(UFPE) O gráfico a seguir ilustra o peso p, em gramas, de uma carta, incluindo o peso do envelope, em termos do número x de folhas utilizadas. O gráfico é parte de uma reta e passa pelo ponto com abscissa 0 e ordenada 10,2 e pelo ponto com abscissa 4 e ordenada 29,4.
Qual o peso de uma folha?
Questões relacionadas
- Física
Considere que o Gerador de Van de Graaff da figura está em funcionamento, mantendo constante o potencial elétrico de sua cúpula esférica de raio Ro metros. Quando, então, é fechada a chave CH1 uma esfera condutora de raio R1/Ro/4 metros, inicialmente descarregada, conecta-se à cúpula por meio de fios de capacidade desprezível(também é desprezível a indução eletrostática). Atingido o equilíbrio eletrostático, a razão entre as densidades superficiais de carga elétrica da esfera e da cúpula, vale
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
(UEL) Em 1953, James Watson e Francis Crick elucidaram a estrutura tridimensional da dupla hélice de DNA e postularam que o pareamento específi co de bases nitrogenadas sugere um possível mecanismo de cópia para o material genético.
Baseado neste postulado, o processo de duplicação do DNA é considerado como sendo semiconservativo porque:
- Matemática | 09. Probabilidade
(UERJ) Uma urna contém uma bola branca, quatro bolas pretas e x bolas vermelhas, sendo x > 2. Uma bola é retirada ao acaso dessa urna, é observada e recolocada na urna. Em seguida, retira-se novamente, ao acaso, uma bola dessa urna.
Se 1/2 é a probabilidade de que as duas bolas retiradas sejam da mesma cor, o valor de x é:
- Física | 3.2 Dilatação
(EPCAR (AFA)) Em um laboratório de física é proposta uma experiência onde os alunos deverão construir um termômetro, o qual deverá ser constituído de um bulbo, um tubo muito fino e uniforme, ambos de vidro, além de álcool colorido, conforme a figura abaixo.
O bulbo tem capacidade de 2,0 cm³, o tubo tem área de secção transversal de 1,0 .10-2 cm² e comprimento de 25 cm.
No momento da experiência, a temperatura no laboratório é 30°C, e o bulbo é totalmente preenchido com álcool até a base do tubo. Sabendo-se que o coeficiente de dilatação do álcool é 11 x 10-4/°C e que o coeficiente de dilatação do vidro utilizado é desprezível comparado ao do álcool, a altura h, em cm, atingida pelo líquido no tubo, quando o termômetro for utilizado em um experimento a 80°C, é
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
TEXTO I
Estresse é um termo que se vulgarizou nos últimos tempos. Queixa-se de estresse o homem que chega em casa depois de um dia de muito trabalho, de trânsito pesado e das filas do banco. Queixa-se a mulher que enfrentou uma maratona de atividades domésticas, profissionais e com os filhos. À noite, terminado o jantar, com as crianças recolhidas, os dois mal têm forças para trocar de roupa e cair na cama.
A palavra estresse não cabe nesse contexto. O que eles sentem é cansaço, estão exaustos e uma noite de sono é um santo remédio para recompor as energias e revigorá-los para as tarefas do dia seguinte.
A palavra estresse, na verdade, caracteriza um mecanismo fisiológico do organismo sem o qual nós, nem os outros animais, teríamos sobrevivido. Se nosso antepassado das cavernas não reagisse imediatamente, ao se deparar com uma fera faminta, não teria deixado descendentes. Nós existimos porque nossos ancestrais se estressavam, isto é, liberavam uma série de mediadores químicos (o mais popular é a adrenalina), que provocavam reações fisiológicas para que, diante do perigo, enfrentassem a fera ou fugissem.
Disponível em: http://drauziovarella.com.br. HYPERLINK "http://drauziovarella.com.br/" Acesso em: 2 jun. 2015.
Ao lançar mão do mecanismo de comparação, o autor do texto conduz os leitores a