O Hidróxido de Magnésio [Mg(OH)2] é um composto que é praticamente insolúvel em água e reage com o ácido clorídrico(HCl) no estômago, formando cloreto de magnésio e reduzindo a acidez gástrica. A sua ação neutralizante é semelhante a do bicarbonato de sódio e quando a dose administrada é superior a dose necessária para que ocorra a neutralização (do ácido cloridrico, o ph intragástrico pode atingir ph 8 ou 9.
A análise das informações permite afirmar que o produto iônico formado no estômago no combate a acidez gástrica possui fórmula
Questões relacionadas
- Química | A. Modelos Atômicos
A teoria atômica moderna foi construída através da contribuição de físicos e químicos que, a partir das ideias de Johann Dalton, propuseram modelos atômicos e estabeleceram alguns postulados. Observe com atenção as colunas abaixo e estabeleça a correspondência entre o cientista e sua contribuição para a construção da teoria atômica vigente.
Cientista
I. Bohr
II. Moseley
III. Pauli
IV. Stoney
V. Milikan
Contribuição
1. Descobriu o elétron.
2. Propôs que a energia do elétron no átomo era quantizada.
3. Descobriu a carga e a massa do elétron.
4. Descobriu a carga do núcleo do átomo.
5. Propôs a ideia de que dois ou mais elétrons de um mesmo átomo não podem ter os quatro números quânticos iguais.
6. Estabeleceu a regra da máxima multiplicidade.
A correspondência correta entre as colunas é:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: .
Enunciado:
a) Consulte um calendário e complete os quadros com o número de dias de cada mês.
b) Pinte de vermelho os meses que têm 30 dias.
c) Pinte de azul os meses que têm 31 dias.
d) Pinte de verde o mês que não tem nem 30 nem 31 dias.
e) Quantos meses tem um ano?________ E dois anos, quantos meses têm? _________
- História | 3.1 Espada e Oligárquica
(PUC-CAMPINAS) Para responder à(s) questão(ões) a seguir, considere o texto abaixo.
Euclides fora um dos que deram à nossa história um “estilo”: uma forma de pensar e sentir o país (...) Não casualmente ele conferira lugar especial ao fenômeno da mestiçagem (...) Ele teria descoberto nossa “tendência” à fusão, nossa aptidão para a “domesticação da natureza” e para a religiosidade. A figura do sertanejo como “forte de espírito” por excelência era o símbolo de nossa originalidade completa.
(GOMES, Ângela de Castro. História e historiadores. A política cultural do Estado Novo.
Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1996. p. 195)
A Revolta de Canudos, no sertão nordestino, apresentava, entre suas motivações,
- História
As extensas florestas de cedro na região serviram como fonte de matéria-prima para a construção de navios, o que fez os fenícios se tornarem especialistas na construção naval. O comércio marítimo possibilitou ainda a colonização de vários locais no mar Mediterrâneo. A organização da civilização fenícia em cidades autônomas e independentes foi uma característica que a distinguiu dos demais povos da região, que formaram grandes impérios.
Disponível em: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/historiageral/civilizacao-fenicia.htm. Acesso em: 21 jul. 2016.
Uma das principais cidades fundadas pelos fenícios foi
- Arte - Fundamental | 02.2. Diferentes câmeras
Fotografia em perspectiva
Materiais
- Computadores e projetor para apresentar exemplos e para a apresentação final
- Câmeras fotográficas e/ou de celulares
- Miniaturas variadas, como bonecos e similares
Atividade
- Divida a sala em grupos de, no mínimo, 5 pessoas;
- Apresente para a turma os exemplos de fotografia sugeridos ou similares;
- Os grupos deverão fazer diversas experiências fotográficas e selecionar 3 fotos para a exposição final.
Imagens sugeridas
- Figura 7- Imagem disponível em: <http://casaldemochilao.com.br/wp-content/uploads/2015/11/0foto-perspectiva-salar-de-uyuni1.jpg.>. Acesso em: 20 fev. 2017.
- Figura 8 - Imagem disponível em: <https://img3.ibxk.com.br/materias/12400/50650.jpg?w=700.> Acesso em: 20 fev. 2017.
- Figura 9- Imagem disponível em: http://static.tudointeressante.com.br/uploads/2014/04/perspectiva-1.jpg. Acesso em 20 fev. 2017.
- Figura 10 - Imagem disponível em: <http://fotodicasbrasil.com.br/wp-content/uploads/2015/08/PerspectivaPosi%C3%A7%C3%A3o.jpg.>. Acesso em: 20 fev. 2017.
- Figura 11- Imagem disponível em: <http://4.bp.blogspot.com/-q0Ye1EoPipM/UHLgz2-yrPI/AAAAAAAA5i8/F39qxlbFX84/s1600/great-forced-perspective-photography02.jpg.>. Acesso em: 20 fev. 2017.
- Figura 12- Imagem disponível em: http://www.maxdesign.com.br/transmissaoaovivopelainternet/wp-content/uploads/2016/09/perspectiva-de-fotografias-e-angulos.jpg. Acesso em 20 fev. 2017.
- Figura 13 - Imagem disponível em: <https://www.epochtimes.com.br/wp-content/uploads/2014/03/cr-foto_perspectiva_correta-900.jpg.>. Acesso em: 20 fev. 2017.
Ao término dos trabalhos, cada grupo deverá apresentar as fotos fazendo uma autoavaliação da experiência e dos resultados. Se houver possibilidade de impressão, organizem uma exposição na escola, utilizando papel cartão preto para fazer a moldura das imagens.