Parmênides, porém, afirmava que o devir, o fluxo dos contrários, é uma aparência, mera opinião que formamos porque confundimos a realidade com as nossas sensações, percepções e lembranças. O devir dos contrários é uma linguagem ilusória, não existe, é irreal, não é. É o Não-Ser, o nada, impensável e indizível. O que existe real e verdadeiramente é o que não muda nunca, o que não se torna oposto a si mesmo, mas permanece sempre idêntico a si mesmo, sem contrariedades internas. É o Ser.
(CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 2000. p. 19)
Segundo Parmênides, a verdade é o caminho do pensamento. Sendo assim, para esse filósofo o movimento seria um(a)
Questões relacionadas
- Matemática | 1.01 Quatro Operações Fundamentais e Expressões Numéricas
Os medicamentos, imediatamente após a ingestão, começam a ser metabolizados pelo organismo, o que faz com que sua concentração no sangue diminua gradualmente, num processo denominado decaimento. Denomina-se meia-vida de uma substância o tempo necessário para que o teor dessa substância no sangue se reduza à metade do valor inicial.
Considere a situação em que um médico prescreveu a um paciente uma dosagem de 800 mg de um medicamento cuja meia-vida é 6 horas, com recomendação de tomar um comprimido a cada 12 horas, durante 3 dias. Para esse medicamento, considera-se super dosagem um teor superior a 1520 mg, o que causa riscos de intoxicação.
Apressado em recuperar-se a tempo de ir a uma festa, o paciente sugeriu ao médico que mudasse a prescrição para 6 em 6 horas, imaginando que, assim, reduziria o tempo de tratamento. O médico contra-argumentou, informando ao paciente que, caso antecipasse as doses, correria o risco de estar intoxicado em:
- Língua Portuguesa | 1. Interpretação de Textos
Leia o capítulo abaixo, retirado de Dom Casmurro, de Machado de Assis.
CAPÍTULO VIII - É TEMPO
Mas é tempo de tornar àquela tarde de novembro, uma tarde clara e fresca, sossegada como a nossa casa e o trecho da rua em que morávamos. Verdadeiramente foi o princípio da minha vida; tudo o que sucedera antes foi como o pintar e vestir das pessoas que tinham de entrar em cena, o acender das luzes, o preparo das rabecas, a sinfonia... Agora é que eu ia começar a minha ópera. “A vida é uma ópera”, dizia-me um velho tenor italiano que aqui viveu e morreu... E explicou-me um dia a definição, em tal maneira que me fez crer nela. Talvez valha a pena dá-la; é só um capítulo.
Considere as afirmações abaixo, sobre o capítulo.
I. O narrador refere-se ao momento em que descobriu sua vocação para a vida religiosa.
II. O narrador recorda saudosamente as tardes familiares e a fala de José Dias saudando seus amores com a vizinha, Capitu.
III. O narrador diz que sua vida começou, quando ouviu José Dias denunciar seus amores com Capitu.
Quais estão corretas?
- Geografia | 3.2 Estrutura da Terra e Relevo
A área destacada no mapa anterior corresponde a uma região geograficamente conhecida por apresentar
- Biologia | 8.3 Monera e Bacterioses
(IFPE) Cerca de duas mil pessoas são diagnosticadas com hanseníase em Pernambuco a cada ano. Somente em 2016, Recife notificou 329 novos casos, representando 20,2% do número no estado. A doença não apresenta mortalidade, mas tem uma representação por possíveis complicações, como o grau de incapacidade provocado pela perda de força muscular, por exemplo. A hanseníase é infecciosa, afeta os nervos periféricos, ou seja, provoca alteração de sensibilidade. Então, se percebe quando não há pelos na região, não se sente frio, calor ou dor.
DIÁRIO DE PERNAMBUCO. Consultório móvel alerta sobre hanseníase.
A hanseníase é uma doença infecciosa causada por um(a)
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir.
“O vale-tudo surgiu no Brasil na década de 50 e, durante muitos anos, os lutadores combateram de forma clandestina. Na década de 90, praticantes de vale-tudo se mudaram para os Estados Unidos, onde fundaram uma entidade que organizava os campeonatos. Em pouco tempo, o vale-tudo transformou-se em um fenômeno de audiência na televisão. A morte de um lutador norte-americano na Ucrânia despertou críticas a essa modalidade de luta. As pressões da sociedade obrigaram os organizadores de lutas de vale-tudo a estabelecer regras para controlar a violência. As novas regras, entretanto, não impedem os organizadores, lutadores e espectadores de ultrapassar os limites seguros à integridade física. A torcida vibra com golpes brutais e os combatentes se envaidecem com a capacidade de resistência. Os lucros arrecadados com patrocínio, audiência ou apostas sobem proporcionalmente ao aumento da violência. Estádios se esvaziam, por outro lado, quando regras rígidas limitam a brutalidade de golpes.
Disponível em: www.uel.br/grupo-estudo/.../xApratica%20do%20Vale%20tudo. Acesso em 14 mar. 2012.
Compare as lutas apresentadas no texto com a diversão romana.