Há algumas décadas, surgiu no mercado um medicamento que provocava perda de peso por inibir a ação da lipase, enzima que atua no intestino na digestão de gorduras. Um pesquisador, com o objetivo de avaliar a eficácia do medicamento, decidiu medir nos pacientes a quantidade de gordura nas fezes e de triglicerídeos (um dos produtos da digestão das gorduras) no sangue. Mantendo sempre a mesma dieta nos pacientes, fez as medidas antes e depois da administração do medicamento. A figura apresenta cinco resultados possíveis.
O efeito esperado do medicamento está representado no resultado
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- Arte - Fundamental | 12. Arte Moderna
19. Videoinstalação Questiona Papel da Curadoria
01/10/2010 por AURORA
Em ação conjunta, os artistas visuais mineiro Pablo Lobato e o cearense Yuri Firmeza apresentarão a videoinstalação intitulada “O que exatamente vocês fazem, quando fazem ou esperam fazer curadoria?”, no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, a partir da próxima quinta, 7 de outubro, às 18 horas.
Com entrada franca, a videoinstalação ficará disponível à visitação pública até 7 de novembro (horários de visitação: terça-feira a sábado, de 10h às 20h; aos domingos, de 10h às 18h).
O projeto da dupla consiste na produção de uma videoinstalação, criada a partir de conversas com inúmeros curadores que vivem e trabalham em distintas regiões do Brasil. Os dois artistas viajaram pelo país, gravando em vídeo as falas dos curadores convidados a partir da pergunta que intitula o projeto.
Para além de uma aparente ironia que se insinua na inversão dos papéis artista/curador, o projeto O que exatamente vocês fazem, quando fazem ou esperam fazer curadoria? promove uma aproximação de práticas e pensamentos no sentido de revelar sensibilidades, alimentar a criação de novas experiências e problematizar estagnações de um campo de poder cada vez mais atuante no sistema da arte – a curadoria.
Após a filmagem, foi feita a edição e a programação da videoinstalação – montagem formada por oito monitores de vídeo e organizada em círculo evocando uma mesa-redonda. A cada momento a imagem e/ou a fala de um curador é disparada em um dos monitores.
A alternância destes disparos sugere a dinâmica de uma conversa. Por exemplo, o curador X, em um dos televisores, apresenta sua fala enquanto todos os outros monitores exibem imagens dos demais curadores em silêncio, oferecendo o tempo da escuta. Encerrada a colocação do curador X, por meio da edição e programação da videoinstalação, o curador Y prossegue com a palavra, corroborando com a discussão e assim sucessivamente.
O ritmo desta conversa criada também alcançará a devida autonomia de um corpo que ultrapassa a ideia de uma coleção de pontos de vista. “O material irá constituir um corpo audiovisual, nos aproximando dele através dos dispositivos escolhidos: as falas, provocadas por uma mesma questão e destinadas à composição de um espaço específico: o círculo de monitores instalados. A edição dos vídeos e a composição das falas dentro do círculo são os recursos fundamentais para a criação de tal ambiente”, destaca Yuri Firmeza.
Curadoria: campo de poder no sistema de arte
Ao longo dos últimos dez anos a função do curador vem-se configurando como espaço extremamente valorizado no campo das artes. Esta valorização implica um complexo e delicado arranjo de novas relações que nos forçam a pensar. Diante da atualidade desta questão, passamos à palavra aos próprios curadores: O que exatamente vocês fazem, quando fazem ou esperam fazer curadoria?
O poder exercido pelo curador hoje, além de mediar a aproximação entre diferentes produções artísticas, agenciando forças e sentidos possíveis de determinadas obras, opera também na formação de acervos institucionais e na produção de um pensamento crítico, afetando assim as diversas instâncias de legitimação da arte. “Acreditamos pois, ser de extrema relevância pensar de forma mais compartilhada ‘O que pode a curadoria?’”, enfatiza Yuri Firmeza.
A presente videoinstalação desenvolve-se a partir da ação conjunta de dois artistas que vivem e trabalham em diferentes estados do Brasil – Pablo Lobato, em Minas Gerais, e Yuri Firmeza, no Ceará. Ambos são jovens artistas que tiveram a oportunidade de iniciar essa pesquisa conjunta no biênio 2007/2008, durante o 29º Salão Nacional de Arte de Belo Horizonte – Bolsa Pampulha, quando Yuri deixou Fortaleza para viver em Belo Horizonte.
Nesse período, os artistas escreveram juntos o texto Bordas para misturar, publicado no caderno Pensar do Jornal Estado de Minas, expressando o interesse pela investigação de certos campos de poder do sistema da arte.
http://auroradecinema.wordpress.com/2010/10/01/videoinstalacao-questiona-papel-da-curadoria/
Compartilhe com a turma o texto acima, mostrando que na arte contemporânea, a característica da capacidade crítica pode vir através de mensagem velada ou revelada. A videoinstalação comentada no texto carrega esse caráter explícito até mesmo em seu título: “O que exatamente vocês fazem, quando fazem ou esperam fazer curadoria?”
Sugira aos alunos que pesquisem sobre a arte contemporânea em livros, revistas, jornais e sites, para maior compreensão dessa característica. Depois do tema pesquisado abra uma roda de discussão para compartilharem as informações coletadas. Pergunte aos alunos onde, em quais movimentos contemporâneos e quais obras conseguiram perceber essa característica da crítica, quais questionamentos são levantados pelos artistas.
Com base nessa discussão em relação ao tema pesquisado, proponha aos alunos que realizem um videoinstalação que faça uma crítica construtiva acerca da maneira de ensinar e aprender dentro da escola. Oriente a turma na construção do trabalho e ao final assistam ao videoinstalação analisando qual o papel dos alunos dentro desse processo e qual o papel da arte como veículo de uma mensagem.
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
O quadro abaixo apresenta a concordância obtida para gêmeos mono e dizigóticos em um estudo relacionado a três diferentes características.
Adaptado de: PIERCE, B.A. (ed.) Genética um enfoque conceitual. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.
A melhor explicação para essas diferenças é que:
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Look at the picture.
Available at: <www.townandcountrydisposal.net/services/recycling.htm>. Accessed on: March 03, 2014.
According to the picture, what can be recycled?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para responder à questão. Ao chegar em casa, encontrou a porta entreaberta. Ele escorregou para dentro, trancou a porta e se jogou no chão, feliz com sua escapada pelos bosques. Mas a sua felicidade durou pouco tempo, porque logo ele ouviu alguém dizendo: — Cri-cri-cri! — Quem está me chamando? – perguntou Pinóquio, muito assustado. — Sou eu! Pinóquio se virou e viu um enorme grilo rastejando lentamente perto da parede. — Diga-me, grilo, quem é você? — Eu sou o Grilo Falante e tenho vivido neste local há mais de cem anos. — Pode ser, mas hoje este quarto é meu e se você deseja me fazer um favor, saia agora e não volte mais. — Eu me recuso a deixar este lugar até que tenha lhe dito uma grande verdade. — Diga-me então e dê o fora! — Coitados dos meninos que se recusam a obedecer seus pais e fogem de casa! Eles nunca serão felizes neste mundo. Quando forem mais velhos irão se arrepender e a lembrança destes fatos será muito triste para eles. — Fale o que quiser, meu grilo. O que eu sei é que amanhã de madrugada eu deixarei este lugar para sempre. Se eu ficar aqui acontecerá a mim a mesma coisa que acontece a todos os outros meninos e meninas: eles são enviados para a escola, queiram ou não e são obrigados a estudar. Quanto a mim, deixe-me dizer-lhe: eu odeio estudar! É muito mais divertido perseguir borboletas, subir em árvores e roubar ninhos de pássaros. — Pobre marionete irresponsável! Você não sabe que se continuar assim crescerá, se tornará um burro perfeito e será motivo de piada para todos? — Fique quieto, grilo feio! COLLODI, Carlo. As aventuras de Pinóquio. Companhia das Letrinhas, 2002.
No texto usam-se artigos definidos e indefinidos. Qual das frases apresenta um artigo indefinido?
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o trecho.
Os métodos mais modernos foram empregados no combate: boletins aos milhões, jornais ilustrados, fotografias, cartazes, vitrinas, equipes de agitadores inundando os mercados, os trens e lugares públicos, até o cinema e as caravanas de propagandas: Trotsky viajava, por exemplo, num trem especial, organizado como um escritório de propaganda, com vagão impressor, outro com exposição dos modelos dos materiais de divulgação, etc.
TCHAKHOTINE, Sergei. A mistificação das massas pela propaganda política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967. p. 333.
Com base no texto e em seus conhecimentos é possível afirmar que a propaganda política soviética procurava, principalmente