(UNESP) Considere o mapa das bacias hidrográficas brasileiras e analise o gráfico das condições hídricas de uma dessas bacias.
Considerando conhecimentos sobre a situação atual de uso, ocupação demográfica, disponibilidade hídrica e degradação das bacias hidrográficas brasileiras, é correto afirmar que a bacia X se refere à
Questões relacionadas
- Química | B. Equilíbrio Iônico
(UNESP) Considere a tabela, que apresenta indicadores ácido-base e seus respectivos intervalos de pH de viragem de cor.
Para distinguir uma solução aquosa 0,0001 mol/L de HNO3 (ácido forte) de outra solução aquosa do mesmo ácido 0,1mol/L usando somente um desses indicadores, deve-se escolher o indicador
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Prova de amor “Meu bem, deixa crescer a barba para me agradar”, pediu ele. E ela, em um supremo esforço de amor, começou a fiar dentro de si, e a laboriosamente expelir aqueles novos pelos, que na pele fechada feriam caminho. Mas quando, afinal, a doce barba cobriu-lhe o rosto, e com orgulho expectante entregou sua estranheza àquele homem: “Você não é mais a mesma”, disse ele. E se foi. COLASANTI, Marina. Contos de amor rasgados. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. p. 165.
Enunciado:
“Meu bem, deixa crescer a barba para me agradar”, pediu ele.
Esse pedido do homem, tendo em vista o contexto do conto “Prova de amor”, pode ser interpretado como uma atitude
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
OS BRINQUEDOS TÊM HISTÓRIA
Texto base: Leia a reportagem.
Crianças mostram a cultura de diversos países por meio de brincadeiras. A cultura dos países participantes da Copa do Mundo foi objeto de estudo dos alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental que participaram do Projeto Pé com Pé. A demonstração do que aprenderam será nos dias 25 e 26 de junho, no Centro de Atividades do Sesc Palmas, na quadra 502 Norte.
As crianças vão fazer apresentações de capoeira e maculelê, dança suíça, adoleta (brincadeira francesa), farão exposições de perucas, sanfonas, leques e reprodução de obras do artista norte-americano Jackson Pollock. Além disso, a programação conta com diversas brincadeiras, como karaokê, pescaria e mastro fita. Disponível em: <http://www.ogirassol.com.br/materia.php?u=criancas-mostram-cultura-de-diversos-paises-por-meio-de-brincadeiras> Acesso em: 16 out. 2014.
Enunciado:
1. Por que algumas brincadeiras das crianças de outros lugares do mundo não são iguais às brincadeiras das crianças brasileiras?
2. Que tipo de brincadeiras ou jogos as crianças, do mundo inteiro, utilizam atualmente?
3. Por que as brincadeiras mudam de tempos em tempos?
- Geografia - Fundamental | 07. Qualidade Ambiental e Cidadania
Analise a imagem e o texto a seguir:
Novos dados divulgados pela Organização das Nações Unidas apontam que a emissão de gases cresceu em média 2,3% entre 2000 e 2006 nos 40 países mais industrializados do mundo.
Disponível em: < http://www.geomundi.org/?paged=37>. Acesso em: 04. Nov. 2012
O problema ambiental relacionado à imagem é
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
BECK, Alexandre. Disponível em: <https://br.pinterest.com/pin/383087512027285447/>. Acesso em: 21 nov. 2016.
Em inúmeras situações comunicativas, explora-se o duplo sentido da linguagem com a intencionalidade de criar os efeitos de sentidos pretendidos pelo produtor do texto. Nessa tirinha, por exemplo, a ironia é construída por meio do uso proposital da ambiguidade provocada pelos diferentes significados os quais determinada palavra adquire no contexto. Qual é essa palavra?