(UNICAMP) Considere as funções f e g, cujos gráficos estão representados na figura abaixo.
O valor de f(g(1)) - g(f(1)) é igual a
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
O empreendimento açucareiro contou a participação dos holandeses. Enquanto os portugueses dominaram a produção do açúcar, os holandeses controlaram a distribuição comercial.
Explique a frase “O negócio foi mais lucrativo para os holandeses do que para os portugueses.”
- História | 6.14 Guerra Fria
“Nós somos muito felizes”
PHIL. Revista L’Espoirfrancais. França, 1935. Disponível em: https://ensinarhistoriajoelza.com.br. Acesso em 2 jul. 2021. VOT2021
A propaganda ideológica já vinha ocorrendo desde os anos de 1920, intensificou-se na década seguinte e, depois do fim da Segunda Guerra Mundial, ganhou uma dimensão global. Entre as razões para que a propaganda tenha se destacado no Ocidente tivemos a:
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
Os sólidos de Platão são poliedros convexos cujas faces são todas congruentes a um único polígono regular, todos os vértices têm o mesmo número de arestas incidentes e cada aresta é compartilhada por apenas duas faces. Eles são importantes, por exemplo, na classificação das formas dos cristais minerais e no desenvolvimento de diversos objetos. Como todo poliedro convexo, os sólidos de Platão respeitam a relação de Euler V – A + F = 2, em que V, A e F são os números de vértices, arestas e faces do poliedro, respectivamente. Em um cristal, cuja forma é a de um poliedro de Platão de faces triangulares, qual é a relação entre o número de vértices e o número de faces?
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Texto base: Leia o texto sobre a história dos números. CONTANDO ATÉ 10 Curiosidade Os números foram criados, ao longo da história, pela necessidade do homem, pois era preciso uma forma de representar as quantidades. As primeiras representações numéricas apareceram em razão da necessidade de se fazer a contagem dos animais. Assim, por exemplo, os pastores que soltavam seu rebanho pela manhã, contavam esses animais através de pedrinhas que eram colocadas num saco. Para cada animal, usava-se uma pedrinha. Ao final do dia, ao buscar o rebanho, os pastores contavam de forma inversa, retirando do saco uma pedrinha para cada animal. Nessa época, também existiam outras formas de contar, como nós em cordas ou riscos feitos em ossos e pedras, sendo que cada região utilizava uma forma diferente. Depois de muito tempo, percebeu-se que era necessário uma forma de representar os números para que todos entendessem. Ainda bem que agora podemos contar de uma forma mais fácil, não?!?!? Contando até 10. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/contando-ate-10.html>. Acesso em: 20 set. 2014.
Enunciado:
A criação dos números foi importante para a história da humanidade, pois era
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Assinale a alternativa que explica corretamente da divisão da pré-História em diferentes períodos.