O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) é um instrumento que integra o Protocolo de Quioto e permite que os países desenvolvidos invistam em projetos para redução de emissões em países em desenvolvimento. As emissões reduzidas são contabilizadas e geram créditos de carbono que podem ser comercializadas no comércio de emissões. Este instrumento de mercado possibilita que os países que tenham obrigatoriedade de reduzir suas emissões possam comprar créditos de carbono de um país que já tenha atingido a sua meta, e, portanto, tem créditos excedentes para vender.
Uma prática que possibilita a diminuição da ocorrência do fenômeno citado no texto é:
Questões relacionadas
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(UEFS)
Em uma xícara de café recém-preparado, há dezenas de substâncias químicas diferentes. Uma dessas substâncias, que é formada durante a torrefação do grão de café, representada pela fórmula estrutural, é responsável pelo odor característico da bebida.
A partir da fórmula estrutural do tiol, é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.3 Voz Autoral, Crítica e Perspectiva do Eu-Lírico
Serafim da Silva Neto defendia a tese da unidade da língua portuguesa no Brasil, entrevendo que no Brasil as delimitações dialetais espaciais não eram tão marcadas como as isoglossas1 da România Antiga. Mas Paul Teyssier, na sua História da Língua Portuguesa, reconhece que na diversidade socioletal essa pretensa unidade se desfaz. Diz Teyssier:
“A realidade, porém, é que as divisões ‘dialetais’ no Brasil são menos geográficas que socioculturais. As diferenças na maneira de falar são maiores, num determinado lugar, entre um homem culto e o vizinho analfabeto que entre dois brasileiros do mesmo nível cultural originários de duas regiões distantes uma da outra.”
SILVA, R. V. M. O português brasileiro e o português europeu contemporâneo: alguns aspectos da diferença. Disponível em: www.uniroma.it. Acesso em: 23 jun. 2008.
1 isoglossa – linha imaginária que, em um mapa, une os pontos de ocorrência de traços e fenômenos linguísticos idênticos.
FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário Aurélio da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.
De acordo com as informações presentes no texto, os pontos de vista de Serafim da Silva Neto e de Paul Teyssier convergem em relação:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.09 Entrevista
Istoé - Você é um sertanejo que não usa chapéu. Por quê?
Luan Santana - Para mim, sertanejo tinha de cantar usando bota, calça colada, cintão de fivela e camisa de botão. Só que nunca usei chapéu. Sempre curti ajeitar o cabelo. Sou vaidoso dentro do limite. Gosto bastante de ajeitar o cabelo, tenho uma personal stylist que me veste, várias marcas que me mandam roupas, o que eu acho bem legal. Mas não sou aquela coisa metrossexual. Tenho de estar bem nas fotos por respeito aos fãs.
Istoé - Como era no começo?
Luan Santana - No começo, minha mãe ia às lojas comprar roupas para mim. E eu usava botas emprestadas de amigos, porque um par delas custava R$ 2 mil, R$ 5 mil. Mas nunca levei jeito para usar bota, eu usava porque cantava sertanejo. Como elas eram dois, três números maiores que o meu pé, eu pisava meio estranho e um dia eu caí no palco. Aí, parei de usar bota e passei a usar tênis [...]! Desde então, me apresento assim.
Istoé - O que gostaria de fazer e não faz por causa da fama?
Luan Santana - Andar na calçada normalmente, atravessar uma rua no meio dos carros, essas coisas. Ir ao mercado, à padaria também. Mas não dá, porque atrapalha o funcionamento do lugar, né?
Disponível em: <http://www.istoe.com.br>. Acesso em: 07 jul.2012. (Fragmento)
Assinale a alternativa em que o trecho, que se encontrava em discurso direto, foi reescrito inteiramente em discurso indireto.
- Matemática | 8.1 Princípio Fundamental Da Contagem e Arranjo
Para estimular o raciocínio de sua filha, um pai fez o seguinte desenho e o entregou à criança juntamente com três lápis de cores diferentes. Ele deseja que a menina pinte somente os círculos, de modo que aqueles que estejam ligados por um segmento tenham cores diferentes.
De quantas maneiras diferentes a criança pode fazer o que o pai pediu?
- Matemática | 1.02 Números Naturais
As caixas de laranjas são numeradas de tal maneira a mostrar a quantidade de dúzias de laranjas que cabem dentro de cada uma. Por exemplo, uma caixa de número 8 contém 96 laranjas, ou seja, quanto maior esse número, menor o tamanho da laranja. Um supermercado recebe todas as semanas 10 caixas de número 9, 15 caixas de número 12 e 20 caixas de número 14.
Sabe-se que os funcionários do supermercado separam essas laranjas em sacos contendo os três tipos de laranjas, de tal maneira que as quantidades de cada tipo de laranja em cada saco sejam iguais e que o número de frutas em cada saco seja o maior possível.
A quantidade de laranjas do tipo de menor tamanho em cada saco será igual a: