(PUC-CAMP) Um caminhão C de 25 m de comprimento e um automóvel A de 5 m de comprimento estão em movimento em uma estrada. As posições dos móveis, marcadas pelo para-choque dianteiro dos veículos, estão indicadas no gráfico para um trecho do movimento. Em determinado intervalo de tempo o automóvel ultrapassa o caminhão.
Durante a ultrapassagem completa do caminhão, o automóvel percorre uma distância, em metros, igual a
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
Texto I
Eu amo a rua. Esse sentimento de natureza toda íntima não vos seria revelado por mim se não julgasse, e razões não tivesse para julgar, que este amor assim absoluto e assim exagerado é partilhado por todos vós. Nós somos irmãos, nós nos sentimos parecidos e iguais; nas cidades, nas aldeias, nos povoados, não porque soframos, com a dor e os desprazeres, a lei e a polícia, mas porque nos une, nivela e agremia o amor da rua. É este mesmo o sentimento imperturbável e indissolúvel, o único que, como a própria vida, resiste às idades e às épocas.RIO, J. A rua. In: A alma encantadora das ruas. São Paulo: Companhia das Letras, 2008 (fragmento).
Texto II
A rua dava-lhe uma força de fisionomia, mais consciência dela. Como se sentia estar no seu reino, na região em que era rainha e imperatriz. O olhar cobiçoso dos homens e o de inveja das mulheres acabavam o sentimento de sua personalidade, exaltavam-no até. Dirigiu-se para a rua do Catete com o seu passo miúdo e sólido. [...] No caminho trocou cumprimento com as raparigas pobres de uma casa de cômodos da vizinhaça.
[...] E debaixo dos olhares maravilhados das pobres raparigas, ela continuou o seu caminho, arrepanhando a saia, satisfeita que nem uma duquesa atravessando os seus domínios.BARRETO, L. Um e outro. In: Clara dos anjos. Rio de Janeiro: Editora Mérito (fragmento).
A experiência urbana é um tema recorrente em crônicas, contos e romances do final do século XIX e início do XX, muitos dos quais elegem a rua para explorar essa experiência. Nos fragmentos I e II, a rua é vista, respectivamente, como lugar que
- Física | A. Escalar
Júlia está andando de bicicleta, em um plano horizontal e com velocidade constante, quando deixa cair uma moeda. Tomás está parado na rua e vê a moeda cair.
Considere desprezível a resistência do ar. Assinale a alternativa em que melhor estão representadas as trajetórias da moeda, como observadas por Júlia e por Tomás.
- Química | 2.8 Radioatividade
(UESC)
I. 23882U + 10n → 23992U* II. 23992U* → X* + 0– 1β
III. X* + → 23994Pu + y
isótopos instáveis
A notícia de que a água, distribuída na Vila de Juazeiro, zona rural de Maniaçu, município que fica a 50,0km de Caetité, está contaminada por urânio, caiu como uma bomba na região abastecida por poço artesiano onde uma das coletas foi feita. Temendo contrair câncer e outras doenças associadas ao contato com o minério, parte dos 300 moradores da Vila de Juazeiro começou a abandonar suas casas e procurar novas moradias. Os minérios de urânio, geralmente, contêm óxidos desse elemento químico em cuja composição predomina o urânio 238, ao lado do urânio 235, que é físsil. Embora o urânio 238 predomine na natureza e, não seja físsil, ele absorve nêutrons transformando-se em plutônio 239, um radionuclídeo cancerígeno, que pode se formar no minério de urânio de acordo com as equações químicas representadas.
(SOUZA, 2008, p. 14)
Considerando-se essas informações sobre a contaminação da água em Vila de Juazeiro e as equações químicas nucleares, é correto afirmar:
- Física | 5.3 Fenômenos Ondulatórios
As pontes do tipo pênsil são estruturas suspensas por cabos que se tornaram muito comuns no século XIX. Em 1940, a ponte Tacoma Narrows, localizada no condado Pierce, Washington, EUA, foi completamente destruída após sofrer ação da força do vento, que fez com que a estrutura oscilasse de forma assustadora, aumentando constantemente sua amplitude de oscilação até o seu colapso final.
Disponível em: http://blogaecweb.com.br. Acesso em: 4 out. 2021.
O fenômeno que ocorreu com a ponte Tacoma também pode ser verificado ao
- Geografia | 3.7 Impactos Ambientais
Depois das inundações, Itabuna, um dos 157 municípios em situação de emergência, enfrentou um surto de gripe. Médicos da Força Nacional estiveram na cidade para monitorar a saúde dos moradores que vivem em áreas afetadas. Além da gripe, as autoridades de saúde ficaram preocupadas com a alta de casos de outras doenças relacionadas às enchentes, como leptospirose e diarreias causadas pela água e alimentos contaminados. A sujeira e a lama trazidas pelas inundações também expuseram a população a doenças.
Internet: www.noticias.r7.com (com adaptações).
Considerando que as inundações criam condições propícias para o aparecimento de doenças e surtos epidêmicos, julgue o seguinte item.
A contaminação de poços e sistemas de abastecimento de alimentos em decorrência de grandes enchentes possibilita a proliferação da bactéria causadora da febre tifoide.