(FUVEST 2009 1ª FASE) A relação entre produção, consumo e armazenagem de substâncias, na folha e na raiz subterrânea de uma angiosperma, encontra-se corretamente descrita em:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 07. Pronomes
Leia o texto a seguir.
Para saber até que ponto dinheiro compra felicidade, estatísticos analisaram um banco de dados gigantesco nos EUA. Descobriram um valor a partir do qual mais riqueza não significa mais bem-estar: R$ 11 mil por mês.
Para ser feliz, então, o importante não é ser rico, mas sim não ser pobre, revelam entrevistas feitas com mais de 450 mil americanos.
Os pesquisadores Daniel Kahneman e Angus Deaton, da Universidade de Princeton (EUA), descobriram que gente solitária se sente muito infeliz até em comparação com quem tem um problema crônico de saúde. Ter filhos, por outro lado, traz felicidade. Mas, curiosamente, em média, o efeito é menor do que o de ter um plano de saúde.
A pesquisa feita mostra também uma correlação entre envelhecer e se sentir mais feliz. Aparentemente, os anos fazem com que as pessoas aprendam a lidar com as dificuldades.
O fator campeão de bem-estar, porém, é ser uma pessoa religiosa. Angus Deaton esboçou uma explicação sobre isso: “Quem vai à igreja faz amigos por lá, e isso tem um impacto muito bom. A religião também ajuda os fiéis a entender algumas questões mais difíceis da vida e isso pode servir de apoio em tempos difíceis. Além disso, muitas igrejas oferecem cuidado médico e apoio social.” A fé é o único fator que consegue ganhar até do dinheiro na busca pela felicidade.
MIOTO, R. A felicidade custa R$ 11 mil. Folha de São Paulo. São Paulo, 07 set. 2010. Ciência. p. A13.
(Fragmento)
Assinale a alternativa em que o pronome em destaque foi usado para retomar uma ideia anteriormente mencionada.
- História | 1.3 União Ibérica
(FUVEST 2011 1° FASE) Quando os Holandeses passaram à ofensiva na sua Guerra dos Oitenta Anos pela independência contra a Espanha, no fim do século XVI, foi contra as possessões coloniais portuguesas, mais do que contra as espanholas, que os seus ataques mais fortes e mais persistentes se dirigiram. Uma vez que as possessões ibéricas estavam espalhadas por todo o mundo, a luta subsequente foi travada em quatro continentes e em sete mares e esta luta seiscentista merece muito mais ser chamada a Primeira Guerra Mundial do que o holocausto de 1914 - 1918, a que geralmente se atribui essa honra duvidosa. Como é evidente, as baixas provocadas pelo conflito ibero-holandês foram em muito menor escala, mas a população mundial era muito menor nessa altura e a luta indubitavelmente mundial.
Charles Boxer, O império marítimo português, 1415-1825. Lisboa: Edições 70, s.d., p.115.
Podem-se citar, como episódios centrais dessa “luta seiscentista”, a
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UESB)
Na Termodinâmica, o estado de um sistema é descrito usando variáveis, como pressão, volume, temperatura e energia interna. Um gás é conduzido pelo processo cíclico descrito na figura. Assim, a energia total transferida para o sistema por calor durante um ciclo completo, em kJ, é igual a
- Espanhol - Fundamental | 3. Gramática
Lee el fragmento de una entrevista que le hicieron a Gerardo Piña-Rosales, cuando era presidente de la Asociación Norteamericana de Lengua Española. Pregunta. ¿Cuál es el estado del español en Estados Unidos? Respuesta. Creo que está muy bien. Una clase media cada vez más pujante y educada en el español provoca que el nivel del idioma mejore. Los números también hacen que sea optimista. Somos más de 50 millones de hispanohablantes y eso nos conviene, pero a la ANLE lo que nos interesa no es tanto la cantidad, sino la calidad del español que se habla.
- P. ¿Cómo definiría el español que se habla aquí?
- R Lo definiría como un español internacional con influencia del inglés, no solamente en el léxico, sino también en la sintaxis. Hoy en día, hay determinadas expresiones o palabras que nos pueden parecer aberrantes, pero creo que con el tiempo ese español de EE UU se irá afianzando. Será un español con estadounidismos, con palabras y expresiones que han nacido aquí.
- P. Precisamente, en la última edición del Diccionario de Lengua Española ya se van a incluir este tipo de términos...
- R. Sí, se trata de palabras que han nacido en EE UU, a veces son traducciones literales de palabras inglesas pero que se han debido adaptar para la realidad cultural de este país.
Disponible en: <http://cultura.elpais.com/cultura/2013/04/05/actualidad/1365197528_392981.html>. Acceso el 07 oct. 2014. (Fragmento)
Fíjate en el término destacado en el fragmento "Hoy en día, hay determinadas expresiones o palabras que nos pueden parecer aberrantes, pero creo que con el tiempo ese español de EE UU se irá afianzando."
El verbo ir, destacado en el fragmento, está conjugado en el Futuro Simple. Al emplearlo en este tiempo verbal, el entrevistado
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
a) Complete o quadro a seguir, caracterizando essas formas de governo.
b) A diferença básica entre Monarquia e República está relacionada à origem do poder, à duração dos mandatos, ao modelo de organização política do Estado. Sendo assim, podemos afirmar que a Monarquia é, necessariamente, autoritária, e a República, necessariamente, democrática? Justifique a sua resposta.