(CFTCE) Uma partícula desloca-se sobre a trajetória formada pelas setas que possuem o mesmo comprimento L. A razão entre a velocidade escalar média e a velocidade vetorial média é:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Complete as frases com mas ou mais.
a) Mamãe saiu agora, ________ disse que volta logo.
b) Gostaria de ficar __________ com você, _________ preciso estudar _________ para a prova.
c) Tia Mércia fez um bolo, __________ ele não cresceu e ficou _________ queimado.
d) Marisa saiu __________ cedo de casa, __________ mesmo assim não conseguiu tomar o ônibus.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.06 Artigo de Opinião
Leia os textos I e II para responder a questão.
Texto I
Vai-se uma geração
Evolução de alunos do Brasil em prova mundial é positiva, mas incapaz de transformar a realidade educacional do país no horizonte visível
O Brasil melhora, mas não dá saltos. A frase, válida para diversos aspectos do desenvolvimento nacional, aplica-se ao resultado do país no mais reputado exame internacional de estudantes.
A edição de 2012 do chamado Pisa confirmou a tendência evolutiva dos adolescentes brasileiros, em especial na matemática, seu flanco mais vulnerável.
A cada três anos, o exame patrocinado pela OCDE – grupo de 34 nações, em sua maior parte desenvolvidas – testa a proficiência em matemática, leitura e ciências de alunos de 15 anos de idade. [...]
Ao longo dos quatro últimos exames, a partir de 2003, o Brasil foi o país que mais pontos ganhou em matemática. Sua nota média subiu de 356 para 391. No mesmo período, a Coreia do Sul, no topo do desempenho, ganhou dois pontos, chegando a 554.
Na escala do Pisa, cada 40 pontos representam o equivalente a um ano de conhecimento adquirido. Vê-se assim traduzido, mesmo após o avanço relativo de nossos adolescentes, o abismo que ainda separa brasileiros de coreanos, equivalente a quatro anos de atraso em desfavor dos primeiros.
[...]
Estudar numa escola particular no Brasil coincide com uma vantagem superior a dois anos de escolarização em matemática, na comparação com a rede pública. Ainda que essa distância tenha diminuído 27% em nove anos, prenúncio pior de resiliência da desigualdade social é difícil de encontrar.
O choque educacional de que o Brasil precisa para catalisar uma evolução quase inercialmente positiva ainda não foi desfechado. Ele tarda. A cada 12 anos, vai-se uma geração de estudantes.
Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/142628-vai-se-uma-geracao.shtml>.
Acesso em: 8 dez. 2013.
Texto II
[...] Em vez de nos aventurarmos em debates inócuos, comemorando um ínfimo crescimento no Pisa (teste internacional que avalia alunos de 15 e 16 anos em várias áreas), vamos cuidar de quem efetivamente faz a diferença no ensino: o professor. Não adianta pensar que o professor deve ensinar apenas o bê-á-bá, sem entrar em questões fundamentais como formação da cidadania, produtividade e competitividade, nessa ordem. Para isso é preciso prepará-lo e remunerá-lo nos mesmos níveis dos profissionais da iniciativa privada.
RUIZ, Francisco S. Folha Uol. Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/142636-painel-do-leitor.shtml>
Acesso em: 8 dez. 2013.
Comparando-se as ideias expostas nos textos I e II, conclui-se que:
- Biologia | 13.4 Heredogramas
(UNICAMP) Em uma espécie de planta, o caráter cor da flor tem codominância e herança mendeliana. O fenótipo vermelho é homozigoto dominante, enquanto a cor branca é característica do homozigoto recessivo. Considerando o esquema abaixo, é correto afirmar que
- História - Fundamental | 14. A Europa Feudal
Leia o texto a seguir:
De fato, os senhorios estavam divididos em três partes, todas trabalhadas e exploradas (ainda que não exclusivamente) pelos servos. A reserva senhorial, com 30 ou 40% da área total do senhorio, era cultivada alguns dias por semana pelos servos em função da obrigação conhecida por (1). Todo o resultado desse trabalho cabia ao senhor, sem qualquer tipo de pagamento ao produtor. Os lotes (mansos) camponeses ocupavam no conjunto 40 a 50% do senhorio. (...) O servo devia, ademais, uma parte do que produzia na reserva servil: (2). Um pequeno valor (...) ao senhor para poder transmitir o lote hereditariamente a seu filho: (3). Como todos os habitantes do senhorio, pagava também as chamadas (4) pelo uso do moinho, do forno e do lagar monopolizados pelo senhor. A terceira parte do senhorio, ocupando 20 a 30% dele, eram as terras comunais (pastos, bosques, baldios) exploradas tanto pelo senhor (através de seus serviços domésticos) quanto pelos camponeses. Aquela área utilizada para pastagem dos animais, para a coleta de frutos e a extração de madeira e- direito exclusivo do senhor – para a caça. Franco, Jr., Hilário. O feudalismo. São Paulo: Brasiliense, 1986. p. 32-33. Adaptada.
Vocabulário
Senhorios: feudos.
Ademais: além disso.
Lagar: oficina com os aparelhos adequados para espremer certos frutos (uva, azeitona), reduzindo‐os a líquido.
Assinale a alternativa que substitui, de forma correta, os números entre parênteses do texto apresentado
- Biologia | 13.1 Conceitos Básicos
A deficiência de lipase ácida lisossômica é uma doença hereditária associada a um gene do cromossomo 10. Os pais dos pacientes podem não saber que são portadores dos genes da doença até o nascimento do primeiro filho afetado. Quando ambos os progenitores são portadores, existe uma chance, em quatro, de que seu bebê possa nascer com essa doença.
ANDERSON, R. A. et. al. In: Situ Localization of the Genetic Locus Encoding the Lysosomal Acid Lipase/Cholesteryl Esterase (LIPA) Deficient in Wolman Disease to Chromosome 10q23.2-q23.3.
Genomics, n. 1, jan. 1993 (adaptado).
Essa é uma doença hereditária de caráter