(CFTCE) Uma partícula desloca-se sobre a trajetória formada pelas setas que possuem o mesmo comprimento L. A razão entre a velocidade escalar média e a velocidade vetorial média é:
Questões relacionadas
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
É habitual, para se referir a determinada fórmula de fertilizante mineral, utilizar uma série de números separados por traços. Essa série de números é chamada de “fórmula do fertilizante”. Cada um dos números representa a quantidade de determinado nutriente que o fabricante garante ter no fertilizante comercializado. Esse número inclui o total de nutriente encontrado em uma análise, excluindo qualquer um que é considerado indisponível para a nutrição da planta. Por exemplo, um fertilizante com uma fórmula 8-71-0 tem a garantia do fabricante de ter a seguinte concentração de nutrientes: 8% de N, 71% de P2O5; 0% de K2O.
Disponível em: http://livrarua.editora.ufla.br. Acesso em 10 set 2019. (adaptado)
Considere as massas molares (em g/mol): N = 14; P = 31; O = 16; K = 39.
Para que seja aplicado um total de 93 kg de fósforo (P), a massa necessária desse fertilizante será de
- Geografia | 6.1 Agricultura
A maioria das pessoas daqui era do campo. Vila Maria é hoje exportadora de trabalhadores. Empresários de Primavera do Leste, Estado de Mato Grosso, procuram o bairro de Vila Maria para conseguir mão de obra. É gente indo distante daqui 300, 400 quilômetros para ir trabalhar, para ganhar sete conto por dia. (Carlito, 43 anos, maranhense, entrevistado em 22/03/98).
Ribeiro, H. S. O migrante e a cidade: dilemas e conflitos.Araraquara: Wunderlich, 2001 (adaptado).O texto retrata um fenômeno vivenciado pela agricultura brasileira nas últimas décadas do século XX, consequência
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Leia os textos I e II para responder a questão.
Texto I
Vai-se uma geração
Evolução de alunos do Brasil em prova mundial é positiva, mas incapaz de transformar a realidade educacional do país no horizonte visível
O Brasil melhora, mas não dá saltos. A frase, válida para diversos aspectos do desenvolvimento nacional, aplica-se ao resultado do país no mais reputado exame internacional de estudantes.
A edição de 2012 do chamado Pisa confirmou a tendência evolutiva dos adolescentes brasileiros, em especial na matemática, seu flanco mais vulnerável.
A cada três anos, o exame patrocinado pela OCDE – grupo de 34 nações, em sua maior parte desenvolvidas – testa a proficiência em matemática, leitura e ciências de alunos de 15 anos de idade. [...]
Ao longo dos quatro últimos exames, a partir de 2003, o Brasil foi o país que mais pontos ganhou em matemática. Sua nota média subiu de 356 para 391. No mesmo período, a Coreia do Sul, no topo do desempenho, ganhou dois pontos, chegando a 554.
Na escala do Pisa, cada 40 pontos representam o equivalente a um ano de conhecimento adquirido. Vê-se assim traduzido, mesmo após o avanço relativo de nossos adolescentes, o abismo que ainda separa brasileiros de coreanos, equivalente a quatro anos de atraso em desfavor dos primeiros.
[...]
Estudar numa escola particular no Brasil coincide com uma vantagem superior a dois anos de escolarização em matemática, na comparação com a rede pública. Ainda que essa distância tenha diminuído 27% em nove anos, prenúncio pior de resiliência da desigualdade social é difícil de encontrar.
O choque educacional de que o Brasil precisa para catalisar uma evolução quase inercialmente positiva ainda não foi desfechado. Ele tarda. A cada 12 anos, vai-se uma geração de estudantes.
Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/142628-vai-se-uma-geracao.shtml>.
Acesso em: 8 dez. 2013.
Texto II
[...] Em vez de nos aventurarmos em debates inócuos, comemorando um ínfimo crescimento no Pisa (teste internacional que avalia alunos de 15 e 16 anos em várias áreas), vamos cuidar de quem efetivamente faz a diferença no ensino: o professor. Não adianta pensar que o professor deve ensinar apenas o bê-á-bá, sem entrar em questões fundamentais como formação da cidadania, produtividade e competitividade, nessa ordem. Para isso é preciso prepará-lo e remunerá-lo nos mesmos níveis dos profissionais da iniciativa privada.
RUIZ, Francisco S. Folha Uol. Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/142636-painel-do-leitor.shtml>
Acesso em: 8 dez. 2013.
O termo “resiliência”, empregado no penúltimo parágrafo do texto I, pode ser substituído, sem prejuízo de sentido, por
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto.
Durante la semana, me asisto a la escuela y aprendo muchas cosas en todas mis clases. Tengo “ocho clases” pero en realidad sólo tengo seis. Después de la escuela, necesito hacer muchas cosas. El martes y jueves, trabajo en Dairy Delite por casi cuatro horas. El lunes y jueves, voy a Chilson Center para correr, pero depende de mi tarea. En dos semanas, el miércoles, bailaré por dos horas. Cada día, después de mis actividades extracurriculares, hago mi tarea. ¡Tengo mucha tarea cada noche! Usualmente , me duermo a las once, medianoche, o más tarde (a veces). Durante el fin de semana, estoy menos ocupada, pero aún ocupada. Trabajo el sabádo y el domingo por cinco o seis horas. También, hago mi tarea, y trato de terminarla. El domingo, por la mañana, voy a la iglesia. Disponible en: http://goo.gl/C8AoJN. Acceso el: 30 mar. 2015.
Ahora, escribe cómo es tu rutina, utiliza cada día de la semana.
- Química | 3.4 Propriedades Físicas dos Compostos Orgânicos
(UNICENTRO)
Para atenuar os efeitos nocivos do excesso de radiação solar, é aconselhável o uso de protetores solares, a exemplo do 2-hidróxi-4-metóxi-benzofenona, representado pela fórmula estrutural. Considerando-se essas informações, é correto afirmar: