O uso da água aumenta de acordo com as necessidades da população no mundo. Porém, diferentemente do que se possa imaginar, o aumento do consumo de água superou em duas vezes o crescimento populacional durante o século XX.
TEIXEIRA, W. et al. Decifrando a Terra. São Paulo: Cia. Editora Nacional, 2009.
Uma estratégia socioespacial que pode contribuir para alterar a lógica de uso da água apresentada no texto é a
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto.
O problema das especulações
A partir de março de 1928, o boom da Bolsa de Nova Iorque – cujas causas residiam na política monetária expansionista, na estrutura financeira e bancária norte-americana e nos fatores psicossociológicos que caracterizaram o comportamento do público estadunidense – passou a ser puramente especulativo. A bolsa começou a subir, não de forma paulatina e sustentada, mas em grandes saltos.
Disponível em: <http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/CRISE%20DE%201929.pdf>.
Acesso em: 23 fev. 2018.
O boom da Bolsa de Nova Iorque em 1928 fundamentou a Grande Depressão na medida em que
- Matemática - Fundamental | 08. Polígonos
Leia atentamente o texto a seguir:
O triângulo (vulgarmente conhecido por “ferrinhos”) é um instrumento de percussão popular e é basicamente uma barra de aço fina dobrada na forma de um triângulo, que possui três lados congruentes, e com o canto esquerdo aberto.
O instrumento usual de orquestra mede entre 15 e 18 centímetros de cada lado, embora ocasionalmente alguns compositores possam pedir formas maiores ou menores.O triângulo é tocado com um “batedor” feito do mesmo metal que a barra original, sendo que, para sons mais suaves, é usada uma baqueta. O triângulo foi primeiramente documentado no século X.
Nos primórdios da sua história, foi usado nas celebrações da igreja e por isso era frequentemente associado com a arte religiosa.
No final do século XVIII, o triângulo era utilizado na orquestra
somente para efeitos especiais excepcionais.
À medida que o século XIX avançava, o instrumento foi gradualmente aceito como um “membro” regular da orquestra.
Marque a afirmativa CORRETA relacionada ao texto acima.
- História | 4. Patrimônio Cultural
Uma área de cerca de 101,7 mil metros quadrados, com um pátio ferroviário e uma série de armazéns de açúcar abandonados pelo poder público. Quem olha de fora vê apenas isso, mas quem conhece a história do Cais José Estelita sabe que o local faz parte da história de Recife, sendo um dos cartões-postais e um dos poucos espaços públicos que restam na capital pernambucana. E é por isso que um grupo está lutando para evitar que as construções sejam demolidas por um consórcio de grandes construtoras para construção de prédios comerciais e residenciais.
BUENO, C. Ocupe Estelita: movimento social e cultural defende marco histórico de Recife. Ciência e Cultura , n. 4, 2014.
A forma de atuação do movimento social relatado evidencia a sua busca pela:
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
O gráfico mostra o número de favelas no município do Rio de Janeiro entre 1980 e 2004, considerando que a variação nesse número entre os anos considerados é linear.
(Foto: Favela Tem Memória. Época. No 621, 12 abr. 2010 (adaptado).)
Se o padrão na variação do período 2004/2010 se mantiver nos próximos 6 anos, e sabendo que o número de favelas em 2010 é 968, então o número de favelas em 2016 será:
- Física | 1.1 Ferramentas Básicas
(FGV) A força resistiva (Fr) que o ar exerce sobre os corpos em movimento assume, em determinadas condições, a expressão Fr= k. v², em que v é a velocidade do corpo em relação a um referencial inercial e k é uma constante para cada corpo. Para que a expressão citada seja homogênea, a unidade de k, no sistema internacional de unidades, deve ser