O turismo brasileiro atravessa um período de franca expansão. Entre 2002 e 2006, o número de pessoas que trabalham nesse setor aumentou 15% e chegou a 1,8 milhão. Cerca de 60% desse contingente de trabalhadores está no mercado informal, sem carteira assinada.
Veja, São Paulo, 18 jun. 2008 (adaptado).
Para regularizar os empregados informais que estão nas atividades ligadas ao turismo, o número de trabalhadores que terá que assinar carteira profissional é
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A charge faz referência à teoria evolutiva.
Se o menino permanecer nessa prática ao longo de sua vida, seus descendentes
- Língua Portuguesa - Fundamental | 03.1. Verbo, frase, oração, sujeito e predicado
Texto para a questão Trabalho infantil cresceu 4,5% em 2014, segundo IBGE A exploração da mão de obra infantil no país cresceu 4,5% em 2014 em relação a 2013, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em 2013, havia 3,188 milhões de crianças e adolescentes na faixa de 5 a 17 anos de idade trabalhando, e o contingente subiu para 3,331 milhões em 2014. Os dados fazem parte de uma publicação (da Fundação Abrinq) que reúne os indicadores relacionados à infância e adolescência divulgados por órgãos oficiais no Brasil. A ideia é, segundo a administradora executiva da fundação, Heloisa Oliveira, mostrar como os problemas envolvendo os jovens estão ligados entre si. [...] “As famílias estão tendo mais dificuldade de se sustentar e estão, cada vez mais, utilizando as crianças no trabalho infantil para complementação da renda. É uma sinalização de vulnerabilidade social aumentando”. Trabalho infantil cresceu 4,5% em 2014, segundo IBGE. Disponível em: <http://exame.abril.com.br/brasil/
noticias/dados-do-ibge-mostram-que-exploracao-da-trabalho-infantil-cresceu-4-5-em-2014>. Acesso em: 24 set. 2016. Adaptado.
Glossário
Contingente: determinação quantitativa; quantidade.
Complementação: ação de acrescentar algo.
Renda: quantia recebida regularmente; salário.
Vulnerabilidade: que se pode ser danificado, prejudicado mais facilmente.
Enunciado:
Releia a frase.
As famílias estão tendo mais dificuldade de se sustentar e estão [...] utilizando as crianças no trabalho infantil [...]
Passe a frase para o singular e marque a alternativa correta.
- Matemática - Fundamental | 25. Probabilidade
Leia o texto e responda.
Marina, Alice e Helena estão jogando baralho. O jogo é o Mico Preto em que há cartas com figuras de animais. Todos os animais possuem uma carta com seu par, exceto o Mico Preto. Em cada jogada, uma jogadora retira uma carta da mão de outra jogadora. Caso forme um par de animais, coloca essas cartas sobre a mesa. Perderá quem terminar o jogo com a carta do Mico na mão, quando todas as outras jogadoras já estiverem sem cartas.
Qual das afirmativas sobre esse jogo é correta?
- Geografia | 6.1 Agricultura
A segurança alimentar perseguida por cada agrupamento humano ao longo da história passa a depender atualmente de algumas poucas corporações multinacionais que passam a deter uma posição privilegiada nas novas relações sociais e de poder. Essa concentração de dependência no ano de 2001 se aplica a cada um dos quatro principais grãos — trigo, arroz, milho e soja, — de forma que cerca de 90% da alimentação da população mundial procede de apenas 15 espécies de plantas e de 8 espécies de animais.
O campo no século XXI: território de vida, de luta e de construção da justiça social. São Paulo: Casa Amarela; Paz e Terra, 2004 (adaptado).
Uma medida de segurança alimentar que contesta o modelo descrito é o(a)
- Matemática - Fundamental | 05. Expressões Algébricas I
Texto base: Uma das sequências numéricas mais fascinantes e intrigantes é a sequência dos números primos. Durante séculos perguntas como: “Quantos números primos existem”? “Como reconhecer se um dado número é primo?” Ou ainda, “Existem fórmulas ou algoritmos que geram números primos?” Essas perguntas são feitas e ainda estão sem respostas. Nos anos 70, Wilians e Seah escreveram que números da forma (a n - 1) / (a - 1), onde a≠2 e a≠10, podem ser primos unicamente quando o expoente n é primo. Ainda hoje, apesar do avanço tecnológico, é difícil saber se números grandes desse formato são primos.
Enunciado:
A) Determine os números primos gerados para a = 3, n = 3 e para a = 5, n = 3.
B) Determine o valor de a, sabendo que para n = 2, o primo gerado é 7.