(UNIVALI-SC) D. Alzira, professora de ciências da 4a série, pediu aos seus alunos que observassem, durante 15 dias, algumas batatas, para que descobrissem que tipo de órgão vegetal esse alimento, tão cobiçado, representa. A maioria dos alunos descreveu, após dias de observação, o aparecimento de protuberâncias e, alguns pontos da batata.
Muitos deles concluíram corretamente que esse alimento é:
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- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2017 2ª APLICAÇÃO) O tapete vermelho na porta é para você se sentir nas nuvens antes mesmo de tirar os pés do chão.
(Campanha publicitária de empresa aérea.)
Disponível em: http://quasepublicitarios.wordpress.com. Acesso em: 3 dez. 2012.
Ao circularem socialmente, os textos realizam-se como práticas de linguagem, assumindo configurações de especificidade, de forma e de conteúdo. Para atingir seu objetivo,esse texto publicitário vale-se do procedimento argumentativo de
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.05 Tirinha
Leia a tirinha a seguir e resolva a questão.
Na maioria das vezes, a tirinha é um gênero textual que se caracteriza pela presença de humor. O fato que produz o humor na tirinha de Fernando Gonsales é o
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Leia o anúncio a seguir.
No anúncio, está escrito que se o pedido não for entregue em 1 hora, o cliente não precisa pagar. Até que horas os pedidos abaixo deverão ser entregues? Complete o quadro a seguir:
- Química | A. Equilíbrio Químico
Vários ácidos são utilizados em indústrias que descartam seus efluentes nos corpos d’água, como rios e lagos, podendo afetar o equilíbrio ambiental. Para neutralizar a acidez, o sal carbonato de cálcio pode ser adicionado ao efluente, em quantidades apropriadas, pois produz bicarbonato, que neutraliza a água. As equações envolvidas no processo são apresentadas:
(I) CaCO3 (s) + CO2 (g) + H2O (l) <-> Ca2+ (aq) + 2 HCO3– (aq)
(II) HCO3– (aq) <-> H+ (aq) + CO32- (aq) K1 = 3,0×10-11
(III) CaCO3 (s) <-> Ca2+ (aq) + CO32- (aq) K2 = 6,0×10-9
(IV) CO2 (g) + H2O (l) <-> H+ (aq) + HCO3– (aq) K3 = 2,5×10-7
Com base nos valores das constantes de equilíbrio das reações II, III, IV a 25oC, qual é o valor numérico da constante de equilíbrio da reação I?
- Física | 5.1 Movimento Harmônico Simples
(EPCAR (AFA)) Uma partícula de massa m pode ser colocada a oscilar em quatro experimentos diferentes, como mostra a Figura 1 abaixo.
Para apenas duas dessas situações, tem-se o registro do gráfico senoidal da posição da partícula em função do tempo, apresentado na Figura 2.
Considere que não existam forças dissipativas nos quatro experimentos; que, nos experimentos II e IV, as molas sejam ideais e que as massas oscilem em trajetórias perfeitamente retilíneas; que no experimento III o fio conectado à massa seja ideal e inextensível; e que nos experimentos I e III a massa descreva uma trajetória que é um arco de circunferência.
Nessas condições, os experimentos em que a partícula oscila certamente em movimento harmônico simples são, apenas