(UECE) A tecnologia de edição CRISPR-Cas9 aumentou a expectativa pelo desenvolvimento de terapias gênicas mais efi cazes para eliminar ou reparar genes defeituosos. Porém, um estudo publicado na Nature Methods descobriu que a tecnologia para edição gênica pode induzir mutações não intencionais no genoma.
http://www2.uol.com.br/sciam/noticias/tecnologia_de_edicao_genica_ crispr_pode_causar_centenas_de_mutacoes_nao_intencionais.html
No que diz respeito às mutações cromossômicas que causam síndromes humanas, é INCORRETO afirmar que a síndrome
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
MATERIAL
- Carvão para desenho
- Papel kraft
- Fita dupla face
- Giz de cera
- Spray para fixação do desenho
PROCEDIMENTOS
- O professor vai falar um pouco sobre grafite x pichação.
- Passar algumas imagens mostrando para as crianças a diferença entre grafite e
pichação.
Disponível: - https://brasilescola.uol.com.br/artes/grafite.htm -
http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/leia/reportagens- artigos/artigos/2972- grafite-x-picha%C3%A7%C3%A3o-qual-a-diferen%C3%A7a www.google.com.br/imagens - grafite
www.google.com.br/imagens - pixação
- O professor vai colar várias folhas de papel kraft, sem intervalos, na parede da sala
de aula, formando um enorme painel.
- A partir das imagens mostradas pelo professor, pedir as crianças que criem seu
próprio grafite, se inspirando na imagem/ obra que mais gostou.
- Os desenhos deverão ser feitos com o carvão e depois, se a criança quiser, ela poderá
colorir com o giz de cera .
- Nesta atividade o professor deve interferir o mínimo possível nos desenhos das
crianças incentivando-as a soltar a sua imaginação.
- Depois que o painel estiver todo pronto, o professor vai bater spray para fixação dos
desenhos.
- Fazer uma exposição na escola.
EXPERIÊNCIAS NA ARTE
- História | 6.15 Descolonização
(CEFET-MG) Entre o final da Segunda Guerra Mundial e o final da década de 1960, o número de Estados internacionalmente reconhecidos na Ásia quintuplicou. Na África, onde havia um país independente em 1939, agora eram cerca de cinquenta. O mapa do globo transformou- se de modo impressionante nesse período.
O fenômeno descrito pode ser explicado pela(o):
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
Venho solicitar a clarividente atenção de Vossa Excelência para que seja conjurada uma calamidade que está prestes a desabar em cima da juventude feminina do Brasil. Refiro-me, senhor presidente, ao movimento entusiasta que está empolgando centenas de moças, atraindo-as para se transformarem em jogadoras de futebol, sem se levar em conta que a mulher não poderá praticar este esporte violento sem afetar, seriamente, o equilíbrio fisiológicos de suas funções orgânicas, devido à natureza que dispôs a ser mãe, Ao que dizem os jornais, no Rio de Janeiro, já estão formados nada menos de dez quadros femininos. Em São Paulo e Belo Horizonte também já estão se constituindo outros. E, neste crescendo, dentro de um ano, é provável que em todo o Brasil estejam organizados uns 200 clubes femininos de futebol: ou seja: 200 núcleos destroçados da saúde de 2,2 mil futuras mães, que, além do mais, ficarão presas a uma mentalidade depressiva e propensa aos exibicionismos rudes e extravagantes.
Coluna Pênalti. Carta Capital. 28 abr. 2010.
O trecho é parte de uma carta de um cidadão brasileiro, José Fuzeira, encaminhada, em abril de 1940, ao então presidente da República Getúlio Vargas. As opções linguísticas de Fuzueira mostram que seu texto foi elaborado em linguagem:
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(UNIME) Na linguagem cotidiana, exercer uma força significa puxar ou empurrar. Uma definição mais conveniente é a de que força é uma interação entre dois corpos ou entre o corpo e seu ambiente. Por isso, sempre as pessoas se referem à força que um corpo exerce sobre outro.
Com base nos conhecimentos sobre a Dinâmica de Newton, marque com V as proposições verdadeiras e com F, as falsas.
( ) Quando um corpo A exerce uma força sobre um corpo B, então, o corpo B exerce uma força sobre o corpo A, sendo que essas duas forças têm o mesmo módulo e a mesma direção, mas possuem sentidos contrários, razão pela qual elas se anulam.
( ) O peso de um corpo é a força de atração gravitacional que a Terra exerce sobre ele.
( ) Um astronauta em órbita não sente seu peso porque está livre da atração da gravidade da Terra.
( ) Os referenciais para os quais valem as Leis de Newton são chamados de referenciais não inerciais.
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a
- Biologia | 11.6 Sistema Endócrino
Os distúrbios por deficiência de iodo (DDI) são fenômenos naturais e permanentes amplamente distribuídos em várias regiões do mundo. Populações que vivem em áreas deficientes em iodo têm o risco de apresentar os distúrbios causados por essa deficiência, cujos impactos sobre os níveis de desenvolvimento humanos, social e econômico são muito graves. No Brasil, vigora uma lei que obriga os produtores de sal de cozinha a incluírem em seu produto certa quantidade de iodeto de potássio. Essa inclusão visa prevenir problemas em qual glândula humana?