A deficiência de lipase ácida lisossômica é uma doença hereditária associada a um gene do cromossomo 10. Os pais dos pacientes podem não saber que são portadores dos genes da doença até o nascimento do primeiro filho afetado. Quando ambos os progenitores são portadores, existe uma chance, em quatro, de que seu bebê possa nascer com essa doença.
ANDERSON, R. A. et. al. In: Situ Localization of the Genetic Locus Encoding the Lysosomal Acid Lipase/Cholesteryl Esterase (LIPA) Deficient in Wolman Disease to Chromosome 10q23.2-q23.3.
Genomics, n. 1, jan. 1993 (adaptado).
Essa é uma doença hereditária de caráter
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
As brincadeiras e a maneira de jogá-las variam de região para região no Brasil. Existem algumas brincadeiras que são comuns em estados diferentes, mas a maioria tem seu jeito próprio de brincar.
Existem as fórmulas de escolha que são brincadeiras utilizadas para escolher os participantes para um time ou mesmo para ordenar os participantes de uma determinada brincadeira. Vejamos alguns exemplos:
1) Zero ou um
Origem: Rio Branco (AC) / Jeito de brincar: Todos os participantes dizem “zero ou um” e colocam as mãos para a frente, mostrando um dedo ou nenhum. Se alguém colocar sozinho o um ou o zero, sai da brincadeira. O resto continua, até ficarem só dois participantes, que decidem a brincadeira no par ou ímpar.
2) Dedo estalado
Origem: Maranguape (CE) / Jeito de brincar:Um dos participantes coloca as mãos para trás sem que os outros vejam, e puxa os dedos de uma das mãos até que um estale. Depois, ele estica a mão para frente e cada pessoa escolhe um dedo. Quem acertar o dedo que estalou é o vencedor.
3) Senta
Origem: Cuiabá (MT) / Jeito de brincar: O grupo se reúne e alguém diz:“Quem guenta, aguenta; quem chora, senta”.E todos têm que rapidamente se sentar no chão. Quem se sentar por último será o escolhido para começar uma brincadeira.
4) Dois ou um
Origem: São Paulo (SP) / Jeito de brincar: Assim que o grupo fala “dois ou um”, todos mostram, ao mesmo tempo, um ou dois dedos. Todos os que colocam um número de dedos diferente da maioria são eliminados.
Deve-se tirar “dois ou um” até sobrar apenas duas crianças. Elas decidem quem vence no par ou ímpar.
05.1. OS BRINQUEDOS TÊM HISTÓRIA
5) Pé de chulé
Origem: Guaporé (RS) / Jeito de brincar: O grupo diz: “Pé de chulé, quem tira o seu pé?” e todos tiram o pé do chão. Quem não fizer isso será o pegador.
a) Você conhece alguma brincadeira citada? Qual?
______________________________________________________________________________________
b) Identifique no mapa o Estado que você mora com um X.
c) Coloque os números correspondentes as brincadeiras nos estados onde elas são jogadas.
www.smartkids.com.br
http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Considera la página de la red social.
Disponible en: https://www.pinterest.com/source/lapizdeele.blogspot.com> Acceso el: 08 dic. 2015.
a) Completa el recuadro con las informaciones sobre ti. No te olvides de contestar con lo que te gusta y con lo que no te gusta.
b) Ahora vas a entrevistar a dos compañeros con las preguntas del recuadro y apuntar las respuestas en el cuaderno.
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
Um corpo de massa M, inicialmente em repouso, é erguido por uma corda de massa desprezível até uma altura H, onde fica novamente em repouso. Considere que a maior tração que a corda pode suportar tenha módulo igual a nMg, em que n > 1. Qual deve ser o menor tempo possível para ser feito o erguimento desse corpo?
- Geografia - Fundamental | 02. Cuidados com a natureza e seus recursos
VOCÊ ESTÁ CONECTADO? Toda vez que alguém fala de meio ambiente, as pessoas se lembram de mato, de bichos e de árvores. Mas não é só isso. Você e sua cidade cheia de concreto também fazem parte dele 29/05/2009 Manoella Oliveira (...) No Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) a proposta é refletir sobre como agimos diante da natureza. Jogar um papelzinho no chão pode parecer só mais um papel no chão se você não parar para pensar que todos os seus atos têm um impacto grande na rotina da sua cidade e que - claro! - volta para você. Esse papel, junto com vários outros jogados por pessoas que pensam ser “só um papelzinho”, vão se juntar, entupir tudo no caminho que percorre desde a boca-de-lobo até chegar no rio e fazer a maior sujeira quando chegar lá. A destruição das nascentes dos rios, por desmatamento e acúmulo de lixo, não prejudica apenas os animais que moram lá, mas traz um problema grande que afeta você diretamente: o fluxo de água vai diminuindo, aos poucos, e é de lá que deveria vir a água que chega na torneira da sua casa. Quando as pessoas ensinam que devemos cuidar do planeta não estão falando de salvar um macaquinho raro que você nunca viu. Estão falando, acima de tudo, de cuidar do lugar onde você vive e de se preocupar com o bem estar de todos. (...) Disponível em <http://planetasustentavel.abril.com.br/planetinha/natureza/conteudo_planetinha_473955.shtml> Acesso em 10/11/2009
O que podemos concluir ao ler essa reportagem?
- Geografia | 3.4 Clima
AYOADE, J. O. Introdução à climatologia para os trópicos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011.
O fenômeno climático representado na imagem é