(UEPG) O cladograma abaixo apresenta resumidamente alguns passos da evolução das plantas. Em relação às características que os grupos foram adquirindo no decorrer do processo evolutivo (I, II, III, IV e V), assinale o somatório do que for correto.
01. (V) fl ores e frutos.
02. (III) reprodução totalmente independente de água.
04. (II) embrião multicelular.
08. (IV) sementes.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto I
Amor é detectável por meio de tomografia, dizem pesquisadores britânicos
Cientistas da University College de Londres afirmam ser capazes de detectar o amor com tomografias. Elas mostram que os primeiros sinais de amor verdadeiro produzem mudanças claras no cérebro das pessoas, que podem ser vistas por meio de ressonância magnética. “Nós observamos a atividade no cérebro produzida pela visão da foto da pessoa amada”, explica o neurobiólogo Semir Zeki.
Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/fsp/ciencia/fe0607200004.htm>. Acesso em: 17 fev. 2014.
Texto II
A prova do amor
“Amor é detectável por meio de tomografia, dizem pesquisadores britânicos.”
Quando é que nós vamos casar, perguntava ela, impaciente – e não sem alguma razão: estavam juntos havia cinco anos, e o namorado não se decidia. E não se decidia, segundo alegava, por uma boa razão: não sabia ao certo se a amava. [...] Como se comprova objetivamente o amor?
A moça não estava disposta a continuar essa discussão, para ela bizantina. Deu-lhe um ultimato: que resolvesse de uma vez se a amava ou não. O que o deixou consternado. [...] Foi então que leu no jornal a notícia sobre o trabalho dos pesquisadores ingleses. Sim, ali estava a solução para seu problema.
Por meio de um amigo médico, fez contato com os cientistas, oferecendo-se como cobaia. Para sua alegria, eles o aceitaram. E assim, sem nada dizer à namorada, ele tomou o avião e foi para Londres.
O teste foi muito simples. Pediram-lhe que olhasse durante alguns minutos a foto da namorada, que trouxera consigo. Depois disso, fariam uma tomografia para avaliar a atividade cerebral em certa área que eles, espirituosamente, denominavam “área do amor”. Pediram só algum tempo para discutirem os achados: não queriam cometer erros.
No dia seguinte lá estava ele, ansioso. O cientista que o recebera veio a seu encontro, sorridente: nunca tinham visto tanta atividade na área do amor. O seu cérebro, concluiu, é o retrato da paixão.
Agora seguro quanto a seus sentimentos, ele voltou para o Brasil. Na semana seguinte, casou.
De maneira geral, pode-se dizer que é feliz. Mas às vezes briga com a mulher, às vezes fica com o saco cheio do casamento. E é então que uma dúvida lhe ocorre, uma dúvida cruel para a qual ele não tem resposta, ou não quer encontrar resposta: e se tivessem trocado a tomografia?
SCLIAR, Moacyr. “A prova do amor”. In: Folha de S.Paulo, 10 jul. 2000. Adaptado.
No texto II, percebe-se o humor no trecho:
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Os storyboards são utilizados para o planejamento visual das cenas a serem filmadas e também para transmitir a toda a equipe o que se espera em cada cena. Eles consistem em uma sequência de quadros, no formato no qual serão filmadas as imagens do filme, em que são desenhadas as cenas da forma como imaginadas pelo diretor, incluindo o ângulo da câmera, a iluminação desejada, etc. Os formatos mais comuns de storyboards para o cinema são: 1 : 1,37, 1 : 1,66 e 1 : 1,85 (proporção entre a altura e a largura de cada quadro).
Disponível em: https://abcine.org.br. Acesso em: 22 ago. 2020 (adaptado).
Um diretor de cinema produziu um storyboard com quadros de 5 cm de altura, adotando o formato na proporção 1 : 1,85. Contudo, para exibi-los para a equipe, foi utilizado um telão que ampliou a altura e a largura do quadro, mantendo a mesma proporção. A largura de cada quadro exibido foi ampliada para 92,5 cm.
A escala de ampliação proporcionada pelo projetor foi de:
- Química | 2.3 Termoquímica
(UESB)
½ I2(g) + ½ Cl2(g) →ICl
A tendência à espontaneidade está relacionada ao aumento de desordem de um sistema, entretanto para aumentar a organização ou a ordem desse sistema, é preciso consumir uma certa quantidade de energia, isto é, energia de organização T.ΔS. O saldo de energia é denominado energia livre, útil ou energia de Gibbs, representada pela equação ΔG = ΔH – TΔS.
Considerando-se a entalpia ΔH = 35,0 kJ da reação representada pela equação química, e a variação de entalpia, ΔS = 155 J.mol K–1, é correto afirmar:
- Sociologia | 5. Movimentos Sociais
A experiência do movimento organizado de mulheres no Brasil oferece excelente exemplo de como se pode utilizar a lei em favor da melhoria do status jurídico, da condição social, do avanço no sentido de uma presença mais efetiva no processo de decisão política. Ao longo de quase todo o século XX, com mais intensidade em algumas décadas do que em outras, as mulheres brasileiras conseguiram obter vitórias expressivas. Algumas vezes, abolindo dispositivos legais discriminatórios, outras, conseguindo aprovar novas leis.
TABAK, F. A lei como instrumento de mudança social. In: TABAK, F.; VERUCCI, F. A difícil igualdade: os direitos da mulher como direitos humanos.
Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1994.
A atuação do movimento social abordado no texto resultou, na década de 1930, em - História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Os antigos já diziam: se não fosse o rio que corta e dá vida ao deserto, a história do Egito teria virado pó.
Disponível em: <http://guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/dadiva-435405.shtml> Acesso em: 29 de nov. 2015.
Enunciado:
O trecho acima se refere a qual rio?