Considere as seguintes grandezas físicas mecânicas: TEMPO, MASSA, FORÇA, VELOCIDADE e TRABALHO. Dentre elas, têm caráter vetorial apenas:
Questões relacionadas
- História | 6.16 Conflitos no Oriente Médio
(PUC) Os conflitos entre o Estado de Israel e os países árabes no decorrer da segunda metade do século XX, entre outros desdobramentos, influenciaram na ampliação das fronteiras territoriais israelenses, frente ao que havia sido estabelecido, originalmente, em 1948. Sobre tais conflitos, podemos afirmar que:
I - no momento da criação do Estado de Israel, houve enfrentamentos militares entre o novo país e a Liga Árabe; a intermediação da ONU estabeleceu o controle da Cisjordânia pelo Governo da Jordânia e o da faixa de Gaza pelo Egito.
II - na Guerra de Suez (1956), desentendimentos entre o governo do Egito, que declarou a nacionalização do Canal de Suez, e o governo de Israel levaram esse último a controlar a península do Sinai, posteriormente desocupada em função de pressões soviéticas e norte-americanas.
III - na Guerra dos Seis Dias (1967), envolvendo Israel contra os governos do Egito, da Jordânia e da Síria, o Estado de Israel ocupou a Península do Sinai, a faixa de Gaza, a Cisjordânia e as Colinas de Golã.
IV - na Guerra do Yom Kippur (1973), o Estado de Israel, respondendo a ataques militares dos governos do Egito e da Síria, conseguiu manter o controle sobre as áreas ocupadas como resultado da Guerra dos Seis Dias.
Assinale a alternativa correta.
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
Considere os seguintes compostos orgânicos:
O composto orgânico que apresenta maior caráter básico está representado em:
- Biologia | 02. Origem da Vida
(UEFS) Os micro-organismos foram as primeiras formas de vida na Terra. Com eles, iniciava-se a história da sua futura relação com o ser humano. As bactérias foram testemunhas de todas as formas de vida que surgiram a seguir e de muitas que viriam a se extinguir. Surgiram há cerca de quatro bilhões de anos e reinaram absolutas até seiscentos milhões de anos, época em que apareceram outras formas de vida, dessa vez multicelulares. (UJVARI, 2003, p. 14).
Considerando-se os diversos processos evolutivos envolvidos na geração da vida multicelular e as suas consequências na formação do diversos grupos atuais de seres pluricelulares, é possível afirmar que
- Biologia | 11.2 Sistema Respiratório
A troca do gás oxigênio entre o ar atmosférico, presente nos alvéolos pulmonares, e os capilares sanguíneos pode ser expressa pela fórmula:
Difusão do gás: A = área alveolar.
E = distância entre o tecido epitelial do alvéolo pulmonar e capilar sanguíneo.
D = coeficiente de difusão do gás.
(P1 – P2) = diferença de pressão do gás entre o ar alveolar (atmosférico) e o sangue.
Quanto maior a altitude, menor a pressão atmosférica, e o ar atmosférico torna-se mais rarefeito. Ao escalar uma montanha, o alpinista percebe que sua respiração vai ficando mais difícil. Essa dificuldade é ocasionada porque um dos fatores, expresso na fórmula, está alterado. Qual é esse fator?
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
As brincadeiras infantis tradicionais são muito variadas, aquelas que não desapareceram, foram ensinadas por familiares, pelas crianças de áreas vizinhas ou colegas de escola para aqueles (as) que as mantêm vivas na atualidade.
Pesquisas arqueológicas informam que existiam brinquedos em comunidades da Idade da Pedra e em civilizações da antiguidade.
Bolas, pinhões, dados e bonecas eram os objetos lúdicos mais comuns. No século XVII, na França, existiam cavalos-de-pau, o cata-ventos, tambores, carruagens com bonecas, animais em miniaturas, jogos de cartas e de salão.
No século XVIII os holandeses criaram as casinhas de bonecas. No século XIX já existiam brinquedos de borracha e de papel-mâché. No século XX os objetos lúdicos são de plástico e de outros materiais sintéticos. Surgem também os jogos educativos.
http://www.ebrinquedo.com/152/index.php?option=com_content&view=article&id=56:brincadeiras-tradicionais&catid=34:brincadeiras&Itemid=58
a) O texto cita várias brincadeiras antigas. Transcreva estas brincadeiras.
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
b) As brincadeiras citadas no texto ainda existem? Você conhece alguma? Qual?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________
c) Como as brincadeiras poderiam ter sobrevivido durante tanto tempo? Por quê elas não acabaram?
______________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________