(CPS) A palavra idiota tem sua origem no grego antigo idiótes, que significava “homem privado da vida pública, que não vive a política, que não participa das coisas públicas”. Enquanto o homem livre era aquele que participava ativamente da polis, da vida em sociedade, do público, porque vivia a política, o escravizado estava na vida privada, vivia limitado ao mundo privado, era um idiota porque não tinha acesso à vida política.
Nesse sentido, para os gregos, cidadania (o pertencimento à cidade) dizia respeito àquele que vivia a política. Portanto, o cidadão construía os direitos e os deveres, enquanto o idiota estava à margem desse processo.
Disponível em: http://obviousmag.org/virasertao/2016/to-be-or-no-to-be-idiota.html. Acesso em: 05.10.2019. Adaptado.
Segundo o texto:
Questões relacionadas
- Física | B. Aplicações das Leis de Newton
(FASA) Considere uma caixa contendo equipamentos de alta sensibilidade, colocado sobre uma grande balança de mola, mantendo-a imóvel com fitas aderentes. O conjunto desliza para baixo, com velocidade constante, sobre uma rampa inclinada que forma um ângulo de 37° em relação a uma superfície horizontal. Sabe-se que o módulo da aceleração da gravidade local é 10 m/s², a massa do conjunto é igual a 15,0 kg e cos 37° e sen 37° são, respectivamente, iguais a 0,8 e 0,6.
O coeficiente de atrito dinâmico entre a superfície da caixa e a rampa é igual a
- Matemática | 10. Estatística
Sabe-se que o ácido tartárico é importante por colaborar com a preservação do gosto, da cor e da durabilidade de determinados alimentos.
De acordo com o padrão de qualidade estabelecido pela Portaria do Ministério da Agricultura, o teor médio de ácido tartárico em determinados produtos deve estar entre 0,6% e 0,9%.
Disponível em: http://www.abq.org.br. Acesso em: 30 maio 2017 (adaptado).
A tabela abaixo mostra os teores de ácido tartárico, em %, de 3 amostras de lotes de diferentes marcas de um produto.
Marca
Amostra 1
Amostra 2
Amostra 3
A
0,4
1,2
0,5
B
1,0
1,0
1,3
C
0,5
0,1
0,9
D
0,3
0,2
0,1
E
0,1
0,6
0,8
Com base nas informações do texto e da tabela, a marca desse produto que apresenta a média dos teores de ácido tartárico das amostras analisadas dentro da norma estabelecida é a marca
- Física | 3.5 Gases
(UEFS) Um balão estratosférico foi preenchido parcialmente com 300,0 m³ de gás hélio, a 27°C, no nível do mar. Quando o balão atingiu uma determinada altura, onde a pressão é 1,0% da pressão no nível do mar e a temperatura é de - 53,0°C, o volume ocupado pelo gás, em 104 m³, era, aproximadamente, igual a
- Língua Portuguesa
A literatura nos ajuda a construir nossa identidade
(1) Ainda que nasça e morra só, o indivíduo tem a sua existência marcada pela coletividade de que faz parte e que funciona segundo “leis” e “regras” preestabelecidas. Um dos primeiros desafios a serem enfrentados pelo ser humano é compreender que leis e regras são essas, decidir quais delas deve seguir e quais precisam ser questionadas de modo a permitir que sua jornada individual tenha identidade própria.
(2) Nos textos literários, de certo modo, entramos em contato com a nossa história, o que nos dá a chance de compreender melhor nosso tempo, nossa trajetória. O interessante, porém, é que essa “história” coletiva é recriada por meio das histórias individuais, das inúmeras personagens presentes nos textos que lemos, ou pelos poemas que nos tocam de alguma maneira. Como leitores, interagimos com o que lemos. Somos tocados pelas experiências de leituras que, muitas vezes, evocam nossas vivências pessoais e nos ajudam a refletir sobre nossa identidade e também a construí-la.
(3) Como toda manifestação artística, a literatura acompanha a trajetória humana e, por meio de palavras, constrói mundos familiares – em que pessoas semelhantes a nós vivem problemas idênticos – e mundos fantásticos, povoados por seres imaginários, cuja existência é garantida somente por meio das palavras que lhes dão vida. Também exprime, pela criação poética, reflexões e emoções que parecem ser tão nossas quanto de quem as registrou.
(4) Por meio da convivência com poemas e histórias que traçam tantos e diversos destinos, a literatura acaba por nos oferecer possibilidades de resposta a indagações comuns a todos os seres humanos.
(5) Além disso, em diferentes momentos da história humana, a literatura teve um papel fundamental: o de denunciar a realidade, sobretudo quando setores da sociedade tentam ocultá-la. Foi o que ocorreu, por exemplo, durante o período do regime militar no Brasil. Naquele momento, inúmeros escritores arriscaram a própria vida para denunciar, em suas obras, a violência que tornava a existência uma aventura arriscada. A leitura dessas obras, mesmo que vivamos em uma sociedade democrática e livre, nos ensina a valorizar nossos direitos individuais, nos ajuda a desenvolver uma melhor consciência política e social. Em resumo, a literatura permite também que olhemos para a nossa história e, conhecendo algumas de suas passagens, busquemos construir um futuro melhor.
(Maria Luiza M. Abaurre; Marcela Pontara. Literatura Brasileira – tempos leitores e leituras. Ensino Médio. São Paulo: Moderna, 2005, pp., 10-11. Adaptado.).
Observe o trecho: “[a literatura] constrói mundos familiares (...) e mundos fantásticos, povoados por seres imaginários, cuja existência é garantida somente por meio das palavras que lhes dão vida”. Em relação ao segmento sublinhado também seria correto dizer:
- Física | B. Resistores
Uma casa tem um cabo elétrico mal dimensionado, de resistência igual a 10 Ω que a conecta à rede elétrica de 120 V Nessa casa, cinco lâmpadas, de resistência igual a 200 Ω estão conectadas ao mesmo circuito que uma televisão de resistência igual a 50 Ω conforme ilustrado no esquema. A televisão funciona apenas com tensão entre 90 V e 130 V.
O número máximo de lâmpadas que podem ser ligadas sem que a televisão pare de funcionar é: