Baterias são dispositivos que acumulam energia e estão presentes em inúmeros aparelhos portáteis. Uma bateria ideal não possui resistência interna. Entretanto, baterias reais apresentam resistência interna disponibilizando uma tensão efetiva V inferior à sua tensão nominal £, conforme a figura. Uma vez que se sabe o valor da tensão nominal da bateria, determina-se sua carga pelo conhecimento da corrente i enquanto está conectada a um circuito de resistência R, de tensão efetiva V, e da resistência interna r da bateria.
De posse de um voltímetro V , de um amperímetro A e de uma resistência-teste R, a configuração adequada para avaliar a carga da bateria é:
Questões relacionadas
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
Os seres vivos podem estabelecer diferentes tipos de relação com o meio onde vivem, entre indivíduos de mesma espécie ou entre indivíduos de espécies diferentes. Essas interações podem ser harmônicas, quando houver vantagens para os seres vivos inter-relacionados, ou desarmônicas, quando houver prejuízo para um dos participantes da relação. Nesse sentido, analise as afirmativas a seguir:
I. As hienas ficam rodeando grupos de leões e comem as sobras de alimento que os leões não quiseram comer.
II. As orquídeas se "hospedam" no alto de árvores onde podem receber mais luz e se proteger de animais do solo.
III. Bactérias são impedidas de se desenvolverem e de se reproduzirem em ambientes contendo antibiótico, que é produzido pelos fungos.
IV. A forma esporozoíta do Plasmodium vive na corrente sanguínea do homem até se desenvolver.
V. A viúva-negra fêmea, após o ato reprodutivo, arranca e devora a cabeça do macho.
VI. Carneiro abriga bactérias no interior do tubo digestório, responsáveis pela produção da enzima celulase.
Em relação às interações, assinale a alternativa CORRETA.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 6.1 Metáfora e Comparação
Texto base: Leia o texto.
Montanha-russa mais alta e rápida do mundo é inaugurada nos EUA
Nova atração conta com vagões com capacidade para 32 pessoas.
Passageiros alcançam altura de 98 m, que equivale a prédio de 30 andares.
Da Agência Efe
Um parque de diversões no estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, inaugurou neste sábado a montanha-russa mais alta e rápida do mundo, a Fury 325, que alcança uma velocidade de até 150 km por hora. [...] A nova atração conta com vagões com capacidade para 32 pessoas e um longo percurso que simula o voo espontâneo de uma vespa. O trajeto, de 1,92 quilômetros, é feito em três minutos e 25 segundos. Os passageiros chegarão a uma altura de 98 metros, que equivale a um prédio de 30 andares, depois descerão por um caminho em um ângulo de 81 graus. Em seguida, percorrerão uma série de subidas, curvas e transições rápidas. [...] Disponível em: <http://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2015/03/montanha-russa-mais-alta-e-rapida-do-mundo-e-inaugurada-nos-eua.html>. Acesso em: 28 mar. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
Um dos recursos do texto é a comparação, utilizada com o objetivo de que o leitor
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(UNICAMP) Considere uma comunidade marinha que compreende muitos ancestrais dos filos de animais modernos. Considere ainda que uma adaptação proficiente foi introduzida em uma única espécie. O resultado da adaptação seria um rápido aumento tanto na abundância relativa da espécie quanto no espaço explorado por ela. As interações bióticas podem ser consideradas agentes de seleção, e a interação das comunidades de espécies em seus próprios ambientes seletivos é uma fonte de diversifi cação. O rápido aumento da espécie seria seguido por uma desaceleração da proliferação de novos tipos ecológicos. A tragédia dos comuns, quando os interesses ou ações de uma espécie são prejudiciais à comunidade como um todo, deve ser evitada para o sucesso da comunidade marinha.
(Adaptado de P. D. Roopnarine e K. D. Angielczyl. Biology Letters, Londres, v. 8, p. 147-150, fev. 2012.)
Baseado em seus conhecimentos em ecologia e evolução, assinale a alternativa correta.
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(UERJ) Morro velho
No sertão da minha terra,
fazenda é o camarada que ao chão se deu.
Fez a obrigação com força,
parece até que tudo aquilo ali é seu.
Só poder sentar no morro e ver tudo verdinho,
lindo a crescer.
Orgulhoso camarada, de viola em vez de enxada.
Filho do branco e do preto,
correndo pela estrada atrás de passarinho.
Pela plantação adentro,
crescendo os dois meninos, sempre pequeninos.
Peixe bom dá no riacho de água tão limpinha,
dá pro fundo ver.
Orgulhoso camarada conta histórias pra moçada.
Filho do sinhô vai embora,
tempo de estudos na cidade grande.
Parte, tem os olhos tristes,
deixando o companheiro na estação distante.
“Não me esqueça, amigo, eu vou voltar.”
Some longe o trenzinho ao deus-dará.
Quando volta já é outro,
trouxe até sinhá-mocinha para apresentar.
Linda como a luz da lua
que em lugar nenhum rebrilha como lá.
Já tem nome de doutor
e agora na fazenda é quem vai mandar.
E seu velho camarada
já não brinca, mas trabalha.
MILTON NASCIMENTO
Adaptado de miltonnascimento.com.br.
A história da casa-grande é íntima de quase todo brasileiro: de sua vida doméstica, conjugal, sob o patriarcalismo escravocrata e polígamo; da sua vida de menino. Nas casas-grandes foi até hoje onde melhor se exprimiu o caráter brasileiro, a nossa continuidade social.
Adaptado de Freyre, G. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. Rio de Janeiro: Record, 1995.
Publicado em 1933, Casa-grande & senzala tornou-se livro de referência nas análises sobre patriarcalismo na sociedade brasileira. Na letra da canção Morro velho, aspectos das relações patriarcais são abordados, entre eles a “continuidade social”, presente na seguinte passagem:
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Cogumelo que emite luz
Um grupo de cientistas da USP e de universidades americanas encontrou, no Piauí, um cogumelo que emite luz e que tinha sido avistado pela última vez há quase 170 anos. Maior fungo bioluminescente do Brasil e um dos maiores do mundo, o Neonothopanusgardneri foi tema da Revista Mycologia. A classificação foi feita pelo botânico George Gardner, quando viu garotos brincando com o que pensou serem vaga-lumes nas ruas de uma vila onde hoje fi ca a cidade de Natividade, em Tocantins.
Chamado ainda hoje pela comunidade local de flor de coco , as buscas por essa espécie luminosa acontecem em noites de lua nova, com as lanternas desligadas.
Uma das teses consideradas para o fenômeno é a de que a luz é emitida para atrair insetos noturnos, ajudando os fungos a dispersar seus esporos para a reprodução. Outra diz que a luz atrai insetos predadores que atacam insetos menores que se alimentam do fungo.
Existem 71 espécies de fungos que emitem luz, 12 estão presentes no Brasil.
(Adaptado de: “Cogumelo que emite luz”. Revista Quanta. Ed. Segmento.)
O texto afirma que as buscas por essa espécie luminosa de fungos acontecem em noites de lua nova. Isso ocorre porque