O quadro abaixo apresenta a concordância obtida para gêmeos mono e dizigóticos em um estudo relacionado a três diferentes características.
Adaptado de: PIERCE, B.A. (ed.) Genética um enfoque conceitual. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2004.
A melhor explicação para essas diferenças é que:
Questões relacionadas
- Filosofia | 5.1 Filosofia no Século XIX
(Upe-ssa) [Para os membros desta escola filosófica] a sociologia não se reduz nem se dissolve em pesquisas setoriais e especializadas e em pesquisas de mercado (típicas, essas, da sociologia americana). A pesquisa social para eles é, ao contrário, “a teoria da sociedade como um todo”, uma teoria posta sob o signo das categorias da totalidade e da dialética, e dirigida ao exame das relações existentes entre os âmbitos econômicos, psicológicos e culturais da sociedade contemporânea. Tal teoria é crítica enquanto dela emergem as contradições da sociedade industrializada moderna e particularmente da sociedade capitalista. Para maior precisão: o teórico crítico “é o teórico cuja única preocupação consiste em um desenvolvimento que leve a uma sociedade sem exploração”.
(Reale e Antiseri, História da Filosofia. Adaptado)
Assinale a alternativa que corresponde a essa escola filosófica.
- Química | A. Modelos Atômicos
(UPE) Muitas informações veiculadas na internet contêm erros científicos. Um exemplo disso pode ser verificado em determinado blog sobre o ensino de química cujo conteúdo é transcrito a seguir:
Modelos AtômicosOs modelos atômicos são diferentes ideias, que surgiram durante o desenvolvimento da história da ciência, na tentativa de explicar a composição íntima da matéria. O primeiro modelo atômico da era moderna foi proposto por John Dalton, que considerava os átomos como esferas maciças e indivisíveis. A descoberta dos elétrons, partículas subatômicas de carga elétrica positiva, fez os cientistas provarem que o átomo era divisível, abrindo espaço para uma nova ideia, um modelo que ficou conhecido como pudim de passas, atribuído ao físico Ernest Rutherford. Esse modelo durou alguns anos, até que o cientista Niels Böhr propôs um modelo no qual os elétrons giravam ao redor de um núcleo com energia variável, ao percorrer uma órbita fixa. A partir desses elétrons, os átomos poderiam se unir para formar compostos em um fenômeno conhecido como ligação química, que ocorria em busca de aumentar a energia do sistema e com isso adquirir estabilidade.Quantos erros científicos são encontrados no texto? - Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UNIFACS) Novas descobertas sugerem que experiências de vida podem contribuir para doenças mentais adicionando ou retirando marcas “epigenéticas” dos cromossomos. Essas etiquetas são formadas por compostos químicos específicos que podem influir na atividade dos genes sem alterar a informação codificada neles. Estudos realizados em camundongos demonstram o papel importante das modificações epigenéticas de longa duração em transtornos como dependência de drogas e depressão. Mudanças epigenéticas também podem afetar comportamentos maternais de forma a reproduzir os mesmos comportamentos em sua progênie.
(NESTLER. 2013. p. 58)
A partir das informações contidas no texto e no conhecimento atual a respeito da epigenética, é correto afirmar:
- Biologia | 4.1 Envoltórios Celulares
(UESB) Considerando-se os diferentes processos de transporte através da membrana plasmática, pode-se afirmar:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 História em Quadrinhos
Texto base:
Enunciado:
Considerando a situação dos personagens e a comunicação virtual, o que provoca estranhamento no leitor?