O ácido mefenâmico é o princípio ativo de um fármaco que inibe a produção de prosaglandinas, sinais químicos celulares lipídicos, diminuindo inflamações provocadas por artrite reumatoide e dores provenientes de contrações uterinas. No entanto, a ingestão desse medicamento pode causar dores no estômago dos pacientes e, por isso, os médicos recomendam que se faça uso das doses prescritas juntamente com alimentos. A estrutura química do princípio ativo desse fármaco está representada a seguir:
Com base nas informações, a estrutura química do ácido mefenâmico apresenta
Questões relacionadas
- Física | 4.2 Reflexão da Luz
(CFT-MG) Diversos tipos de espelhos podem ser utilizados em aparelhos tais como telescópio, binóculos e microscópios. A figura a seguir representa um objeto puntiforme em frente a um espelho plano.
Considerando-se a reflexão da luz nesse espelho proveniente do objeto, sua imagem será formada na região
- Filosofia | 1. Introdução à Filosofia
(UPE) Em relação ao pensamento mítico, leia o texto a seguir:
O homem, admirado e perplexo, diante da natureza que o cerca, sem entender o dia, a noite, o frio, o calor, o sol, a chuva, os relâmpagos, os trovões, a terra fértil ou árida, sem entender a origem da vida, a morte e o seu destino eterno, a dor, o bem e o mal, recorre aos mitos.
(SOUZA, Sônia Maria Ribeiro. Um outro olhar – filosofia. São Paulo: FTD, 1995, p. 39.)
A narrativa mítica tem significância para a existência humana no mundo. O mito tem uma representatividade singular para transmitir e comunicar o conhecimento acerca da realidade. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA.
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir e responda a questão.
A Igreja, enviada por Deus a todas as gentes para ser sacramento universal de salvação, por íntima exigência da própria catolicidade, obedecendo a um mandato do seu fundador, procura incansavelmente anunciar o Evangelho a todos os homens. Já os próprios Apóstolos em que a Igreja se alicerça, seguindo o exemplo de Cristo, pregaram a palavra da verdade e geraram as igrejas. Aos seus sucessores compete perpetuar esta obra, para que a palavra de Deus se propague rapidamente e seja glorificada, e o reino de Deus seja pregado e estabelecido em toda a terra.
Disponível: http://www.vatican.va/archive/hist_councils/ii_vatican_council/documents/vat-
ii_decree_19651207_ad-gentes_po.html. Acesso em 23/05/2011.
Explique a reação do governo romano frente à ação missionária cristã.
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
(...) procurei adivinhar o que se passa na alma duma cachorra. Será que há mesmo alma em cachorro? Não me importo. O meu bicho morre desejando acordar num mundo cheio de preás. Exatamente o que todos nós desejamos. A diferença é que eu quero que eles apareçam antes do sono, e padre Zé Leite pretende que eles nos venham em sonhos, mas no fundo todos somos como a minha cachorra Baleia e esperamos preás. (...)
Carta de Graciliano Ramos a sua esposa.
(...) Uma angústia apertou-lhe o pequeno coração. Precisava vigiar as cabras: àquela hora cheiros de suçuarana deviam andar pelas ribanceiras, rondar as moitas afastadas. Felizmente os meninos dormiam na esteira, por baixo do caritó onde sinhá Vitória guardava o cachimbo.
(...)
Baleia queria dormir. Acordaria feliz, num mundo cheio de preás. E lamberia as mãos de Fabiano, um Fabiano enorme. As crianças se espojariam com ela, rolariam com ela num pátio enorme, num chiqueiro enorme. O mundo ficaria todo cheio de preás, gordos, enormes.
Graciliano Ramos, Vidas secas.
As declarações de Graciliano Ramos na Carta e o excerto do romance permitem afirmar que a personagem Baleia, em Vidas secas, representa:
- Biologia | 14. Biotecnologia
(UESB) As bactérias que provocam a maior parte dos casos de envenenamento alimentar nos Estados Unidos podem, algum dia, ser responsáveis por grande parte do combustível para transporte do país. Pesquisadores utilizaram ferramentas da biologia sintética para manipular Escherichia coli, bactéria intestinal comum, de forma que ela possa digerir vegetação para produzir biodiesel e outros hidrocarbonetos.
(BIOCOMBUSTÍVEL, 2010. p.15 ).
Com relação à produção de bactérias produtoras de biodiesel, pode-se afirmar que esse processo é possibilitado pela: