(MACKENZIE) Para a prática de esportes olímpicos, é adequada a piscina olímpica. As dimensões dela, segundo Federação Internacional de Natação, devem ser de 50 m para o comprimento; 25 m para a largura, e 2,0 m para a profundidade. A temperatura média ideal da água deve ser igual a 25°C.
A quantidade de energia necessária, em joules, a ser fornecida para deixar a água da piscina na temperatura ideal – sendo essa a única troca de energia a se considerar –, observando que inicialmente a água, que preenche todo o volume da piscina, estava a 20°C é igual a
Dados:
calor específico sensível da água = 1 cal/g°C
massa específica da água = 1 g/cm3
1,0 cal = 4,0J
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Analise a fotografia da cidade de São Paulo no início do século XX. Disponível em: <http://goo.gl/RKZm65>. Acesso em: 19 out. 2013.
Enunciado:
Nos primórdios do século XX, a fotografia já era largamente utilizada como registro documental das transformações urbanas em curso nesse período.
a) Identifique os elementos presentes na imagem que mostram o crescimento e o desenvolvimento urbano da cidade de São Paulo no início do século XX.
b) Aponte os fatores que proporcionaram o rápido crescimento da cidade de São Paulo nesse período.
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para a questão
Todo mundo tem sotaque
Sou um imigrante que passou quase tanto tempo nos EUA quanto na minha terra natal, a Espanha. [...] Vivendo a minha rotina, profundamente envolvido no trabalho do ensino e aprendizado de segundas línguas, foi divertido assistir a um seriado de TV no qual a aptidão [linguística] dos personagens principais era tão importante para a trama; apesar disso, a premissa de que você pode falar uma língua sem absolutamente nenhum sotaque é exagerada. Na verdade, não é nem possível. Pior ainda, o fetiche com alguns sotaques e o desprezo por outros pode levar a uma discriminação real em entrevistas de emprego, avaliações de desempenho e acesso a moradia, para citar apenas algumas áreas nas quais exibir ou não determinada pronúncia tem consequências profundas. Frequentemente, no hospital ou no banco, no escritório ou em um restaurante – e até na sala de aula – assumimos a ideia de que nossas palavras têm de soar de maneira correta e que o sotaque perfeito não é só inaudível, mas também invisível. Se você analisar a questão do ponto de vista sociolinguístico, a ausência de sotaque é simplesmente impossível. A pronúncia é meramente uma forma de falar moldada por uma combinação de geografia, classe social, nível de escolaridade, etnia e língua-mãe. Eu tenho, você tem, todo mundo tem. Não existe essa coisa de inglês perfeito, neutro e sem sotaque – ou espanhol, ou qualquer outra língua. Dizer que alguém não tem sotaque é tão crível quanto dizer que alguém não tem feições. Sabemos bem disso, mas, mesmo assim, em um momento em que a porcentagem de habitantes estrangeiros nos EUA alcançou o ponto mais alto do século, a diferença entre “nativo” e “não nativo” tornou-se cruel, e é por isso que vale a pena ter em mente o tempo todo que ninguém fala sem sotaque. [...] A discriminação baseada no sotaque não é apenas um conceito acadêmico; experimentos mostram que as pessoas tendem a fazer presunções estereotipadas sobre os falantes com sotaque não nativo, cujo efeito acaba se estendendo aos nativos cujos nomes e/ou etnias parecem estrangeiros. Os estudos mostram que quando um anglofalante não nativo responde a um anúncio de moradia, seu diálogo com o proprietário, em média, tem maiores chances de não dar em nada do que daqueles “que não têm sotaque”. Só espero então que vocês gostem do meu sotaque tanto quanto eu gosto do seu. AGUDO, Roberto Rey. Todo mundo tem sotaque. Disponível em: <www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/
todo-mundo-tem-sotaque-4en5vgto9005ssiznxh8269w7>. Acesso em: 20 jul. 2018. Adaptado.
O tema central do texto de Roberto Rey Agudo é(são):
- Inglês - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Traveling by bike provides a number of advantages not offered by cars. For one, a bicycle needs considerably less maintenance than a car. And for shorter trips through heavy traffic, you can often travel faster by bike than you can by automobile. When you arrive at your destination, you can avoid paying parking and leave your bicycle right near the front of the lot. Cycling can also double as your exercise for the day, so any time lost on your commute can be made up by not having to schedule additional time for the gym. Finally, bicycles let us access natural beauty that often can’t be accessed by automobile, such as scenic parks and breathtaking waterfronts. Available at: http://wtbikes.com/bicycle-information/benefits-of-biking/. Accessed on: Jun 13, 2016. (adapted)
Which alternative best summarizes the topics covered in this passage about using bikes?
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
Para evitar uma epidemia, a Secretaria de Saúde de uma cidade dedetizou todos os bairros, de modo a evitar a proliferação do mosquito da dengue. Sabe-se que o número f de infectados é dado pela função f(t) = -2t2 + 120t (em que t é expresso em dia e t = 0 é o dia anterior à primeira infecção) e que tal expressão é válida para os 60 primeiros dias da epidemia.
A Secretaria de Saúde decidiu que uma segunda dedetização deveria ser feita no dia em que o número de infectados chegasse à marca de 1.600 pessoas, e uma segunda dedetização precisou acontecer.
A segunda dedetização começou no
- Língua Portuguesa - Fundamental | 09. Advérbios
Texto base: Leia o cartaz a seguir. Dsponível em: <http://www.sbn.com.br/index/institucional/pense-bem>. Acesso em: 08 nov. 2015.
Enunciado:
Na frase “Pense bem”, o termo sublinhado é um advérbio que exprime uma circunstância de