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(CPS) A esgrima é um esporte cujo objetivo é tocar o adversário com uma lâmina, ao mesmo tempo em que se evita ser tocado por ela. Como um combate pode se tornar muito rápido, às vezes é difícil distinguir se algum toque foi dado, por isso surgiu a esgrima elétrica, praticada com equipamentos eletrônicos cujo intuito é facilitar a observação do combate. Nela, fios ligam a roupa e a arma do atleta a um sistema eletrônico que faz o registro dos toques.
A figura a seguir é um esquema simplificado do circuito ligado à roupa de cada esgrimista.
No circuito, quando o atleta é atingido pela lâmina, a chave S se fecha e a lâmpada A acende.
Considere que
• a bateria ideal tem 12 V;
• a resistência da lâmpada é igual a 200 U;
• 1 mA = 1. 10– 3 A.
Assinale a alternativa que indica, em miliamperes (mA), a corrente do circuito no momento em que o atleta recebe o toque da lâmina.