(UFU) Em galinhas da raça andaluza, a cor daplumagem é determinada pelos genes PP (pelagempreta) e PB (pelagem branca). Cruzando aves pretas (PPPP) com aves brancas (PBPB), obtêm-se, em F1, 100% de descendentes de plumagem azul-acinzentada (PPPB). Aves da geração F1, quando cruzadas entre si, produzirão descendentes nas seguintes proporções:
Questões relacionadas
- Matemática | 1.02 Números Naturais
Uma das grandes obsessões da Matemática é encontrar padrões para a construção de números primos. Nesse sentido, um técnico de Informática Integrado ao Ensino recebeu a incumbência de desenvolver um programa de Modelagem Matemática associada a formação ou comportamento dos números primos de Mersenne que são números primos que possui a forma 2n – 1, em que n é um número natural. Atualmente, o maior número primo de Mersenne conhecido é 282.589.933 – 1 que possui quase 25 milhões de algarismos.
Uma das questões que ainda estão em aberto na Matemática é se há uma quantidade finita ou infinita de números primos de Mersenne.
Disponível em: https://pt.wikipedia.org. Acesso em: 6 fev. 2022 (adaptado).
Considerando exitoso o desafio proposto a esse técnico e buscando testar o programa, buscou-se levantar a quantidade de números primos de Mersenne com apenas dois algarismos. Dessa forma, a quantidade apresentada pelo programa foi igual a
- Biologia | 3.2 Carboidratos, Lipídios, Proteínas e Enzimas
O “leite” do mamão verde contém uma enzima, a papaína, que catalisa a hidrólise de proteínas (proteolítica) e um ácido que por sua propriedade levemente corrosiva tem contribuído para que seja empregado no tratamento de calos e verrugas, bem como eliminação de falsas membranas da garganta, para os pacientes com difteria.
Disponível em: https://www.ativosaude.com. Acesso em: 3 mar. 2020.
Por essa razão, esse “leite” pode ser utilizado para
- Biologia | 11.7 Sistema Imune
(UDESC) O gráfico mostra em dois momentos diferentes o comportamento de dois tipos de anticorpos IGg e IGm após a exposição do paciente a um determinado antígeno.
Assinale a alternativa correta, em relação à informação e ao gráfico.
- Geografia | 3.2 Estrutura da Terra e Relevo
(ESPCEX) “Em 1540 a.C., o filósofo grego Xenófanes encontrou conchas marinhas nos cumes de montanhas e pensou que elas poderiam ter estado no fundo do mar em algum momento, sendo posteriormente soerguidas. Ele tinha razão: forças do interior da Terra movimentam a crosta terrestre, criam novos relevos ou modificam sua estrutura e fisionomia [...].”
Terra, Lygia; Araújo, Regina; Guimarães, Raul. Conexões: estudos de Geografia Geral e do Brasil, 2015, p. 313.
Essas novas formas de relevo criadas são constantemente modificadas sob a ação da água e do ar, por exemplo. Assim, sobre a dinâmica do relevo terrestre e a atuação dos agentes internos e externos do relevo, pode-se afirmar que
I. a presença da Dorsal Mesoatlântica, grande cadeia de montanhas submersa no Oceano Atlântico, ajuda a explicar a pouca probabilidade de ocorrerem tsunamis na costa brasileira, uma vez que esta é fruto não da colisão, mas do afastamento entre placas tectônicas.
II. no terremoto ocorrido no Japão, em 2011, a porção nordeste do País foi a mais atingida, por ser a mais próxima ao epicentro do maremoto, isto é, por estar mais próxima ao local da superfície onde se manifestou o maremoto.
III. os movimentos orogenéticos, ao atingirem as rochas com maior plasticidade, da crosta terrestre, são os responsáveis, por exemplo, pela formação de grandes dobramentos modernos, como os Alpes e os Andes.
IV. a formação de grandes deltas como o do rio Nilo e a formação de grandes planícies aluviais, favoráveis à atividade agrícola, como a do rio Ganges, estão associadas, principalmente, à erosão pluvial.
V. a presença de solos pedregosos nas regiões desérticas está relacionada, principalmente, à ação predominante do intemperismo químico nas rochas dessa região.
Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas.
- Química | 2.7 Equilíbrio
(UERN) A manteiga e alguns queijos, quando rançosos, apresentam odor característico do ácido n-butanoico, CH3(CH2)2COOH. Uma solução aquosa contendo 4,0.10−2mol.L−1 desse ácido, extraído de uma amostra de manteiga rançosa, apresentou concentração hidrogeniônica igual a 8,0.10−4mol.L−1.
Com base nessas informações, é correto afirmar: