Bacteriófagos são vírus capazes de infectar e matar bactérias sem provocar efeito negativo às células animais. O rápido aumento no número de bactérias multirresistentes a drogas, juntamente ao declínio no desenvolvimento de novos agentes antibacterianos, levaram os cientistas a considerar o uso de bacteriófagos para o tratamento de infecções bacterianas. Milhares de bacteriófagos foram caracterizados. A classificação mais utilizada é quanto ao tipo de ciclo biológico, que implica a adesão e a invasão da bactéria. Para iniciar a adesão, estruturas do bacteriófago têm de reconhecer variedades cepa-específicas de receptores bacterianos. Devido à sua habilidade específica de matar bactérias, apenas os bacteriófagos líticos são usados para o tratamento de infecções bacterianas.
PRINCIPI et al. Advantages and Limitations of Bacteriophages for the Treatment of Bacterial Infections. Frontiers in Pharmacology. Maio, 2019 (Adaptação).
A abordagem terapêutica descrita representa uma alternativa ao uso de antibióticos, pois sua entidade biológica é capaz de