Durante o desenvolvimento embrionário humano ocorre uma comunicação entre os átrios direito e esquerdo através do forame oval (ou forame de Botal). Essa comunicação não causa prejuízos à circulação do bebê em formação, exceto se ela perdurar após o nascimento.
Os prejuízos no período embrionário são evitados porque a circulação fetal se assemelha à dos(as)
Questões relacionadas
- História | 3.1 Antiguidade Oriental
A frase “O Egito é uma dádiva do Nilo” atribuída ao historiador grego Heródoto atravessou séculos e é repetida sem discussão por quase todos os manuais de história que falam do Egito. Fica, para muitos, a impressão de mais importante do que a ação do homem é o dom da natureza. Etnocêntricos e pretenciosos, os gregos tinham um despeito enorme do Egito, sabidamente já uma grande civilização, quando eles mesmos ainda viviam em aldeias isoladas. Considerando-se superiores, não podiam aceitar esse fato a não ser atribuindo-o a razões sobrenaturais ou, simplesmente, geográficas.
PINSKY, J. As Primeiras Civilizações. São Paulo: Contexto, 2008. (VOT2021)
O historiador Jaime Pinsky traz uma análise crítica sobre a visão de Heródoto a respeito da Civilização Egípcia, pois os egípcios
- Matemática | 8.1 Princípio Fundamental Da Contagem e Arranjo
Numa lanchonete o lanche é composto por três partes: pão, molho e recheio. Se essa lanchonete oferece aos seus clientes duas opções de pão, três de molho e quatro de recheio, a quantidade de lanches distintos que ela pode oferecer é de:
- Matemática | 8.3 Combinação
Uma empresa confecciona e comercializa um brinquedo formado por uma locomotiva, pintada na cor preta, mais 12 vagões de iguais formato e tamanho, numerados de 1 a 12. Dos 12 vagões, 4 são pintados na cor vermelha, 3 na cor azul, 3 na cor verde e 2 na cor amarela. O trem é montado utilizando-se uma locomotiva e 12 vagões, ordenados crescentemente segundo suas numerações, conforme ilustrado na figura.
De acordo com as possíveis variações nas colorações dos vagões, a quantidade de trens que podem ser montados, expressa por meio de combinações, é dada por
- História - Fundamental | 13. A Expansão do Islã e os Reinos Africanos
Para resolver a questão, leia o texto a seguir:
A República de Gana (...) é um dos países mais prósperos e estáveis da África subsaariana. A exportação de cacau e de madeira e a exploração de ouro e outros minérios são as atividades econômicas mais importantes do país. (...)
Entre os séculos XVI e XIX, o território onde hoje se localiza Gana era conhecido como Costa do Ouro. (...) No século XIX, a Costa do Ouro foi dominada por ingleses, que extraíam grandes quantidades de ouro das minas da região. (...)
Em 1954, a Costa do Ouro tornou-se independente e adotou o nome de Gana (...) escolhido para o novo país por razões históricas, embora não haja coincidência territorial entre Gana e o Reino de Gana. (...)
É preciso celebrar a grandeza e os feitos de uma civilização que os nossos antepassados fizeram expandir muitos séculos antes da penetração europeia e do seu domínio ulterior sobre a África.
HERNANDES. Leila M. G. Leite. A África na sala de aula: visita à história contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2008. p. 198. (Adaptado)
Analise o mapa a seguir.
Identifique no mapa o território onde, no passado, era a Costa do Ouro e descreva a sua localização geográfica.
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
O aquecimento global, ocasionado pelo aumento do efeito estufa, tem como uma de suas causas a disponibilização acelerada de átomos de carbono para a atmosfera. Essa disponibilização acontece, por exemplo, na queima de combustíveis fósseis, como a gasolina, os óleos e o carvão, que libera o gás carbônico (CO2) para a atmosfera. Por outro lado, a produção de metano (CH4), outro gás causador do efeito estufa, está associada à pecuária e à degradação de matéria orgânica em aterros sanitários.
Apesar dos problemas causados pela disponibilização acelerada dos gases citados, eles são imprescindíveis à vida na Terra e importantes para a manutenção do equilíbrio ecológico, porque, por exemplo, o: