ventos, tambores, carruagens com bonecas, animais em miniaturas, jogos de cartas e de salão.
No século XVIII os holandeses criaram as casinhas de bonecas. No século XIX já existiam brinquedos de borracha e de papel-mâché. No século XX os objetos lúdicos são de plástico e de outros materiais sintéticos. Surgem também os jogos educativos.
http://www.ebrinquedo.com/152/index.php?option=com_content&view=article&id=56:brincadeiras-tradicionais&catid=34:brincadeiras&Itemid=58
a) O texto cita várias brincadeiras antigas. Transcreva estas brincadeiras.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
b) As brincadeiras citadas no texto ainda existem? Você conhece alguma? Qual?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
c) Como as brincadeiras poderiam ter sobrevivido durante tanto tempo? Por quê elas não acabaram?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
Verbo ser
QUE VAI SER quando crescer? Vivem perguntando em redor. Que é ser? É ter um corpo, um jeito, um nome? Tenho os três. E sou? Tenho de mudar quando crescer? Usar outro nome, corpo e jeito? Ou a gente só principia a ser quando cresce? É terrível, ser? Dói? É bom? É triste? Ser: pronunciado tão depressa, e cabe tantas coisas? Repito: ser, ser, ser. Er. R. Que vou ser quando crescer? Sou obrigado a? Posso escolher? Não dá para entender. Não vou ser. Não quero ser. Vou crescer assim mesmo. Sem ser. Esquecer.
ANDRADE, C. D. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1992.
A inquietação existencial do autor com a autoimagem corporal e a sua corporeidade se desdobra em questões existenciais que têm origem
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base:
Enunciado:
- a) O texto anterior constitui-se como uma unidade sociocomunicativa organizada por enunciados articulados entre si. O enunciado principal é um período composto por quantas orações? Separe-as, utilizando uma barra.
b) Como se classificam sintaticamente essas orações?
c) O articulador “mas” contribui para a progressão do texto, estabelecendo entre as duas orações do período uma relação sintático-semântica de adversidade. Reescreva o enunciado, substituindo o articulador “mas” por outro, mantendo o sentido original do anúncio publicitário.
- Geografia - Fundamental | 6.02 Países Latinos na América Central
A população da América Central é constituída por uma variada composição étnica. Países como Guatemala, Honduras, Nicarágua, El Salvador e Panamá têm suas respectivas populações formadas por mestiços, com um número reduzido de brancos.
Crianças guatemaltecas na saída da escola em San Juan Comalapa.
A população da América Central apresenta como característica.
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
A origem da palavra coligar provém do latim “colligare”, que significa unir, ligar, juntar, juntar para um fim comum. Na química das soluções, constantemente imaginamos qual interação ocorre entre o soluto e o solvente.
A correlação entre as propriedades físicas de soluções e a sua composição levou a um grande avanço no entendimento da química de soluções. Três cientistas, laureados com o prêmio Nobel de Química, contribuíram significativamente para esse desenvolvimento: Jacobus Henricus van't Hoff (1852-1911), Svante August Arrhenius (1859-1927) e Wilhelm Ostwald (1853-1932) laureado com o Nobel de Química, em 1909. Vários outros cientistas, não agraciados com a distinção, também colaboraram expressivamente para o atual estágio dessa área da Físico-Química, destacando-se entre esses, François-Marie Raoult (1830-1901) [...].
HIOKA, N; SANTOS, R.A; VIDOTTI, E.C. et al. Determinação da Massa mole por Crioscopia:
Terc-Butanol, um solvente experimentalmente adequado. Química Nova. vol. 25 nº.5.
São Paulo Oct. 2002. (doi: 10.1590/S0100-40422002000500022).
Com base no texto acima, assinale a alternativa correta.