Dois ciclistas profissionais chocaram-se em um parque público e culparam a ineficiência da sinalização local, uma vez que ambos leram e respeitaram a placa dirigida a esse tipo de esportista.
Os fatos relatados e a leitura da referida placa revelam que
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
. Texto base:
Enunciado:
De acordo com as anotações da professora,
- Biologia | 13.9 Linkage
(UPE) Um pesquisador tenta descobrir se pares de genes alelos, que atuam em duas características para cor (colorido - B e incolor - b) e aspecto (liso - R e rugoso - r) do grão do milho, se situam em pares de cromossomos homólogos ou no mesmo cromossomo (Linkage). Ele efetuou o cruzamento de um duplo-heterozigoto com um duplo-recessivo, ou seja,
P : AaBb x aabb
Assinale a alternativa que resulta na CORRETA F1.
- Química | 2.7 Equilíbrio
(UEFS)
I. NH3(aq) + H2O(l) ↔NH4+(aq) + OH– (aq) Kb = 1,8 . 10– II. ClO–(aq) + H2O(l) ↔HClO(aq) + OH– (aq) kb = 3,3 . 10– 7
Algumas espécies químicas, como a amônia, NH3, e o íon hipoclorito, ClO−, comportam-se como bases fracas em solução aquosa, de acordo com os sistemas em equilíbrio químico representados pelas equações químicas I e II. A constante de ionização, Kb, está relacionada ao equilíbrio químico, no qual uma base reage com a água para formar o ácido conjugado correspondente e o íon hidróxido, OH−.
Considerando-se essas informações, é correto afirmar:
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
(PUCSP) Malária (I), febre amarela (II), mal de Chagas (III) e síndrome da imunodeficiência adquirida (IV) são algumas das doenças que ocorrem em humanos. I e III são causadas por (A), enquanto II e IV são causadas por (B) . As letras A e B nas lacunas devem ser preenchidas correta e, respectivamente, por
- Química | 2.5 Oxirredução
(UEPA) As reações químicas constituem importantes ferramentas utilizadas na elucidação de crimes. Para revelar numerações em chassi de veículos adulterados, utiliza-se uma solução aquosa alcalina de Ferricianeto de potássio – K3 [Fe(CN)6], denominado reagente de Murikami. O processo consiste na aplicação da referida solução à superfície metálica adulterada (que sofre oxidação mais rapidamente) possibilitando a revelação da numeração original. As equações I e II (não balanceadas) representam as reações envolvidas no processo:
I. Fe + O2 →Fe2O3 II. K3 [Fe(CN)6] + Fe2O3 (alaranjado) →Fe[Fe(CN)6] + K2O (azul da Prússia)
(Extraído e adaptado de: OLIVEIRA, Marcelo Firmino. Química Forense: A utilização da Química na pesquisa de vestígios de crime. In: Rev. Química nova na escola on-line, nº. 24.
Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/ qnesc24/ccd2.pdf. Acessado em: 08/09/11)
A variação do nox do ferro na superfície que sofre oxidação é: