O eletrocardiograma é um exame cardíaco que mede a intensidade dos sinais elétricos advindos do coração. A imagem apresenta o resultado típico obtido em um paciente saudável e a intensidade do sinal (VEC) em função do tempo.
De acordo com o eletrocardiograma apresentado, qual foi número de batimentos cardíacos por minuto desse paciente durante o exame?
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Observe a imagem a seguir.
A finalidade dessa charge é
- Física | 4.4 Lentes e Visão
(FACULDADE GUANAMBI) Uma pessoa com visão normal tem capacidade de acomodação visual de objetos situados à distância mínima de 25,0 cm até o infinito. Sabendo-se que a amplitude de acomodação visual é a variação da vergência do cristalino de um olho, funcionando como lente, ao deslocar um objeto do seu ponto mais próximo até o seu ponto remoto, é correto afirmar que a amplitude de acomodação visual para uma pessoa que tem o ponto próximo à distância de 50,0 cm e ponto remoto normal, é igual, em di, a
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: A seguir , você lerá uma charge que fala sobre a garantia dos direitos da criança.
Disponível em https://suelendeazevedoadvogada.files.wordpress.com/2013/05/charge_maioridade_penal-1.jpg. Autor Latuff. Acesso em: 02 abr. 2015. Há uma grande discussão nos plenários sobre a maioridade. Um grupo defende que a maioridade deve ser aos 16 anos ; outro defende a preservação da maioridade aos 18 anos.
Enunciado:
1. De acordo com a nossa Constituição e fatos recentes sobre esse tema, uma criança pode ser encarcerada (presa)? Explique sua resposta.
2. O que o autor da charge quis dizer com essa afirmativa: “É mais fácil te encarcerar do que garantir teus direitos.”?
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para responder à questão, leia a entrevista a seguir, com o escritor Ziraldo, publicada na Folhinha, suplemento do jornal Folha de S.Paulo, por ocasião do lançamento do musical Menino Maluquinho.
Antes de escrever O Menino Maluquinho (1980), Ziraldo trabalhava como jornalista e dava palestras sobre política pelo país. Em uma delas, falou para pais e professores sobre a educação dos filhos. "Disse que devíamos preparar os filhos para o dia de hoje, pois o futuro será feito de muitos hojes." Quando chegou em casa, já tinha a ideia do livro na cabeça. Nasceu Maluquinho, que vive um dia por vez, intensamente. Folhinha — Você foi o Menino Maluquinho? Ziraldo — Fui um menino feliz. Meus pais eram muito simples, mas me passaram a sensação de que estavam cuidando, todos os dias, para que seus filhos fossem dormir felizes. Eu, por exemplo, podia desenhar em tudo quanto é parede, papel, livro ou móvel que achasse pela frente. Minha mãe brincava conosco como se fosse uma criança. Folhinha — As crianças de hoje mudaram em relação às daquela época? Ziraldo — Desde o Menino Jesus, as crianças são as mesmas. Sofrem e se sentem felizes pelas mesmíssimas razões. O que mudou foi seu entorno. Quem soltava papagaio hoje quer voar de asa delta; quem montava um rádio domina a internet; quem rodava pião joga no computador. Folhinha — _______________________________? Ziraldo — O que ele tem de diferente é o seu alto nível profissional. O Maluquinho já virou tudo: HQ, tira de jornal, peça de teatro, balé, cinema, série de TV e até ópera. Só faltava fazer o musical, né? Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/folhinha/2014/04/1441786-a-crianca-nunca-muda-diz-ziraldo-leiaentrevista.shtml>. Adaptado. Vocabulário:
papagaio – pipa
Sobre o trecho que antecede as perguntas do jornalista e as respostas de Ziraldo, é correto afirmar que
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Helping Teens Deal With Fears About the Future As your teenager looks beyond high school to life ahead of him, he may have fears about his future. And if your child has learning and attention issues, his path may seem especially uncertain. But if you can understand his fears, you can also help him manage them. Teenagers’ view of their futures evolves over time. From ages 13–15, they’re usually focused on their own needs and concerns. As they move through high school, from about ages 15–18, they start to dabble in adulthood. And when they’re 18–23, most young adults finally understand that their future success is up to them. As teens move toward young adulthood, they often feel the pressure of too much change in too short a period of time. This can lead to feeling worried or afraid. For example, they may fear: - Losing the support of parents and family as they become more independent. - Taking on the responsibilities of adulthood. It takes courage to face these fears. But facing them builds self-esteem. Running from fear (when there’s no real danger) can erode self-respect. Fear also has a function: It forces your child sit up and notice when something important is happening inside or around him. The best thing you can do for your child is to honor his fears. Anxiety is common among young adults with learning and attention issues. That’s because many of them have experienced frustration and confusion in school. Your child may expect failure. So new situations may cause him more anxiety than they do other people. […] By Victoria Scanlan Stefanakos. Understood for Learning & Attention Issues Available at: https://www.understood.org/en/school-learning/choosing-starting-school/leaving-high-school/helping-teens-deal-with-fears-about-the-future Accessed on: oct. 30, 2015.
Enunciado:
What does the text say about each of these topics? Point out the author’s position for each of these items.
- a) Condition for parents help teenagers manage their fear: ___________________________________________
- b) Focus of 13/15-year-old teenagers: ___________________________________________________________
- c) Discovery of 18/23-year-old young adults: ______________________________________________________
- d) Function of fear: __________________________________________________________________________
- e) Most common fears of teenagers: ____________________________________________________________