Amor na escola
Duas da madrugada. O casal que discute no andar de baixo está tentando aprender. Eles pensavam que era só vestir branco, caprichar na decoração e fazer os convites chegarem a tempo. Mas não. Na escola, até logaritmo nos foi ensinado. Decoramos a tabela periódica. Nos empurraram química orgânica. Mas nada nos foi dito sobre o amor.
GUERRA, C. Disponível em: http://vejabh.abril.com.br. Acesso em: 19 nov. 2014.
Qual é o recurso que identifica esse texto como uma crônica?
Questões relacionadas
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
"Desde a década de 50, é obrigatória no Brasil a adição de iodo ao sal de cozinha. A medida tem como objetivo o controle das doenças associadas à carência desse mineral, especialmente o bócio, distúrbio responsável pelo mau funcionamento da glândula tireoide... Na glândula tireoide, o iodo é usado na síntese dos hormônios T3 e T4".
CUMINALE, Natália. Nem de mais, nem de menos. Revista Veja, São Paulo, ano 46, ed.2319, n.18, p.94-95, 01 maio2013.
O texto acima se refere à glândula tireoide, que se localiza na região do pescoço. Sobre ela, podemos afirmar corretamente:
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
No romance O amor nos tempos do cólera, Gabriel García Márquez relata os primeiros contatos do jovem médico Juvenal Urbino, um dos três protagonistas do romance, com o cólera.
O cólera se transformou em obsessão. Não sabia a respeito mais do que aprendera na rotina de algum curso marginal, e lhe parecera inverossímil que há apenas trinta anos tivesse causado na França, inclusive em Paris, mais de cento e quarenta mil mortes. Mas depois da morte do pai aprendeu tudo que se podia aprender sobre as diversas formas do cólera, quase como uma penitência para dar descanso à sua memória, e foi aluno do epidemiólogo mais destacado do seu tempo […], o professor Adrien Proust, pai do grande romancista. De modo que quando voltou à sua terra e sentiu vinda do mar a pestilência do mercado, e viu os ratos nos esgotos expostos e os meninos se revolvendo nus nas poças das ruas, não só compreendeu que a desgraça tivesse acontecido como teve a certeza de que se repetiria a qualquer momento.
(O amor nos tempos do cólera, 1985.)
A partir desse trecho, pode-se inferir que Juvenal Urbino
- Matemática | 04. Sequência e Progressão
A sequência representada, na figura abaixo, é formada por infinitos triângulos equiláteros. O lado do primeiro triângulo mede 1 e a medida do lado de cada um dos outros triângulos é da medida do lado do triângulo imediatamente anterior.
A soma dos perímetros dos triângulos dessa sequência infinita é
- Biologia | 12.5 Sucessão Ecológica
Analise o organograma que representa algumas fases de uma sucessão ecológica em um determinado bioma.
Em relação à sucessão ecológica, assinale a alternativa correta.
- Língua Inglesa
THE MILLENIUM DEVELOPMENT GOALS
The Millennium Development Goals (MDGs) are the most broadly supported comprehensive and specific development goals the world has ever agreed upon. These eight time-bound goals provide concrete, numerical benchmarks for tackling extreme poverty in its many dimensions. They include goals and targets on income poverty, hunger, maternal and child mortality, disease, inadequate shelter, gender inequality, environmental degradation and the Global Partnership for Development.
Adopted by world leaders in the year 2000 and set to be achieved by 2015, the MDGs are both global and local, tailored by each country to suit specific development needs. They provide a framework for the entire international community to work together towards a common end — making sure that human development reaches everyone, everywhere. If these goals are achieved, world poverty will be cut by half, tens of millions of lives will be saved, and billions more people will have the opportunity to benefit from the global economy.
Here is the complete list of the MDGs:
1. Eradicate extreme poverty.
2. Achieve universal primary education.
3. Promote gender equality and empower women.
4. Reduce child mortality.
5. Improve maternal health.
6. Combat HIV/AIDS, malaria and other diseases.
7. Ensure environmental sustainability.
8. Develop a global partnership for development.
(Adaptado de MDG Strategies. Disponível em www.beta.undp.org. Acessado em 28/08/2011)
Analise o que se afirma a respeito dos vocábulos retirados do texto.
I. Comprehensive e supported são palavras falsas cognatas.
II. Develop, improve, make e ensure são verbos regulares.
III. Numerical, inadequate, environmental e global são adjetivos.
IV. If (“If these goals are achieved…”) é um conector que indica condição.
V. Towards é verbo, está no simple present e significa concordar.
Somente estão corretos