(UNICAMP) Considere as funções f e g, cujos gráficos estão representados na figura abaixo.
O valor de f(g(1)) - g(f(1)) é igual a
Questões relacionadas
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO) Uma fábrica de cosméticos produz um creme cujo custo de produção é dado pela função C(x) = (2/3)x + 3, em que x é o número de cremes produzidos.
Se a fábrica consegue reduzir o custo de produção de cada unidade x em 17%, a função P(x) que expressa a relação entre o novo custo de produção e a produção é
- Biologia | 8.1 Introdução à Saúde
Há uma diferença marcante entre epidemias e pandemias. Assinale a alternativa que apresenta essa diferença entre elas:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Navegava Alexandre [Magno] em uma poderosa armada pelo Mar Eritreu a conquistar a Índia; e como fosse trazido à sua presença um pirata, que por ali andava roubando os pescadores, repreendeu-o muito Alexandre de andar em tão mau ofício; porém ele, que não era medroso nem lerdo, respondeu assim: “Basta, Senhor, que eu, porque roubo em uma barca, sou ladrão, e vós, porque roubais em uma armada, sois imperador?”. Assim é. O roubar pouco é culpa, o roubar muito é grandeza: o roubar com pouco poder faz os piratas, o roubar com muito, os Alexandres. Mas Sêneca, que sabia bem distinguir as qualidades, e interpretar as significações, a uns e outros, definiu com o mesmo nome: [...] Se o rei de Macedônia, ou qualquer outro, fizer o que faz o ladrão e o pirata; o ladrão, o pirata e o rei, todos têm o mesmo lugar, e merecem o mesmo nome.
Quando li isto em Sêneca, não me admirei tanto de que um filósofo estoico se atrevesse a escrever uma tal sentença em Roma, reinando nela Nero; o que mais me admirou, e quase envergonhou, foi que os nossos oradores evangélicos em tempo de príncipes católicos, ou para a emenda, ou para a cautela, não preguem a mesma doutrina. Saibam estes eloquentes mudos que mais ofendem os reis com o que calam que com o que disserem; porque a confiança com que isto se diz é sinal que lhes não toca, e que se não podem ofender; e a cautela com que se cala é argumento de que se ofenderão, porque lhes pode tocar. [...]
Suponho, finalmente, que os ladrões de que falo não são aqueles miseráveis, a quem a pobreza e vileza de sua fortuna condenou a este gênero de vida, porque a mesma sua miséria ou escusa ou alivia o seu pecado [...]. O ladrão que furta para comer não vai nem leva ao Inferno: os que não só vão, mas levam, de que eu trato, são os ladrões de maior calibre e de mais alta esfera [...]. Não são só ladrões, diz o santo [São Basílio Magno], os que cortam bolsas, ou espreitam os que se vão banhar, para lhes colher a roupa; os ladrões que mais própria e dignamente merecem este título são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões, ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais já com manha, já com força, roubam e despojam os povos. Os outros ladrões roubam um homem, estes roubam cidades e reinos: os outros furtam debaixo do seu risco, estes sem temor, nem perigo: os outros, se furtam, são enforcados: estes furtam e enforcam.
VIEIRA, Pe. A. Essencial padre Antônio Vieira: o que o turista deve ver. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
A citação que se aproxima tematicamente do “Sermão do bom ladrão” de Antônio Vieira é:
- Geografia | 6.4 Transportes
(UECE) A ferrovia norte-sul é uma obra que tem o objetivo de ampliar a capacidade de escoamento da produção de mercadorias no Brasil. Sobre esta obra estratégica, analise as afirmações a seguir.
I. Apresenta-se como uma alternativa mais econômica para o transporte de mercadorias e cargas de longa distância.
II. Algumas das principais mercadorias a serem transportadas são: derivados de petróleo, cimento, grãos, açúcar e álcool.
III. Interligará os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiás, Tocantins, Maranhão e Roraima, integrando o país inteiro a uma rede de logística.
É correto o que se afirma apenas em
- Física | D. Capacitores
(UNIT) O desfibrilador é um capacitor, cujos eletrodos são colocados sobre o peito do paciente. A sua grande utilidade reside no fato de que esses dispositivos podem armazenar energia ao manter uma diferença de potencial entre suas placas, em virtude da separação de cargas.
Considerando-se que a diferença de potencial V entre as placas de um capacitor depende da carga Q, como mostra o gráfico da figura, a energia armazenada nesse capacitor, em mJ, é igual a