(Unioeste) “I. Burgueses e proletários. A história de todas as sociedades até hoje existente é a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor feudal e servo, mestre de corporação e companheiro, em resumo, opressores e oprimidos, em constante oposição, têm vivido numa guerra ininterrupta, ora franca, ora disfarçada; uma guerra que terminou sempre ou por uma transformação revolucionária da sociedade inteira, ou pela destruição das classes em conflito”
MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. São Paulo: Boitempo, 2010, p. 40.
De acordo com a concepção materialista da história proposta por Karl Marx, as classes sociais se originam da divisão
Questões relacionadas
- Biologia | 12.4 Relações Ecológicas
No deserto do Arizona nos Estados Unidos algumas espécies de formigas e roedores granívoros (animais que se alimentam de sementes) vivem juntas. Para entender melhor a relação entre elas, os ecólogos realizaram três procedimentos:
1. Removeram as formigas. Como consequência a densidade de roedores aumentou levemente, mas a densidade de sementes não variou.
2. Removeram os roedores. Como consequência a densidade de formigas quase dobrou, mas, novamente, a densidade de sementes não variou.
3. Removeram tanto formigas quanto roedores. Como consequência a densidade de sementes aumentou cinco vezes em relação aos valores anteriores.
Uma hipótese plausível que poderia indicar o objetivo dos ecólogos ao realizarem tais procedimentos seria a suposição de que as formigas e os roedores, quando juntos, podem estabelecer uma relação de
- Literatura | 4.1 Romantismo
(ENEM 2016 1º APLICAÇÃO)
Soneto
Já da morte o palor me cobre o rosto,
Nos lábios meus o alento desfalece,
Surda agonia o coração fenece,
E devora meu ser mortal desgosto!Do leito embalde no macio encosto
Tento o sono reter!... já esmorece
O corpo exausto que o repouso esquece...
Eis o estado em que a mágoa me tem posto!O adeus, o teu adeus, minha saudade,
Fazem que insano do viver me prive
E tenha os olhos meus na escuridade.Dá-me a esperança com que o ser mantive!
Volve ao amante os olhos por piedade,
Olhos por quem viveu quem já não vive!AZEVEDO, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2000.
O núcleo temático do soneto citado é típico da segunda geração romântica, porém configura um lirismo que o projeta para além desse momento específico. O fundamento desse lirismo é
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o trecho escrito pelo historiador Eric Hobsbawm. A Primeira Guerra Mundial abalou profundamente todos os povos envolvidos, e as revoluções de 1917-1918 foram, acima de tudo, revoltas contra aquele holocausto sem precedentes, principalmente nos países do lado que estava perdendo. Mas em certas áreas da Europa, e em nenhuma outra mais que na Rússia, foram mais que isso: foram revoluções sociais, rejeições populares do Estado, das classes dominantes e do status quo. HOBSBAWM, Eric. Sobre História. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 262-263. (Fragmento)
Enunciado:
Com base no texto, relacione a Primeira Guerra Mundial com a situação da Rússia naquele contexto.
- Língua Inglesa
THE MILLENIUM DEVELOPMENT GOALS
The Millennium Development Goals (MDGs) are the most broadly supported comprehensive and specific development goals the world has ever agreed upon. These eight time-bound goals provide concrete, numerical benchmarks for tackling extreme poverty in its many dimensions. They include goals and targets on income poverty, hunger, maternal and child mortality, disease, inadequate shelter, gender inequality, environmental degradation and the Global Partnership for Development.
Adopted by world leaders in the year 2000 and set to be achieved by 2015, the MDGs are both global and local, tailored by each country to suit specific development needs. They provide a framework for the entire international community to work together towards a common end — making sure that human development reaches everyone, everywhere. If these goals are achieved, world poverty will be cut by half, tens of millions of lives will be saved, and billions more people will have the opportunity to benefit from the global economy.
Here is the complete list of the MDGs:
1. Eradicate extreme poverty.
2. Achieve universal primary education.
3. Promote gender equality and empower women.
4. Reduce child mortality.
5. Improve maternal health.
6. Combat HIV/AIDS, malaria and other diseases.
7. Ensure environmental sustainability.
8. Develop a global partnership for development.
(Adaptado de MDG Strategies. Disponível em www.beta.undp.org. Acessado em 28/08/2011)
Analise o que se afirma a respeito dos vocábulos retirados do texto.
I. Comprehensive e supported são palavras falsas cognatas.
II. Develop, improve, make e ensure são verbos regulares.
III. Numerical, inadequate, environmental e global são adjetivos.
IV. If (“If these goals are achieved…”) é um conector que indica condição.
V. Towards é verbo, está no simple present e significa concordar.
Somente estão corretos
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.09 Dissertação e Argumentação
Leia-o e observe-o com bastante atenção.
Ser adolescente é difícil?
Na atual situação, ser adolescente é difícil, sim! Pra falar a verdade, às vezes, é até ruim. Porque não há tempo para curtir esse período tão legal da sua vida e quando existe tempo, barreiras são impostas de modo a dificultar qualquer meio de curtição que você poderia ter.
Nas conversas que tenho com minha mãe, meu pai, pessoas mais velhas em geral, sempre escuto a mesma coisa: “vocês têm tudo na mão, na minha época – ‘comentário clássico...’ – era tudo diferente: a gente tinha de andar dois quilômetros pra chegar ao colégio, os professores batiam com a régua, com o apagador na cabeça da gente, sem contar que nos deixavam ajoelhados no milho”.
Nos dias de hoje, isso ainda acontece; só que de maneira pior [...]. A galera se amassando, se espremendo e o ônibus dá cada freada, que vai aquela galera uma em cima da outra. Daí, descer do ônibus, pegar mais um e por fim outro (quem me dera tivesse de andar dois quilômetros, seria bem melhor). Ao chegar à sala de aula, o professor começa: matéria, matéria e mais matéria. Acho que levar certas “reguadas” na mão seria menos doloroso do que ficar escrevendo por horas seguidas. Depois, vamos para o estágio ou alguns já para o emprego, outros para o curso de inglês, balé, música, entre outras atividades extras...
Após essa maratona, chegamos em casa. Que bom! Vamos comer aquela comida maravilhosa da mamãe... quando lembramos das lições que temos de fazer! E lá se foi a fome, né? Come-se rapidíssimo, ficamos a quebrar a cabeça até o sono vir. De tanto estresse e sono do dia corrido, dorme-se para no outro dia vir a mesma rotina superestressante de sempre.
No fim de semana: que maravilha! Logo cedo, vem o “ pai mala”: vamos ao mercado, lavar o carro... O pai dá sempre um jeito de acordar a gente no sábado pela manhã, parece que é de instinto paterno. Daí, vem aquele sábado monótono, prova na segunda, tem que estudar, amigos chamando pra sair... fazer aquele programa chato de sempre.
Você fica naquela... não sabe o que é pior: ficar sem estudar (afinal, você já está estressado de ter estudado a semana toda) e levar bomba na prova, ou sair com os amigos, ir ao cinema ver aquele filme horrível e voltar para casa com o mesmo sentimento que você já estava.
Eis que chega a maravilhosa noite de sábado. Pai e mãe saem e seus irmãos pentelhos ficam com você, lógico!!! E quando eles não saem, você também não sai, já que o índice de mortalidade por assassinato na sua cidade é sempre superior ao das outras cidades.
Vida de adolescente é difícil... viu?! Não fique você adulto pensando “na minha época era assim e assado, era bem mais difícil”; porque só nós, adolescentes, sabemos que a cada dia a sociedade exige mais para que venhamos a ser bons cidadãos e profissionais.
Ser adolescente, hoje, não é apenas sinônimo de rebeldia e balada. Estamos cada vez mais responsáveis e cheios de problemas. Muitas vezes, nossos problemas não são vistos pelos adultos, mas quase sempre nos causam muito estresse.
Ser adolescente é legal, divertido, mas, como já havia dito, falta tempo nos dias de hoje.
Julho de 2006.
Fonte: http://www.revistaladoa.com.br/website/artigo.asp?cod=1592&idi=1&moe=84&id=2236 – 25/5/2010
Observando o contexto de todo o artigo, qual é a opinião do narrador, como adolescente: Ser adolescente é difícil? Justifique sua resposta.