O solvente tetracloroeteno ou percloroetileno é largamente utilizado na indústria de lavagem a seco e em diversas outras indústrias, tais como a de fabricação de gases refrigerantes. Os vapores desse solvente, quando expostos à elevada temperatura na presença de oxigénio e água, sofrem degradação produzindo gases poluentes, conforme representado pela equação:
BORGES, L. D.; MACHADO, P. F. L. Lavagem a seco. Quimica Nova na Escola, n 1. fev. 2013 (adaptado).
Os produtos dessa degradação, quando lançados no meio ambiente, contribuem para a
Questões relacionadas
- Biologia
(UDESC) Ao publicar A Origem de Espécies por Meio da Seleção Natural (1859), Charles Darwin lançou as bases da Teoria da Evolução. Em 1883, August Weismann refutou a herança das características adquiridas, contidas na obra de Darwin. Em 1894, o naturalista inglês, George J. Romanes cunhou o termo Neodarwinismo para este novo tipo de darwinismo, sem a herança das características hereditárias. Atualmente, de maneira errônea, usa-se o termo Neodarwinismo como sinônimo de Teoria Sintética da Evolução, síntese do pensamento evolucionista.
Analise as proposições em relação à Teoria Sintética da Evolução e a seus pressupostos.
I. A evolução pode ser explicada por mutações e pela recombinação genética, orientadas pela seleção natural.
II. As mudanças impostas pelo ambiente no indivíduo são agregadas ao seu genótipo e transmitidas aos seus descendentes.
III. O fenômeno evolutivo pode ser explicado de modo consistente por mecanismos genéticos conhecidos.
IV. O uso de determinadas partes do organismo faz com que estas tenham um desenvolvimento maior.
V. A recombinação gênica não aumenta a variabilidade dos genótipos, pois atua em nível de fenótipos.
Assinale a alternativa correta.
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A expansão do português no Brasil, as variações regionais com suas possíveis explicações e as raízes das inovações da linguagem estão emergindo por meio do trabalho de linguistas que estão desenterrando as raízes do português brasileiro ao examinar cartas pessoais e administrativas, testamentos, relatos de viagens, processos judiciais, cartas de leitores e anúncios de jornais desde o século XVI, coletados em instituições como a Biblioteca Nacional e o Arquivo Público do Estado de São Paulo. No acervo de documentos que servem para estudos sobre o português paulista está uma carta de 1807, escrita pelo soldado Manoel Coelho, que teria seduzido a filha de um fazendeiro. Quando soube, o pai da moça, enfurecido, forçou o rapaz a se casar com ela. O soldado, porém, bateu o pé: “Nem por bem, nem por mar!”, não se casaria. Um linguista pesquisador estranhou a citação, já que o fato se passava na Vila de São Paulo, mas depois percebeu: “Ele quis dizer ‘nem por bem, nem por mal!’. O soldado escrevia como falava. Não se sabe se casou com a filha do fazendeiro, mas deixou uma prova valiosa de como se falava no início do século XIX.”
FIORAVANTI, C. Ora pois, uma língua bem brasileira. Pesquisa Fapesp, n. 230, abr. 2015 (adaptado).
A carta de 1807, escrita pelo soldado Manoel Coelho, causou estranheza ao linguista pesquisador pela citação ‘Nem por bem, nem por mar!’. Essa estranheza está relacionada à compreensão inicial de que a palavra “mar” representaria o oceano. O fato relatado evidencia que
- Sociologia | 1. Introdução à Sociologia e Teóricos Clássicos
A crescente intelectualização e racionalização não indicam um conhecimento maior e geral das condições sob as quais vivemos. Significa a crença em que, se quiséssemos, poderíamos ter esse conhecimento a qualquer momento. Não há forças misteriosas incalculáveis; podemos dominar todas as coisas pelo cálculo.
Tal como apresentada no texto, a proposição de Max Weber a respeito do processo de desencantamento do mundo evidencia o(a)
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
a) O que a Constituição brasileira de 1988 se propõe a garantir aos povos indígenas?
b) Por que a sociedade tem dificuldade em reconhecer e aceitar os índios como cidadãos, sujeitos de direitos e deveres?
- Física | 3.5 Gases
(FUVEST 2015 1ª FASE) Para impedir que a pressão interna de uma panela de pressão ultrapasse um certo valor, em sua tampa há um dispositivo formado por um pino acoplado a um tubo cilíndrico, como esquematizado na figura ao lado. Enquanto a força resultante sobre o pino for dirigida para baixo, a panela está perfeitamente vedada. Considere o diâmetro interno do tubo cilíndrico igual a 4 mm e a massa do pino igual a 48 g.
Na situação em que apenas a força gravitacional, a pressão atmosférica e a exercida pelos gases na panela atuam no pino, a pressão absoluta máxima no interior da panela é
Note e adote:
-> π = 3
-> 1 atm = 105 N/m2
-> aceleração local da gravidade = 10 m/s2