(UFU) O quadro abaixo apresenta alguns hormônios vegetais e algumas funções desempenhadas por esses hormônios. Relacione a coluna da direita com a da esquerda no que se refere aos hormônios vegetais e suas funções.
Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre as colunas.
Questões relacionadas
- Química | B. Equilíbrio Iônico
Maratonistas percorrem distâncias de mas dependem de uma boa oxigenação nos músculos. Se isso não ocorrer, o cansaço é extremo e pode causar desmaios. A utilização do oxigênio pelas células ocorre, inicialmente, pela combinação do com a hemoglobina do sangue formando a oxiemoglobina conforme o equilíbrio a seguir. O é o agente de transporte do para as células dos músculos, já que o não se dissolve bem no plasma sanguíneo e é sabido que o aumento da acidez no plasma sanguíneo favorece a dissociação da
Um indivíduo que possui elevada atividade respiratória (com grande produção de a quantidade de liberada nos tecidos é
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
As mãos de Ediene
Ediene tem 16 anos, rosto redondo, trigueiro, índio e bonito das meninas do sertão nordestino. Vaidosa, põe anéis nos dedos e pinta os lábios com batom. Mas Ediene é diferente. Jamais abraçará, não namorará de mãos dadas e, se tiver filhos, não os aconchegará em seus braços para dar-lhes o calor e o alimento dos seios da mãe. A razão é simples: Ediene não tem braços. Ela os perdeu numa maromba, máquina do século passado, com dois cilindros de metal que amassam barro para fazer telhas e tijolos numa olaria. Os dedos que enche de anéis são os dos pés, com os quais escreve, desenha e passa batom nos lábios. Ela é uma das centenas de crianças mutiladas todos os anos, trabalhando como gente grande em troca de minguados cobres.
UTZERI, F. As mãos de Ediene. Jornal do Brasil, Caderno B, 2 dez. 1999 (adaptado).
Os recursos estilísticos de um texto servem para torná-lo esteticamente mais eficaz. Em As mãos de Ediene, o autor alcança esse objetivo ao coordenar adjetivos no 1.° período. Tal procedimento busca:
- Química | B. Estrutura do Átomo e Distribuição Eletrônica
(CPS) O teste da chama é um procedimento corriqueiro em laboratórios de Química, tanto em níveis básicos como avançados. Pode ser utilizado para uma simples observação colorimétrica ou para a identificação de um cátion metálico. Consiste em se inserir uma amostra de determinado composto, geralmente no estado sólido, na base da chama, com o auxílio de um fio de platina, observando-se, assim, a mudança de coloração apresentada pela chama. A cor deve-se à influência da temperatura na estrutura atômica do cátion presente na amostra.
https://tinyurl.com/yb7jxftm Acesso em: 10.11.2017. Adaptado.
A tabela apresenta a cor esperada para os cátions de alguns elementos químicos.A professora de laboratório de Ciências apresenta três amostras de sais: e NACl para os alunos as identificarem com base nessa tabela.Assinale a alternativa que relaciona, corretamente, o sal à respectiva cor no teste da chama.SAL - COR DA LUZ EMITIDA
- História
Por que o dia tem 24 horas?
Foram os sumérios, por volta de 2000 a.C., que tiveram essa ideia. Esse povo viveu no sul da
Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, onde fica hoje o sul do Iraque, no Oriente Médio. O povo sumério dividiu o dia em: 12 horas para a parte clara (dia) e 12 horas para a parte escura (noite), criando assim as 24 horas. Dividiram também o ano em 12 meses, baseados no tempo para plantar e para colher.
(Disponível em: http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=419.)
A civilização egípcia também foi muito criativa no campo artístico e cultural. Desenvolveram um tipo especial de escrita, alem de requintes de astronomia, matemática e medicina. O calendário de 365 dias foi organizado por eles.
(Moraes, Jose Geraldo Vinci de. 1960. Caminhos das civilizações – história integrada: Geral e do Brasil. São Paulo: Atual, 1998. p. 23.)
Os textos fazem referência ao tempo cronológico, ou seja, as datas se sucedem, com uma duração precisa. Ele se difere do tempo histórico que, por sua vez, diz respeito ao tempo de duração de determinado processo histórico ou modo de vida de uma sociedade. Diante do exposto, e correto afirmar que
- Espanhol - Fundamental | 1. Interpretación de Texto (Interpretação de Texto)
Lee el siguiente poema del poeta español Rafael Alberti y resuelve la cuestión. Si yo nací campesino...
Rafael Alberti
Si yo nací campesino,
si yo nací marinero,
¿por qué me tenéis aquí,
si este aquí yo no lo quiero?
El mejor día, ciudad
a quien jamás he querido,
el mejor día —¡silencio!—
habré desaparecido.
Disponible en: http://www.palabravirtual.com/index.php?ir=ver_voz1.php&wid=1708&p=Rafael%20Alberti&t=Si%20yo%20nac%ED%20campesino…&o=Nuria%20Espert. Acceso el: 12 nov. 2013.
Enunciado:
Por todo lo que dice en el poema, se nota que el yo lírico está