(UFU) O quadro abaixo apresenta alguns hormônios vegetais e algumas funções desempenhadas por esses hormônios. Relacione a coluna da direita com a da esquerda no que se refere aos hormônios vegetais e suas funções.
Assinale a alternativa que apresenta a relação correta entre as colunas.
Questões relacionadas
- Biologia | 9.2 Histologia Vegetal
(FMC) O sistema vascular das plantas é formado por células cujas origens são os meristemas primários e secundários. Eles são vasos condutores de seivas que podem levar substâncias do sistema radicular para as folhas ou das folhas para as diferentes partes da planta.
Identifique as respectivas seivas dos vasos condutores:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Leia as informações a seguir:
Não se sabe com certeza de onde vieram as brincadeiras, mas acredita-se que o brincar existe desde o surgimento do homem, pois com qualquer objeto pode-se criar um brinquedo ou uma brincadeira.
Muitas brincadeiras que conhecemos hoje são antigas e foram sendo ensinadas de geração em geração.
Veja alguns exemplos:
As crianças chinesas que viveram há mais de 2200 anos já brincavam com pipas.
No Brasil, a pipa tornou-se conhecida por volta de 1600 e foi trazida para cá pelos portugueses.
As crianças que viveram no Egito há mais de 4000 anos já se divertiam brincando de cabo-de-guerra, também com bonecas feitas de madeiras e com piões feitos de um barro chamado argila.
Além disso, elas gostavam de jogar bola montadas uma sobre os ombros das outras.
Entre as crianças gregas que viveram há mais de 2500 anos, a diversão principal era rolar grandes aros de metal com as mãos. Elas também se divertiam brincando com ioiôs.
Já os garotos romanos que viviam há cerca de 2000 anos gostavam de brincar com bolinhas de gude coloridas e também de colecioná-las.
A) Quais das brincadeiras antigas citadas no texto existem até hoje?
B) Escolha uma brincadeira do passado que ainda existe hoje e explique a forma como ela é realizada nos dias atuais.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.07 Notícia
Os textos a seguir são respectivamente, uma notícia e um gráfico. Leia-os e resolva as questões.
FALTA DE ÁGUA POTÁVEL SEGUE MATANDO
Falta de acesso à água potável mata 1,6 milhão por ano, diz ONU
A falta de acesso à água potável e a um saneamento adequado causa 1,6 milhão de mortes ao ano, a maioria delas entre crianças com menos de cinco anos, afirmou um relatório apresentado hoje no Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.
A autora do estudo, a especialista da ONU para o Direito à Água e ao Saneamento, Catarina de Albuquerque, ressaltou que " o acesso a melhores serviços de saneamento segue sendo uma promessa descumprida para quase 40% da população mundial".
Para exemplificar isso, ressaltou que 23% da população mundial defeca ao ar livre, uma prática que "põe em perigo a saúde de toda a comunidade, porque aumenta as (incidências de) doenças diarreicas, incluindo o cólera, assim como infecções por vermes e hepatite".
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) contidos no relatório indicam que o “acesso a um melhor saneamento diminuiria em 32% as doenças diarréicas”.
Melhorar essa situação ajudaria ainda a eliminar as situações nas quais as meninas são proibidas de ir à escola por falta de serviços higiênicos destinados para mulheres.
Além disso, resolver o problema teria um impacto econômico positivo em regiões muito pobres do mundo.
Isso aconteceria porque, por exemplo, "o custo do tratamento das doenças diarreicas representa 12% dos orçamentos nacionais em questão de saúde na África Subsaariana", explicou a especialista.
"No total, as possíveis vantagens econômicas de investir em água e saneamento poderiam chegar a US$ 38 bilhões ao ano" em nível mundial, afirmou.
Falta de água potável segue matando. Postado por @infoambiental . Folha OnLine – Ambiente. Mar. de 2009. Disponível em:
http://aguadonadavida.blogspot.com.br/2009/03/falta-de-agua-potavel-segue-matando.html. Acesso em: 15 de mar. de 2012.
O texto I é uma notícia que aborda a falta de água no mundo. Releia com atenção os trechos sublinhados e explique o efeito que essas informações provocam no leitor.
- Geografia | 1. Introdução ao Pensamento Geográfico
(UECE) Atente à seguinte descrição:
“Conjunto de correntes que caracterizou a geografia no período que se estende de 1870 aproximadamente, quando a geografia tornou-se uma disciplina institucionalizada nas universidades europeias, à década de 1950, quando se verificou a denominada revolução teorético-quantitativa [...]”.
Correa, Roberto Lobato. Espaço um conceito chave da Geografia. p. 17.
In: Geografia: conceitos e temas. 1995.
Essa descrição se refere ao conceito de geografia
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(Uneb) Criada em 2008, como laboratório de projetos e ponto de conscientização para funcionários da entidade, a Casa Eficiente da Fiocruz abriu as portas ao público no Dia Mundial da Saúde. A ideia é mostrar que é possível uma casa mais ecológica a partir de pequenas iniciativas. A casa é toda feita de madeira escura e certificada, com um jardim que aproveita garrafas PET para acomodar mudas de planta. Já do lado de fora, avistam-se as três caixas d’água que a abastecem: uma convencional, outra que coleta água da chuva e uma terceira que se liga ao aquecedor feito de garrafas plásticas e embalagens tetrapack pintadas de preto. O espaço concentra outras iniciativas sustentáveis, uma central de compostagem que transforma 80% dos galhos e das folhas recolhidas no campus em adubo. (GUIMARÂES, 2011).
Um chuveiro elétrico convencional de potência igual a 5400,0W aquece água proveniente de uma caixa d’água a 20℃, até 38℃, temperatura do banho quente no inverno. Se fosse utilizada a água pré-aquecida pelo aquecedor ecológico, que chega ao chuveiro com a temperatura de 27℃ e aquecida até 38℃, então o chuveiro que opera com 5400,0W poderia ser substituído por outro, de mesma vazão, de potência igual, em W, a