(UNICAMP) Considere as funções f e g, cujos gráficos estão representados na figura abaixo.
O valor de f(g(1)) - g(f(1)) é igual a
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 2.07 Conjunções
(UPE) Whales are people, too
One of the most important features of science is that scientific progress regularly leads to important ethical questions. This is particularly true with research about cetaceans — whales, dolphins and the like — because it has become increasingly apparent that the inner life of these nonhumans is more complex than most humans realize. We have learned that their capacity for suffering is significantly greater than has been imagined — which makes much human behavior towards these nonhumans ethically problematic.
There is now ample scientific evidence that capacities once thought to be unique to humans are shared by these beings. 1Like humans, whales and dolphins are 'persons'. That is, they are self-aware beings with individual personalities and a rich inner life. They have the ability to think abstractly, feel deeply and choose their actions. Their lives are characterized by close, long-term relationships with conspecifics in communities characterized by culture. In short, whales and dolphins are a “who”, not a “what”.
2However, as the saying goes, there is good news and there is bad news.
The good news is that the scientific community is gradually recognizing the importance of these ethical issues. For example, more marine mammal scientists are steering away from doing research on captive dolphins. More significantly, a small group of experts who met at the Helsinki Collegium for Advanced Studies in the spring of 2010 to evaluate the ethical implications of the scientific research on cetaceans concluded that the evidence merited issuing a Declaration of Rights for Cetaceans: Whales and Dolphins. This group included such prominent scientists as Lori Marino and Hal Whitehead. Particularly important in this declaration was the recognition that whales and dolphins are persons who are "beyond use". Treating them as 'property' is indefensible.
Unfortunately, while there has been consistent progress in scientists' sensitivity to the ethical issues, the same cannot be said for those who use cetaceans to generate revenue.
Disponível em: www.abc.net.au/environment/articles. (Adaptado)
As palavras Like (ref. 1) e However (ref. 2) estabelecem, respectivamente, relações de:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Leia a tirinha a seguir com atenção.
a) Qual a brincadeira retratada na tirinha?
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b) Antigamente as meninas não costumavam brincar com meninos. Havia brinquedos e brincadeiras só para meninos e outras só para meninas. Podemos observar esse fato na tirinha?
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c) Desenhe um brinquedo que antigamente era só de meninos e outro que era só de meninas.
d) Hoje em dia você acha que ainda existem brinquedos e brincadeiras só para meninos e só para meninas e que eles não podem brincar juntos? Justifique.
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- Física | 7.2 Quântica
(UEL)
A obra Molhe Espiral (acima) faz lembrar o modelo atômico “planetário”, proposto por Ernest Rutherford (Fig. 1). Esse modelo satisfaz as observações experimentais de desvio de partículas alfa ao bombardearem folhas de ouro. Entretanto, ele falha quando se leva em conta a teoria do eletromagnetismo, segundo a qual cargas aceleradas emitem radiação eletromagnética. Assim, o elétron perde energia executando uma trajetória em espiral e colapsando no núcleo (Fig. 2).
Com base no enunciado, nas figuras e nos conhecimentos sobre mecânica e eletromagnetismo, considere as afirmativas a seguir.
I. A variação do vetor velocidade do elétron evidencia que seu movimento é acelerado.
II. Se o módulo da velocidade linear do elétron é constante em toda a trajetória da Fig. 2, a sua velocidade angular aumentará até o colapso com o núcleo.
III. O átomo de Rutherford poderia ser estável se o elétron possuísse carga positiva.
IV. Na segunda figura, o elétron está desacelerando, uma vez que a força de repulsão eletrostática diminui com o decréscimo do raio da órbita.
Assinale a alternativa correta.
- Química | 1.3 Classificação Periódica
(UEFS)
A Tabela Periódica pode ser usada para organizar e lembrar propriedades com base nos números atômicos e nas configurações eletrônicas, como o tamanho do átomo, a energia de ionização e a densidade, entre outras. Os elementos químicos em um grupo apresentam similaridades, de modo geral, mas apresentam também tendências à medida que se observam suas propriedades em um grupo ou de um grupo para outro. Algumas das propriedades físicas dos metais alcalinos são apresentadas na tabela e, a partir da análise delas, é possível verificar algumas tendências que ocorrem com os elementos químicos desse grupo da Tabela Periódica.
Uma análise dessa tabela e da Tabela Periódica dos elementos químicos permite concluir:
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
- Faça um passeio nos jardins da escola e peça aos alunos para observarem os
diferentes tipos de linhas que existem ao nosso redor. Muitas coisas são feitas de
linhas.
- Peça aos alunos para observarem as mobílias, as casas, mesas, etc. Incentivo-os a
pensar em palavras para descrever todos os diferentes tipos de linhas que existem.
- Peça aos alunos para trazerem de casa ou o professor poderá pedir restos de
toquinhos de madeira em marcenarias , para fazer esta atividade.
- Distribua os toquinhos de madeira para os alunos.
- Peça para eles irem enrolando a linha nos blocos de madeira em diferentes posições.
- Colocar cola.
- Espere secar.
- O professor deverá auxiliar os alunos nesta hora.
- A partir desta etapa, esta atividade deverá ser feita em grupos para que todos os
alunos possam usar os carimbos dos colegas, para criar uma linda composição.
- Agora, instrua os alunos a colocar uma pequena quantidade de tinta no pratinho de
isopor.
- Peça para os alunos para pressionar, com cuidado, as formas que foram criadas com
o cordão na tinta e, em seguida, imprimir no papel para criar uma composição com
linhas.
- Incentive a turma a fazer várias impressões ocupando todo o papel.
- Junto com o aluno, o professor vai selecionar a melhor imagem impressa e fazer uma
exposição nos corredores da escola.
- Exponha também os carimbos feitos para a execução desta atividade.
Fonte:
https://professoresherois.com.br/atividades-de-artes-criar-design-com-linhas/#Objetivo_do_trabalho_com_Atividades_de_artes_com_Pintura