(FGV) A força resistiva (Fr) que o ar exerce sobre os corpos em movimento assume, em determinadas condições, a expressão Fr= k. v², em que v é a velocidade do corpo em relação a um referencial inercial e k é uma constante para cada corpo. Para que a expressão citada seja homogênea, a unidade de k, no sistema internacional de unidades, deve ser
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 8.01 Carta Pessoal e Carta ao Leitor
Leia a carta a seguir.
a) Quem escreveu essa carta?
b) Para quem ela escreveu?
c) Com que objetivo essa carta foi escrita?
d) Use a legenda a seguir para identificar as partes que compõem uma carta.
Local e data
Vocativo
Desenvolvimento
Despedida
- Matemática | 15.4. Cônicas
(ESPCEX) Os valores reais de n para os quais a reta (t) y = x + n seja tangente à elipse de equação 2x² + 3y² = 6 são iguais a:
- Física | 3.2 Dilatação
(UEPB) Quando ocorre um impedimento à livre dilatação ou contração de um corpo, surgem forças internas de tensão que podem levá-lo a se romper ou a se deformar. Por isso, há muitas situações do cotidiano em que a dilatação ou contração técnica é “facilitada” para evitar problemas desse tipo. Por exemplo: nas ferrovias, as barras de trilho devem ser assentadas com um espaço entre elas, para permitir a livre dilatação quando a temperatura variar. Se isso não fosse jeito, os trilhos poderiam se entortar, devido à tensão a que ficariam submetidos.
(Adaptado de JUNIOR. F. R. Os Fundamentos da Física. 8. ed. vol. 2. São Paulo: Moderna. 2003, p. 32)
Com base nas informações acima, analise a seguinte situação-problema:
Em geral, os trilhos de uma ferrovia têm um comprimento de 15 m e são instalados sobre os dormentes quando a temperatura é de 25°C. Considere que os trilhos têm um coeficiente linear de 10.10-6 °C-1. Em um dia ensolarado de verão, a temperatura dos trilhos pode atingir 55°C. Qual deve ser a distância de dilatação mínima entre os trilhos de modo a evitar que as extremidades de dois trilhos consecutivos se juntem e se deformem, podendo ocasionar um acidente?
- Química | 1.4 Ligações Químicas
O nitrato de prata, AgNO3(s), é um agente oxidante, solúvel em água e sensível à luz. É muito utilizado como reagente analítico, na fabricação de vidros e espelhos e como germicida. Uma solução de concentração 10 mgmℓ-1 de nitrato de prata é usada como antisséptico oftálmico, imediatamente após o nascimento do bebê, para evitar infecções nos olhos. Entretanto a manipulação do nitrato de prata deve ser feita com cautela porque o contato direto com esse oxidante pode causar queimaduras, irritação por inalação ou contato com a pele e mucosas.
Com base nessas informações e nos conhecimentos sobre as propriedades das soluções e das substâncias químicas, é correto afirmar:
- Sociologia | 6 Sociologia Brasileira
(UEMA) A incivilidade gourmet
(...) Em entrevista à Folha de S. Paulo, o sociólogo espanhol Manuel Castells chegou a tempo de enfiar o dedo nas escancaradas escaras da sociedade brasileira. (...) “A imagem mítica do brasileiro simpático só existe no samba. Na relação entre pessoas, sempre foi violento. A sociedade brasileira não é simpática, é uma sociedade que se mata”.
Continua a matéria, “para os leitores de Sergio Buarque de Holanda, o sociólogo espanhol apenas redescobre as raízes da sociedade brasileira plantadas nos terraços da escravidão, entre a casa-grande e suas senzalas. (...) Sob a capa do afeto, o cordialismo esconde as crueldades da discriminação e da desigualdade.”
BELLUZZO, Luiz Gonzaga. A incivilidade gourmet. Carta Capital, Ano XXI, N. 854.
A matéria retratada aponta como ilusória a ideia de que o brasileiro teria como característica a cordialidade, sendo, ao contrário, preconceituoso e agressivo. As frases expressivas da arrogância discriminativa presente no cotidiano da sociedade brasileira estão indicadas em